Diário de Bordo

Os mercados tiraram férias comigo

George Wachsmann

22 jul 2021, 11:57 (Atualizado em 22 jul 2021, 11:57)

Podem me achar maluco, mas já estou contando os dias para as próximas férias!

Foram menos de 2 semanas, mas deu para descansar o corpo e a cabeça. Voltei renovado e cheio de ideias para este Diário de Bordo.

Para quem não sabe, fui com minha esposa para a Costa Rica (e, antes que perguntem, era nosso destino final mesmo. Não fomos depois para Miami!). Sempre tivemos muita curiosidade sobre esse país que nos havia sido super-recomendado.

Dividimos nosso tempo lá em dois destinos: Arenal e Península Papagayo.

Voamos para a capital, San José, com escala no Panamá. Estávamos famintos, e a primeira parada foi o bufê do Walmart.

A primeira região que visitamos fica em torno do vulcão Arenal, que dá o nome à cidade.

A região é uma densa floresta tropical (rainforest, com direito à capa de chuva como item obrigatório), em torno de um dos sete vulcões ativos localizados no país (inativos são mais de 100…).

Foi difícil escolher quais atividades fazer nesses cinco dias, mas posso garantir que a Silvia e eu nos divertimos muito.

Trilhas (logo eu!!!), cachoeira, tirolesas alucinantes, banho em águas termais (no Río Chollín, cujas águas ficaram quentes depois da trágica erupção de 1968), boa comida, fauna e flora muito ricas.

Falando em fauna, bizarro o barulho das cigarras. Tão desacostumado com ouvir a natureza, na primeira manhã quase liguei para a recepção do hotel para reclamar do barulho da “obra” ao lado no nosso quarto.

A segunda etapa da viagem já contou com um perfil mais relax, praia!

Fomos para a Península Papagayo, na costa do Oceano Pacífico. Ali, o nosso único compromisso do dia era renovar o protetor solar de tempos em tempos e caprichar na hidratação (assumo que falhei em algumas funções).

Graças à Farmacologia (viva o mágico Meclin), Silvia topou encarar um passeio de barco, e eu pude fazer alguns mergulhos. Foi incrível!

Não resisti à oportunidade de voltar para mais mergulhos no dia seguinte, dessa vez mais intensos.

Fui para Bat Islands (ou Islas Murciélago), que ficam a 30 milhas do hotel e fazem parte do Parque Nacional Santa Rosa. Na superfície, a ressaca batendo nas pedras dava o tom da aventura. Mas o ponto alto do mergulho estava a 32 m abaixo da superfície, no encontro com os temidos e enormes bull sharks (conhecidos por aqui como tubarão cabeça-chata!).

Fora isso, ainda fizemos passeios de caiaque, stand-up, quilômetros de bike percorridos pela Península… Sinceramente, não sei se o corpo descansou o suficiente, mas a mente ficou revigorada!

Na volta teríamos seis horas de espera no aeroporto. Sendo assim, não perdemos a oportunidade de conhecer a Hacienda Alsácia, uma fazenda de café da Starbucks usada como centro de pesquisa e desenvolvimento do plantio do café e apoio aos produtores locais.

db_img_01

Muito bacana o projeto e a chance de entender melhor sobre o cultivo do café.

O que nos chamou bastante atenção nessa viagem foi a educação e o acolhimento do povo costarriquenho. Um grande diferencial para a nossa estada!

Agora, uma dica: não converta os valores para o real! Os preços pareciam supersalgados (em dólar ou colones), mas valeu a pena cada centavo gasto!

Fica aqui minha recomendação!

Mas nem só de Costa Rica vive esse Diário de Bordo. Cheguei de férias e a segunda-feira já foi de fortes emoções no mercado. Enquanto eu estava de férias, o mercado estava superpositivo, tanto aqui como lá fora. Essa segunda foi um dia de fortes realizações, com a preocupação em torno da variante Delta da Covid e temor de retrocessos no processo de reabertura das economias. Os movimentos dessa segunda-feira já foram em parte revertidos na terça-feira e hoje, mas a atenção segue redobrada.

