Diário de Bordo

Você já fez seu pitch hoje?

George Wachsmann

28 jan 2021, 11:28 (Atualizado em 28 jan 2021, 11:28)

Sempre que aparece uma série ou um conteúdo ficcional que envolva o mercado financeiro, eu gosto de assistir.

Sabe o ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”? Na minha casa não é assim. Acho que essa é a diferença quando você realmente gosta do que faz. Para mim não é e nunca foi um martírio falar de economia, finanças e mercado no meu tempo livre.

Enfim… a nova série do momento sobre o mercado financeiro não é mais Billions. Sei que ela é queridinha do mercado (aqui na Vitreo temos uma sala de reunião com esse nome), mas já ficou para trás. A bola da vez é uma produção britânica, da HBO, chamada Industry.

Se, em Billions, o foco é nos figurões Bobby Axelrod e Chuck Rhoades, em Industry os protagonistas são os estagiários de um tradicional banco de investimentos inglês, chamado Pierpoint.

Eu gosto desse foco, porque me faz lembrar do começo de minha carreira e dos dobrados que cortei para começar a minha trajetória nesse mundo tão particular.

Mas, como toda obra ficcional, o pessoal carrega um pouco nas cores. Antes, preciso ser justo: o trabalho desenfreado e as figuras um pouco neuroatípicas – para dizer uma expressão da moda – são bastante reais em um ambiente do mercado, principalmente nos maiores.

Mas posso dizer que esse clima de drogas, sexo e música eletrônica (já que o rock virou coisa de gente velha, como eu e o Kiki) não é assim tão comum, ao menos no mercado financeiro que eu conheço.

Não é que não haja essa cultura em nenhum nível, claro. Drogas e sexo há em qualquer área de atuação. Mas posso garantir que, ao menos no Brasil, o ambiente de trabalho no mercado financeiro pode ser bem menos intenso.

O que você veria antes da pandemia e do trabalho remoto seria, provavelmente, uma dúzia de pessoas – na média bem menos produzidas do que na série – sentadas, olhando para várias telas de computador e, às vezes, falando com os colegas do lado, tomando café… Uma coisa bem mais monótona, infelizmente (ou seria felizmente?).

Dito isso, um ponto que a série aborda de um jeito até que bastante fiel é o “pitch”. O momento em que você tem que vender para um player do mercado uma ideia de investimento. Uma das belezas do mercado financeiro é essa. É um ambiente em que as ideias fazem uma diferença brutal. Basta uma boa ideia pode fazer a sua carreira.

Na série, uma das protagonistas, a estagiária Harper, chama a atenção do seu chefe Eric com um pitch totalmente “contrarian” (ou seja, contra o movimento de manada) sobre o mercado imobiliário.

A série deixa claro que a ideia é o que diferencia os players da média daqueles que podem ser brilhantes. E eu sou testemunha, um bom pitch sempre vai ser ouvido, ao menos por quem gosta mesmo de ganhar dinheiro. Eu estou sempre atento a boas ideias e elas podem vir de qualquer lugar. Muitas vezes vieram de vocês, nas nossas lives, por exemplo.

No caso de Industry, os clientes são fundos e players institucionais do mercado.

Eu já fiz esse tipo de trabalho para grandes fortunas e posso dizer, sem sombra de dúvida, que estou gostando muito da oportunidade de falar com um número maior de pessoas em meus pitches. Eu me sinto muito feliz toda vez que consigo me comunicar diretamente com você.

Falar com a pessoa física é muito gratificante e – acredite – é preciso ser muito mais convincente, pois não é um monte de palavras bonitas em inglês o que vai fazer você entrar ou não em uma ideia de investimento.

A pessoa física dá um valor muito maior e mais palpável ao dinheiro.

Só você sabe o quanto você ralou para ter esse excedente.

Por isso, peço desculpas por minhas cartas de “pitch” às vezes um pouco longas. Faço questão de mostrar por “a mais bê” por que aquela ideia de investimento pode fazer sentido para você. Gosto de fazer as séries de conteúdo como essa sobre criptomoedas, “O Seu Novo Dinheiro”, que está no ar esta semana. É uma chance de tratar você, cliente Vitreo, com a importância que você merece.

No fim, é você que decide se meu “pitch” fez sentido ou não. E, a cada “sim” que recebo, me sinto assim como a personagem Harper. Receber esse voto de confiança é o maior – com o perdão da expressão – tesão de se trabalhar no mercado financeiro, cuidando do dinheiro das pessoas.

Obrigado pela confiança, sempre.

Série “O Seu Novo Dinheiro”

Ontem foi ao ar o primeiro episódio da nossa série “O Seu Novo Dinheiro”.

