Diário de Bordo

A Corrida pelo Metaverso

George Wachsmann

20 jan 2021, 12:22 (Atualizado em 20 jan 2021, 12:22)

Acredito que você deva se lembrar um pouco dos seus tempos de estudante.

Se tem alguma recordação das aulas de História, deve saber o que foi a Guerra Fria: uma longa disputa entre Estados Unidos e União Soviética. O nome se deu pelo fato de não haver conflito armado entre as duas superpotências.

Dos diversos conflitos indiretos que ocorreram durante esta guerra, entre os anos de 1947 e 1991, as pessoas costumam se recordar bem de um específico: a Corrida Armamentista.

Esse conflito se deu quando as mesmas duas superpotências desenvolveram tecnologias armamentistas para realizar lançamentos de novos armamentos. Estes eram feitos quase que ao mesmo tempo, sempre em busca de afirmar qual sistema era melhor.

O que tínhamos ali eram duas das maiores potências mundiais correndo para se tornar a mais desenvolvida.

A esta altura, você já deve estar se perguntando: qual o motivo de toda essa viagem no tempo?

Explico.

Podemos estar vivenciando uma espécie de “Guerra Fria”. Calma. Não uma disputa entre superpotências: são as marcas buscando seu espaço para se estabelecerem no Metaverso e se tornarem gigantes nessa realidade paralela.

Como já contei em outra edição do Diário de Bordo, o Facebook deu o passo inicial no Metaverso, quando falamos de empresas. E agora, após Bill Gates dar sinais positivos, sua empresa, a Microsoft, adquiriu uma empresa de games. Mais que uma simples aquisição: foi o maior negócio da história da tecnologia.

Hoje, a indústria que está mais próxima da porta de entrada desse Universo, é a de games, que em números, já é maior que a indústria de Hollywood.

Para quem não usufrui das ferramentas de divertimento dessa indústria, acredito que terá como anfitrião do Metaverso, o trabalho remoto. Isso pode estar mais perto do que parece. Fiz uma live hoje exclusivamente sobre esse assunto.

A conclusão que tenho é que, a cada dia que passa, o Metaverso tende a se tornar uma tese mais sólida. Falei, inclusive, esta semana, sobre acreditar que estamos em um bom ponto de entrada para nosso fundo de Metaverso. E, afinal, enquanto escrevo aqui, o fundo já está acontecendo.

E não são apenas as empresas fundadas nos EUA que estão nessa corrida. A China já registrou mais de sete mil marcas relacionadas ao Metaverso e está chamando o movimento de “corrida do ouro”. Parece que realmente temos uma corrida por aqui.

Tem muito dinheiro chinês entrando no Metaverso.

E já que entrei nesse assunto…

Nesta semana, recebi como convidado no episódio 51 do RadioCash, o Rodrigo Zeidan, professor da New York University de Shangai.

Segundo ele, apesar da China ser uma ditadura, um pouco contraditoriamente o país possui o capitalismo mais capitalista que ele já viu. O motivo? A todo momento as pessoas estão pensando em como ganhar dinheiro e até mesmo em como driblar a concorrência.

Deve ser por isso que, aos olhos de muitos investidores, o país parece mesmo ser irresistível. Só reforço que todo cuidado é pouco: para quem pensa em curto prazo, talvez não valha tanto a pena se aventurar nesse mercado, já que, uma rápida decisão do Governo é capaz de mudar tudo.

As intervenções políticas lá são constantes, apesar de viverem esse aparente ‘capitalismo dos capitalismos’.

Apesar dos bons resultados econômicos da China, o Banco Mundial disse que o crescimento desse país deve desacelerar em 2022, por lá eles estão baixando os juros. E não será pouco, será uma desaceleração drástica.

Não é só a China que irá dar alguns passos para trás. Quando o assunto são as políticas de estímulos, a maioria dos países avançados já estão dando sinais de recuo. Como já disse a vocês em quase todos os DBs passados ao falar de mercado, nos EUA a expectativa é de aumento da taxa de juros.

Isso só reforça a mudança que está ocorrendo na política monetária e uma prática mais contracionista como forma de controlar, também, a inflação. Outros países, como o Reino Unido, estão ganhando à frente dessa corrida, frente mesmo aos EUA, ao também reduzir os estímulos.

No fim, tem taxa de juros subindo por todos os cantos. Ainda não se notam, com muita evidência, as repercussões disso nos países que estão em desenvolvimento, mas já se percebe certo otimismo.