Enquanto isso, seguimos com uma sequência aquecida de IPOs em nossa Bolsa. Depois de 3tentos (que entrou no fundo Vitreo Agro) e SmartFit, esta semana tivemos Desktop, Multilaser (entramos no Special Situations e no Tech Brasil), Unifique… e semana que vem teremos Traders Club, Armac, Brisanet, Clear Sale e, mais para frente, Raizen (que também vai para o Vitreo Agro).

A proposta de reforma tributária apresentada pelo governo também foi notícia. Depois do barulho negativo em cima da primeira versão, começa a ganhar forma uma versão mais aceita que, entre outras coisas, mantém a isenção sobre os FIIs, não mexe na tributação no exterior para as empresas e reduz a proposta de tributação de dividendos. A votação deve acontecer em agosto. Vamos ver o que acontece até lá. Gravei com o Felipe Miranda mais um episódio do RadioCash, desta vez com o Mansueto Almeida, sobre a questão fiscal no país e a reforma tributária. Deve ir ao ar em breve!

Falando em reforma tributária, a Costa Rica implantou o modelo de imposto sobre valor adicionado (IVA) desde meados de 2019. (Me deu uma invejinha…).

Esta semana de volta também teve outra emoção. Na terça-feira, minha filha recebeu a sua CNH. Fui com ela dirigindo pela primeira vez até a casa da mãe, a última direção assistida, antes de ela explorar a liberdade (e responsabilidade) de poder dirigir desacompanhada. Ela foi superbem. Estava superfeliz e concentrada. O que ela não sabe (vai saber quando ler este DB) é como eu fiquei emocionado. Quando entrei no Uber para voltar, caí no choro. Um choro bom, de ver minha filhotinha crescendo. Voa filha, voa!

Ouro Azul

Esta semana, também tivemos fundo novo, o Vitreo Água.

Trata-se de um produto bastante interessante para quem gosta da ideia de investir em mercados muito promissores, que podem estar apenas começando, como é o caso do mercado da água.

Digo isso porque a gente sabe bem que, por mais que a água potável pareça um recurso superabundante, a população ao redor do mundo sofre com sua escassez. A ONU até já antecipou que a falta de água pode ser o motivo da próxima pandemia, o que é terrível.

Nem mesmo países de primeiro mundo, como os Estados Unidos, estão livres das graves consequências da falta d’água, o que a faz ser conhecida como “ouro azul”.

É por isso que o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à distribuição, purificação e tratamento da água são tão essenciais (e serão cada vez mais). Também são essenciais o tratamento de esgotos e o saneamento básico, fundamentais para a saúde pública. E é nisso que o Vitreo Água investe.

Para você ter uma noção um pouco maior sobre o potencial de lucros que esse setor tem, os três ETFs investidos pelo Vitreo Água bateram com folga, nos três últimos anos, o S&P 500 e o MSCI World, índices globalmente conhecidos.

db_img_02
Fonte: Bloomberg. Período 12/07/2014 a 14/07/2021.
Consulta realizada em 15 de julho de 2021.

As ações globais do fundo também são excelentes, e algumas delas já multiplicaram o patrimônio de seus investidores em mais de 180% e 290% (valores brutos de impostos, naturalmente). Esse foi o caso das companhias Roper Technologies e Tetra Tech, respectivamente.

O período analisado foi 15 de julho de 2016 a 15 de julho de 2021 e a fonte de consulta foi o Google.

A alocação da carteira teórica do fundo está bem legal e a inclusão da commodity na carteira é uma boa pedida, na minha opinião.

Ainda na minha opinião, daria para conversarmos sobre o assunto muito mais tempo.

Foi por isso que escrevi uma carta completa, falando mais sobre o produto. Você pode acessá-la e conhecer mais detalhes clicando aqui ou no botão abaixo.

Espero que você goste muito do nosso Vitreo Água. Eu gosto muito!Conhecer o Vitreo Água

Aiaiaiai, tá chegando a hora…

…a promo OPV está indo embora.