Nela, comecei a apresentar a tese que tem mudado a forma como o mundo vê o dinheiro.

Para você ter um gostinho do conteúdo que foi entregue esta quarta-feira, assistindo ao primeiro vídeo liberado você entenderá melhor como funcionam as transações com criptomoedas.

Além disso, você vai compreender o momento histórico que temos vivido no que diz respeito ao Bitcoin e por que você já está atrasado (a) caso ainda não possua esta classe de ativos em sua carteira de investimentos.

Muitas pessoas que assistiram ao primeiro vídeo desta série já nos deram retornos muito positivos. Eu me sinto muito feliz com os feedbacks recebidos na página oficial da série.

Dê só uma olhada em alguns dos depoimentos que recebemos.db_img_01db_img_02db_img_03

Muito bom receber esse carinho.

É realmente uma honra para mim entregar tanto conteúdo de valor para você, investidor (a) que deseja alocar parte de seu capital em criptomoedas já nas próximas semanas.

Por esse motivo, venho hoje convidá-lo a assistir ao primeiro episódio de nossa série, assim você não vai ficar de fora de todo conteúdo que minha equipe e eu estamos entregando gratuitamente para você.

Além de todas as informações super importantes que estamos levando n’O Seu Novo Dinheiro, reservamos uma surpresa muito especial e exclusiva para quem estiver acompanhando tudo de perto. É muito importante se lembrar disto.

Para garantir a sua vaga gratuita em todo este evento e fazer parte dessa grande corrida em busca de lucros exponenciais, basta clicar no botão abaixo que eu vou lhe direcionar.Quero acompanhar a série “O seu novo dinheiro”

Boas notícias sobre o Home Broker

Estamos preparando uma declaração importante para dar a você na próxima segunda-feira, sobre o nosso Home Broker, o VTrade, e toda a nossa área de renda variável.

Não vou dar spoiler para não estragar a surpresa… Mas você já sabe como eu não me aguento sem dar um aperitivo.

É por isso que eu só digo uma coisa: a partir desta revelação na segunda-feira, o nosso Home Broker vai se tornar o mais completo em todas as pontas.

É a junção definitiva da estabilidade que você já conhece àquela vantagem mais pedida por todos.

Vai valer muito a pena.

Aguarde.

#umfundopordia

Passado o aniversário de São Paulo, iniciamos a semana com diversos lançamentos.

O primeiro foi de mais um fundo da Brasil Plural Gestão de Recursos, famosa por contar com processos diligentes para seleção e análise de papéis de crédito, tais como debêntures, letras financeiras, notas promissórias e certificados de recebíveis imobiliários. O time de gestão entrega resultados consistentes e acompanha continuamente o mercado para prever problemas e buscar como gerar retorno em diversos cenários.

O fundo é o Plural ESG 45 FIC FIRF CP LP. Rafael Zlot é o gestor do fundo e defende a tese de que todos os fundos devem adotar medidas ESG, inclusive os de renda fixa. 20% da taxa de administração é direcionada para projetos sociais dos mais diversos.

Dando sequência, disponibilizamos dois fundos da Sharp Capital. Fundada em 2018, é uma gestora independente focada em renda variável com uma equipe com longa experiência no mercado financeiro.

O primeiro fundo foi o Sharp Equity Value, fundo de ações destinado a investidores qualificados. O fundo carrega um histórico de 10 anos e investe em uma seleção derivada da profunda análise das companhias e constante avaliação das melhores alternativas ajustadas ao risco. Em um ano de extremos, o fundo fechou o ano de 2020 com alta de cerca de 17%.

Já o segundo é o Sharp Long Biased, com uma estratégia de combinar operações de valor relativo e hedges (proteções) por meio de uma seleção diversificada de empresas. A combinação das estratégias neste portfólio e a dinâmica de exposição líquida ao longo da crise possibilitaram ao fundo um retorno impressionante de 42% no ano de 2020.

Também foi disponibilizado um fundo que foi reaberto essa semana e segue uma estratégia Long & Short, o Ibiuna Long Short STLS. Esse fundo multimercado é dedicado ao mercado de renda variável, implementando posições compradas e vendidas, sem exposição direcional e com alto grau de alavancagem.

Hoje, disponibilizamos para agendamento dois fundos da Encore Asset Management, gestora que terá início amanhã, dia 29/01. João Braga assume o posto de gestor da Asset, e tem um histórico invejável no comando de um dos fundos de melhor performance do mercado, considerando-se uma janela dos últimos cinco anos.