Continue mantendo a calma e analisando as boas oportunidades em Renda Fixa, principalmente aqui na Vitreo, pois sempre estamos oferecendo algo muito bom, todos os dias. Ao mesmo tempo, continue olhando para o mercado de ações, pois neste momento aí também existem boas opções.

Falando nisso…

Esta semana, participei da Live Seleção Empiricus. Falamos muito sobre o Petróleo, claro. Nesta terça-feira, o preço do barril atingiu 88 dólares, nível máximo desde 2014. Já dizem por aí que é certo que esse valor chegará aos $100, em algum momento próximo.

Os preços subiram também após um ataque de drone em uma instalação de petróleo localizada em Abu Dhabi. Algumas pessoas morreram, outras ficaram feridas. Se essa tensão geopolítica se mantiver, pode ser que a gente veja uma real guinada dos preços para cima. Ou melhor, na verdade, já estamos vendo isso acontecer.

Mas além desses, diversos outros fatores também influenciam na subida dos preços: aumento da demanda na Ásia, relaxamento das restrições da pandemia, dificuldade da OPEP em ampliar a produção…

nosso fundo de Petróleo, só este mês, já valorizou mais de 14%. Ah, e até o Ray Dalio já disse que está voltando a investir em empresas de Petróleo. Não faz sentido não se expor à essa tese.

E o resultado do Petróleo contribui com as commodities fazendo o Ibovespa subir e alcançar os 108 mil pontos, fechando a quarta-feira com uma alta de 1,26%. Por incrível que pareça, resultado inverso em relação às bolsas norte-americanas.

Apesar das dificuldades, aparentemente começa a surgir uma luz no fim do túnel. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Prestação de Contas

Esperança de dias melhores. Foi a frase que deu nome à uma das publicações da Série Money Rider, da Empiricus, onde os analistas comentam sobre o desempenho das empresas de cannabis.

Reservei este espaço especialmente para falar-lhe sobre os resultados dos nossos fundos de Cannabis, o Canabidiol e o Cannabis Ativo.

Nas últimas temporadas de resultados, vimos boas respostas do lado das empresas americanas. Por outro lado, as empresas canadenses não deram os mesmos sinais e estão com dificuldades para retomar o crescimento e obter lucros, puxando os fundos para baixo.

Algumas estão com resultados positivos nas vendas, mas os resultados operacionais ainda negativos. Outras, apresentam vendas negativas e resultados operacionais também negativos.

Em contrapartida, como disse, ainda há esperança de dias melhores. Totalmente em direção contrária às empresas do Canadá, entre as empresas estadunidenses, apenas uma teve queda na receita. Todas as outras bateram mais de 1 bilhão em vendas, sendo um aumento de mais de 60%. A reabertura de lojas impactou muito nesses resultados.

Estamos otimistas com esse setor ainda para 2022.

Prateleira de Fundos

Aqui na Vitreo sempre destacamos a importante da diversificação. E, esta semana, adicionamos quatro opções para você ampliar o seu portfólio de previdência tanto em estratégias quanto em classe.

Começando com a queridinha do momento, a Renda Fixa, a nova adição da prateleira foi o JGP Crédito Prev Tipo 1 FICFIRF CrPr LP, fundo de uma das principais gestoras de crédito no país, focado em ativos de qualidade.

Já em multimercados, a novidade foi o fundo quantitativo Icatu Kadima FIE Prev FICFIM CrPr, da gestora Kadima, uma das pioneiras nesta estratégia, no país.

Por fim, em ações temos dois novos integrantes, o Constellation Icatu 70 Prev FIM e o Dahlia 100 Icatu Prev FICFIM, que são, respectivamente, para investidores em geral e para investidores qualificados.

Lembrando que diversos desses produtos possuem cashback, assim como outras opções na grade de nossos produtos. Esse benefício ocorre tanto em novos aportes como na portabilidade de fundos e previdências de outras casas para a Vitreo.

Antes de investir, não deixe de ler o regulamento do fundo e seus fatores de risco e verifique se o investimento está em linha com o seu perfil. E não se esqueça de que não há garantia de retorno e retornos passados não garantem retornos futuros.

Pergunte ao Jojo

Pergunta 1

db_img_01

Cada fundo tem uma estratégia baseada em diferentes relatórios da Empiricus. Sem informações sobre qual fundo e quais criptos você comprou, não consigo ajudar muito. Os fundos devem ter boa aderência aos relatórios, descontadas as taxas de administração e performance.