A gente ama uma condição ganha-ganha. Por isso, lançamos a Promo OPV, feita em mais uma parceria de sucesso com a Empiricus, nossa companheira de jornada.

Nessa promoção, investindo no fundo Oportunidades de Uma Vida conforme as condições especificadas abaixo, você vai destravar o seu acesso a uma série essencial da Empiricus pelo prazo de um ano, ou pela vida toda.

Funciona assim: Investindo, em um único aporte, R$ 5 mil ou mais do seu patrimônio no fundo Oportunidades de Uma Vida, você vai ter acesso, por um ano, à sua série essencial favorita na Empiricus.

Agora, pra melhorar o ganha-ganha…

Se você investir, em um aporte único, mais de R$ 25 mil no Oportunidades de Uma Vida, o acesso à sua série essencial favorita não será anual, não, mas, sim, vitalício, para que você tenha sempre à mão o melhor do conhecimento técnico dentro da área que mais te interessa no mercado financeiro.

Lembrando duas coisas muito importantes aqui, antes de você investir:

A primeira é que o fundo Oportunidades de Uma Vida já entregou mais de quatro vezes resultados melhores do que o Ibovespa apenas em 2021 (mas você sabe que isso não garante retornos futuros).

Dá só uma olhada no gráfico abaixo, que compara as duas performances entre 30 de dezembro de 2019 e 20 de julho de 2021.

db_img_03
Fonte: Vitreo. Consulta realizada em 22 de julho de 2021.

E a segunda coisa é que as séries essenciais são relatórios de investimento excelentes, que eu acompanho e recomendo muito.

Produtos como o “Palavra do Estrategista”, “Os Melhores Fundos de Investimento”, “As Melhores Ações da Bolsa”, “As Melhores Ações do Mundo”, “Empiricus Crypto Legacy” são parte da categoria. E tem muito mais à sua disposição na plataforma da Empiricus, para que você possa escolher qual te agrada mais.

Duas vezes imperdível.

Para aproveitar a oportunidade e desfrutar de todas as vantagens da Promo OPV, clique no botão abaixo enquanto ainda há tempo (lembrando que você só tem essa chance até amanhã).

Investir no OPV e destravar minha assinatura

#umfundopordia

Nossa prateleira ganhou quatros novos fundos nesta semana, sendo dois de previdência. Todas as opções possuem cashback.

Em renda fixa, a novidade é o Leste CP Brasil, que investe em crédito privado high yield. Arnaldo Braga, que teve passagem pelo Santander, comanda o time de gestão na busca por ativos que possuam rentabilidade superior a CDI + 9%.

Para quem busca diversificar o portfólio, uma opção é o RBR Reits US em Reais. O fundo investe em fundos imobiliários nos Estados Unidos sem exposição cambial.

Já em previdência, lançamos o Truxt Macro Prev Icatu e o Real Investor 100 Icatu Prev Qualificado, que seguem, respectivamente, as estratégias do Truxt I Macro e do Real Investor BDR Nível 1.

Vale lembrar que a Vitreo possui o programa Cashback sem conflitos. Caso você já possua algum destes ou outros produtos custodiados em outras casas, você pode pedir a portabilidade para a Vitreo. Assim, você investe em seus fundos favoritos e ainda aproveita o benefício do cashback.

Não deixe de ler os regulamentos dos fundos e seus fatores de risco antes de investir. Também é sempre importante verificar se o apetite de risco do fundo está em linha com o seu perfil de investidor.

RadioCash – Rubens Henriques, da Clave Capital

Quando saí do Unibanco, em 2004, minha amiga Aline Sun assumiu a gestão da área de fundo de fundos. Em 2007, o Itaú e o Unibanco se fundiram, e ela continuou à frente do negócio. Quando ela deixou o banco quem assumiu a área foi o Rubens Henriques.

Por isso, carinhosamente, eu me considero o “avô” dele. E, nessa condição, tive o prazer e orgulho de conversar com ele no episódio #25 do RadioCash.

Hoje Rubens é sócio fundador e CEO da Clave Capital, depois de 12 anos à frente do FoF e um ano como CEO da Asset do Itaú Unibanco.