Por meio de uma abordagem “Quantamental”, o objetivo da casa é de unir uma análise fundamentalista a uma análise quantitativa, explorando as competências da equipe de análise em uma filosofia que busca ter uma visão fora do consenso.

Com o foco voltado para a renda variável, a primeira estratégia é o Encore Ações FICFIA, fundo Long-Only que possui uma carteira composta de 15 a 20 ações de empresas que apresentem retornos consistentes no longo prazo, através de uma abordagem bottom-up, onde buscam acompanhar poucas empresas, mas de maneira detalhada.

O segundo fundo é o Encore Long Bias FIC FIM, fundo que busca investir em ações negociadas na Bolsa brasileira, com o intuito de gerar retorno absoluto no longo prazo investindo em empresas que apresentem crescimento constante, geração de valor e diferenciais competitivos.

Caso você tenha interesse, não perca a oportunidade de investir nesses fundos e fique atento: se você tiver algum desses fundos em qualquer outro banco ou corretora, é possível fazer a portabilidade e visualizar sua posição aqui na Vitreo, junto com sua carteira, além de aproveitar a nossa política de Cashback sem conflitos.

Pergunte ao Jojo

db_img_04

Temos também a opção do nosso fundo Cripto Metals Blend, que não tem essa limitação. Ele tem um mínimo de R$ 1.000 para aplicação inicial e investe aproximadamente 20% no nosso fundo CriptoMoedas, sendo o resto alocado em fundos de Ouro e Prata. Outra opção é você se inscrever em provas de certificação, como a prova de agentes autônomos da ANCORD, o CFP da Planejar, o CGA ou CEA da ANBIMA ou o CNPI da APIMEC. Caso você seja aprovado em alguma delas, a aprovação te dará o status de investidor qualificado. E você não precisa exercer a profissão, apenas passar na prova!

db_img_05

Bom dia,

O valor resgatado é definido pela “data de cotização”. Neste exemplo seria 60 dias corridos após o pedido. Depois da definição do valor, é necessário esperar ainda o prazo de liquidação, que varia de fundo para fundo, mas é normalmente de 1 a 2 dias úteis.

db_img_06

Para aplicar nesse ativo, é só acessar “Investir” na área logada de sua conta na Vitreo, e clicar em “Tesouro Direto”, escolhendo depois quais dos papéis deseja comprar.

db_img_07

Bom dia,

Por uma regra da CVM, não podemos divulgar a rentabilidade antes do fundo completar 6 meses. Mas as cotas do fundo estão disponíveis na própria CVM (https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/regulados/consultas-por-participante/fundos-de-investimento), ou em sites de comparação de fundos.

Se você já é cotista do Tech Games, é possível ver a rentabilidade de sua aplicação na área logada da Vitreo.

Um abraço,

Conteúdos Relacionados

18 set 2024, 8:43

Mr. Powell, corte esses juros… e Sr. Castelo Branco suba esses juros…

Na série, 'O seu novo dinheiro' Jojo revela como diversificar o seu dinheiro em um mercado capaz de fazer um investimento peuqeno se tornar uma bolada: o de criptomoedas

Ler Conteúdo

11 set 2024, 17:10

O amor perigoso dos investidores – Uma lição das finanças comportamentais

Na série, 'O seu novo dinheiro' Jojo revela como diversificar o seu dinheiro em um mercado capaz de fazer um investimento peuqeno se tornar uma bolada: o de criptomoedas

Ler Conteúdo

29 ago 2024, 17:19

As rotas que saem de Jackson Hole

Na série, 'O seu novo dinheiro' Jojo revela como diversificar o seu dinheiro em um mercado capaz de fazer um investimento peuqeno se tornar uma bolada: o de criptomoedas

Ler Conteúdo

22 ago 2024, 12:11

Os caminhos divergentes na política monetária: Brasil e EUA em direções opostas?

Na série, 'O seu novo dinheiro' Jojo revela como diversificar o seu dinheiro em um mercado capaz de fazer um investimento peuqeno se tornar uma bolada: o de criptomoedas

Ler Conteúdo

14 ago 2024, 13:48

A batalha dos titãs econômicos: os Goldilocks vs Estagflação

Na série, 'O seu novo dinheiro' Jojo revela como diversificar o seu dinheiro em um mercado capaz de fazer um investimento peuqeno se tornar uma bolada: o de criptomoedas

Ler Conteúdo

7 ago 2024, 14:24

A dança dos bancos centrais e a turbulência nos mercados globais

Na série, 'O seu novo dinheiro' Jojo revela como diversificar o seu dinheiro em um mercado capaz de fazer um investimento peuqeno se tornar uma bolada: o de criptomoedas

Ler Conteúdo