Pergunta 2

db_img_02

Existe uma boa opção. É só investir no fundo Vitreo Metaverso, que compra diversas ações ligadas ao Metaverso, com 5% de criptomoedas ligadas às NFTs. Se você quiser aumentar a alocação diretamente em criptomoedas, temos também diversos fundos voltados exclusivamente a esse tema.

Pergunta 3

db_img_03

Sim, diariamente as ações dentro do fundo são precificadas, e o conjunto de todas as ações faz a variação diária do fundo. Sobre o resgate, o pessoal de atendimento vai entrar em contato!

Renda Variável

Já faz alguns meses que a indústria 3.0 chegou ao Trading e que a Vitreo chegou derrubando tudo. Hoje, temos uma novidade. Se você opera minicontratos ou deseja começar e gostaria de entender mais sobre esse tipo de negociação, então anote na sua agenda: entre os dias 24 e 28 de janeiro, a Vitreo irá realizar a “Semana dos Minicontratos”.

Ao se inscrever, você ganha um livro grátis com tudo o que precisa saber sobre a Bolsa de Valores, além de ter acesso gratuito a cursos. Durante a semana, também reduziremos a margem para 50 reais por minicontrato.

E lembre-se: nós somos a única corretora que pagamos para você operar. São 3 centavos por cada mini-índice negociado e 10 centavos por cada mini-dólar negociado. Em uma plataforma completamente estável. Para você ter ideia do potencial: a nossa sala de trading teve mais de 81% de gains desde o início e possui uma qualidade de streaming.

Para se inscrever, clique aqui.

Investimentos nos mercados de renda variável estão sujeitos a riscos de perda. Não se esqueça de se certificar de que o investimento faz sentido para o seu perfil antes de investir.

Calendário de IPOs e Follow On

Confira os IPOs mais quentes do mercado e que já se encontram disponíveis para você fazer sua reserva na plataforma da Vitreo.

Nossa equipe trabalha intensamente para disponibilizar todas as ofertas públicas do mercado para você, nosso cliente. Você pode investir em empresas que estão abrindo seu capital agora, ou investir em empresas que estão emitindo novas ações.

Hoje, há diversas ofertas disponíveis nas quais você pode efetuar a reserva:

db_img_04

Além dessas acima, são muitas outras disponíveis na plataforma pra você.

Lembrando que, antes de fazer sua reserva, é importante ler o prospecto preliminar da oferta, em especial a seção “Fatores de risco” e verificar se o investimento está em linha com o seu perfil.

Clique no botão abaixo para acessar fazer sua reserva:

Quero reservar

Investimentos nos mercados de renda variável estão sujeitos a riscos de perda. Não se esqueça de se certificar de que o investimento faz sentido para o seu perfil antes de investir.

Um abraço,

Conteúdos Relacionados

18 set 2024, 8:43

Mr. Powell, corte esses juros… e Sr. Castelo Branco suba esses juros…

Entenda porque o Facebook e outras gigantes mundiais estão em uma corrida para dominar essa nova tecnologia que já está fazendo muita gente ganhar dinheiro: o metaverso

Ler Conteúdo

11 set 2024, 17:10

O amor perigoso dos investidores – Uma lição das finanças comportamentais

Entenda porque o Facebook e outras gigantes mundiais estão em uma corrida para dominar essa nova tecnologia que já está fazendo muita gente ganhar dinheiro: o metaverso

Ler Conteúdo

29 ago 2024, 17:19

As rotas que saem de Jackson Hole

Entenda porque o Facebook e outras gigantes mundiais estão em uma corrida para dominar essa nova tecnologia que já está fazendo muita gente ganhar dinheiro: o metaverso

Ler Conteúdo

22 ago 2024, 12:11

Os caminhos divergentes na política monetária: Brasil e EUA em direções opostas?

Entenda porque o Facebook e outras gigantes mundiais estão em uma corrida para dominar essa nova tecnologia que já está fazendo muita gente ganhar dinheiro: o metaverso

Ler Conteúdo

14 ago 2024, 13:48

A batalha dos titãs econômicos: os Goldilocks vs Estagflação

Entenda porque o Facebook e outras gigantes mundiais estão em uma corrida para dominar essa nova tecnologia que já está fazendo muita gente ganhar dinheiro: o metaverso

Ler Conteúdo

7 ago 2024, 14:24

A dança dos bancos centrais e a turbulência nos mercados globais

Entenda porque o Facebook e outras gigantes mundiais estão em uma corrida para dominar essa nova tecnologia que já está fazendo muita gente ganhar dinheiro: o metaverso

Ler Conteúdo