Nossa conversa foi sobre como avaliar gestores e como ele, Rubens, está usando toda a experiência que adquiriu na análise de fundos e gestores para construir sua própria gestora, a Clave.

Insights, como “pessoal do Discricionário dando feedbacks para o pessoal do Quant, pois o Quant é ingênuo”, deram o tom da conversa.

Clique no botão abaixo e confira na íntegra.

Quero ouvir o RadioCash

Os fundos da Clave estão disponíveis na plataforma da Vitreo: Clave AçõesClave Ações Institucional e Clave Total Return. O Clave Alpha Macro está fechado para captações.

Pergunte ao Jojo

Pergunta 1

db_img_04

Boa pergunta! Trata-se de um detalhe técnico.

Dependendo do custo, temos que fazer 2 swaps para ter o efeito que queremos: o ETF de Uranio em dólar + o efeito cambial. Quando isso acontece, “tecnicamente” estamos alavancados, mas, na prática, não estamos.

O efeito final será exatamente como se você estivesse comprando o ETF de Urânio no exterior! Veja o gráfico abaixo:

db_img_05
Fonte: Bloomberg

Pergunta 2

db_img_06

O “RF pós-fixado” está atrelado ao CDI! Ele é utilizado como caixa para facilitar as operações de aplicação e resgate. E normalmente tem um percentual pequeno nesses fundos. No caso de fundos novos (como o Vitreo Agro), o fluxo de entrada de dinheiro no fundo é elevado, e esse percentual pode permanecer elevado pontualmente até montarmos todas as operações.

Pergunta 3 – Diferença de Rentabilidade entre Verde e Verde Master

db_img_07

Essa é muito fácil. A comparação está completamente equivocada. O Verde Master tem taxa zero e não tem cotista direto. É apenas o fundo “mãe” da Verde. Vou dar os detalhes para não deixar dúvidas.

O fundo da Verde para cotistas se chama Verde FIC Multimercado, tem taxa de 1,5% ao ano, e está fechado há muito tempo. A distribuição agora é feita por “feeders” que têm 2% ao ano de taxa.

O nosso fundo deve ser comparado a esses fundos (aqui, sim, teremos a taxa adicional de 0,05% pela estrutura). Nesta comparação, o fundo está completamente aderente. E, inclusive, levando a melhor se comparado aos fundos distribuídos pela concorrência.

Veja abaixo!

db_img_08
db_img_09
Fonte: Quantum. Dados de 22/02/2021 (última reabertura) a 16/07/2021

Espero ter esclarecido!

Pergunta 4

db_img_10

1 – Estamos corrigindo no site. O correto é aproximadamente de 30%.

2 – Não. A Vitreo cobra apenas taxa de administração e (para alguns) performance dos fundos próprios.

Pergunta 5

db_img_11

O restante é aplicado em um fundo taxa zero que aplica em títulos públicos pós fixados.

Calendário de IPOs

Confira os IPOS mais quentes do mercado e que já se encontram disponíveis para você fazer sua reserva na plataforma da Vitreo.

TC Traders Club S.A – TRADE3

Investimento mínimo: R$3 mil
Reservas até: 23/07/2021
Bookbuilding: 26/07/2021
Início da negociação: 28/07/2021
Liquidação: 29/07/2021
Faixa indicativa: R$ 9,00 – R$ 11,25

Quero investir

Investo ETF MSCI US Tecnology – USTK11

Investimento mínimo: R$ 100
Reservas até: 23/07/2021
Bookbuilding: 26/07/2021
Início da negociação: 28/07/2021
Liquidação: 27/07/2021
Faixa indicativa: R$ 10,00

Quero investir

Brisanet Participações S.A. – BRIT3

Investimento mínimo: R$3 mil
Reservas até: 26/07/2021
Bookbuilding: 27/07/2021
Início da negociação: 29/07/2021
Liquidação: 30/07/2021
Faixa indicativa: R$ 13,92 – R$ 17,26

Quero investir

Clear Sale S.A. – CLSA3

Investimento mínimo: R$3 mil
Reservas até: 27/07/2021
Bookbuilding: 28/07/2021
Início da negociação: 30/07/2021
Liquidação: 02/08/2021
Faixa indicativa: R$ 20,00 – R$ 25,00

Quero investir

Raízen S.A. – RAIZ4

Investimento mínimo: R$3 mil
Reservas até: 02/08/2021
Bookbuilding: 03/08/2021
Início da negociação: 05/08/2021
Liquidação: 05/08/2021
Faixa indicativa: R$ 7,40 – R$ 9,60

Quero investir

Lembrando que, antes de fazer sua reserva, é importante ler o prospecto preliminar da oferta, em especial a seção “fatores de risco” e verificar se o perfil de risco da oferta está em linha com o seu perfil.

Funcionalidade da Semana

Aqui eu conto para você sobre as novas funcionalidades que “subiram” para o app e para o site.

A funcionalidade disponibilizada nesta semana é a plataforma de Crédito Privado da Vitreo.

Por meio dela, você vai poder acessar todos os produtos disponíveis em nossa casa quando o assunto é renda fixa, a exemplo do CRI, CRA e debêntures.

Para acessar essa plataforma, entre no site ou app da Vitreo com o seu login e senha e, então, selecione a opção “Crédito Privado”.

Versão app:db_img_12db_img_13

Versão site:db_img_14db_img_15

Até a próxima semana.

Um abraço,

Conteúdos Relacionados

18 set 2024, 8:43

Mr. Powell, corte esses juros… e Sr. Castelo Branco suba esses juros…

Podem me achar maluco, mas já estou contando os dias para as próximas férias! Foram menos de 2 semanas, mas deu para descansar o corpo e a cabeça. Voltei renovado e cheio de ideias para este Diário de Bordo. Para quem não sabe, fui com minha esposa para a Costa Rica (e, antes que perguntem, …

Ler Conteúdo

11 set 2024, 17:10

O amor perigoso dos investidores – Uma lição das finanças comportamentais

Podem me achar maluco, mas já estou contando os dias para as próximas férias! Foram menos de 2 semanas, mas deu para descansar o corpo e a cabeça. Voltei renovado e cheio de ideias para este Diário de Bordo. Para quem não sabe, fui com minha esposa para a Costa Rica (e, antes que perguntem, …

Ler Conteúdo

29 ago 2024, 17:19

As rotas que saem de Jackson Hole

Podem me achar maluco, mas já estou contando os dias para as próximas férias! Foram menos de 2 semanas, mas deu para descansar o corpo e a cabeça. Voltei renovado e cheio de ideias para este Diário de Bordo. Para quem não sabe, fui com minha esposa para a Costa Rica (e, antes que perguntem, …

Ler Conteúdo

22 ago 2024, 12:11

Os caminhos divergentes na política monetária: Brasil e EUA em direções opostas?

Podem me achar maluco, mas já estou contando os dias para as próximas férias! Foram menos de 2 semanas, mas deu para descansar o corpo e a cabeça. Voltei renovado e cheio de ideias para este Diário de Bordo. Para quem não sabe, fui com minha esposa para a Costa Rica (e, antes que perguntem, …

Ler Conteúdo

14 ago 2024, 13:48

A batalha dos titãs econômicos: os Goldilocks vs Estagflação

Podem me achar maluco, mas já estou contando os dias para as próximas férias! Foram menos de 2 semanas, mas deu para descansar o corpo e a cabeça. Voltei renovado e cheio de ideias para este Diário de Bordo. Para quem não sabe, fui com minha esposa para a Costa Rica (e, antes que perguntem, …

Ler Conteúdo

7 ago 2024, 14:24

A dança dos bancos centrais e a turbulência nos mercados globais

Podem me achar maluco, mas já estou contando os dias para as próximas férias! Foram menos de 2 semanas, mas deu para descansar o corpo e a cabeça. Voltei renovado e cheio de ideias para este Diário de Bordo. Para quem não sabe, fui com minha esposa para a Costa Rica (e, antes que perguntem, …

Ler Conteúdo