Diário de Bordo
A maior “Feira de Ciências” da minha vida
Você já foi criança um dia. Por isso, pelo menos uma vez na vida, já deve ter participado da famosa “Feira de Ciências” da escola. Certo?
Confesso que só de pensar no tema já faço uma bela viagem ao passado, daquelas que misturam saudade dos bons tempos que não voltam mais, alegria por ter belas histórias para contar e muito aprendizado envolvido.
Lembro que sempre havia vários grupinhos na Feira de Ciências: aqueles que eram mais comprometidos com o propósito do evento e dedicavam todo tempo para pesquisas, montagem de painéis explicativos, decoração da escola, organização de quem falaria sobre cada tema; havia aqueles que se encostavam na equipe enquanto fingiam mais do que faziam; e também tinha aquela outra turma que aproveitava da falta de “aula tradicional” e ia namorar escondido…
Enfim, as lembranças são muitas, e era muito legal todo aquele intercâmbio de conhecimento envolvido no evento.
A cada sala visitada, um novo mundo se abria na mente das crianças e adultos. Ali existia a oportunidade de aprender muito, sobre vários assuntos, e ao mesmo tempo era explorada uma abordagem totalmente diferente da que acontecia nas aulas tradicionais.
Parece que foi ontem, a Feira de Ciências da 4ª série, quando eu e um amigo ensinamos tudo sobre verminoses (e tiramos nota 10!), mas a turma do lado “roubou” todas as atenções com o tic-tac-toe, um “robô” que ganhava de todo mundo no jogo da velha.
E, assim, desde cedo eu percebi que a educação sempre teve o papel de transformar vidas.
Agora, muitos anos depois da minha época de escola, me vejo mais uma vez como participante de um evento onde o conhecimento e a educação são os grandes pilares, fazendo com que eu não apenas relembrasse meus tempos de escola, mas também entendesse que esta agora é a maior e mais importante “Feira de Ciências” da minha vida. Feira de Ciências apenas pela estrutura de painéis, conhecimento sendo passado adiante e milhares de visitantes, mas com uma complexidade e magnitude infinitamente maior.
O evento em questão tem a ver com a revolução do mercado financeiro no Brasil.
A meu ver só existem duas maneiras dessa realidade ser definitivamente transformada: com educação financeira de qualidade e a democratização dos investimentos financeiros.
E é justamente através dessa educação financeira de qualidade e da democratização dos investimentos financeiros que a Vitreo e a Empiricus estão juntas neste evento (e em breve, juntas como sócias), com o objetivo de gerar a transformação na sua vida e na vida de sua família; essa é a nossa maior missão.
Saiba que a honramos muito, pois sabemos que, durante muito tempo, o brasileiro pessoa física, aquele investidor comum, não teve acesso ao melhor do mundo dos investimentos, o que nos atrasou demais enquanto sociedade. Por essa razão, somos parte da revolução 3.0 da indústria financeira.
Nessa indústria, é você, cliente e investidor, que está no centro de tudo.
Essa indústria não permite conflito de interesses, não permite asteriscos e letras miúdas. Essa indústria preza pela transparência, pela tecnologia como aliada, pelas soluções de investimento inteligentes e rentáveis para o investidor pessoa física e por disseminar a educação que transforma vidas para melhor.
Foi pensando nisso que nós, Vitreo e Empiricus, criamos o evento “Investidor 3.0”, a nossa imensa “Feira de Ciências”, dedicada exclusivamente ao investidor brasileiro, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro, e brindará os 11 anos de existência da Empiricus e os 2 anos da Vitreo.
Nele, levaremos a você, de maneira 100% online e 100% gratuita, todo o conhecimento necessário para mudar, de uma vez por todas, o rumo da sua vida financeira.
Da mesma maneira como acontecia na Feira de Ciências da escola, traremos para você diversos painéis com conteúdo de extremo valor e convidados do mais alto escalão, para que você perceba que investir é muito mais fácil – e muito mais acessível – do que parece.
Agora, para que você tenha uma ideia da grandeza e do alto nível desse evento, faço questão de dar uma prévia do que você encontrará:
Dentre os convidados, ninguém menos que o ministro Paulo Guedes.
Dando sequência, o melhor consultor de política do Brasil, Murilo Aragão, e o economista, professor, autor e palestrante Eduardo Giannetti falam sobre política e economia, respectivamente.
Os dias seguintes serão recheados de nomes de gente pesadíssima no cenário nacional, dentre eles pensadores, empresários e gestores, como: Luiz Felipe Pondé e Fernanda Torres, que discutirão a relação entre o controle da ansiedade, essencial para quem investe na Bolsa, e a felicidade;
André Ribeiro (Brasil Capital), Florian Bartunek (Constellation) e Mauricio Bittencourt (Velt), André Jakurski (JPG), Rogério Xavier (SPX) e Carlos Woelz (Kapitalo);
Abílio Diniz e Sérgio Rial, CEO do Santander, e Gilson Finkelsztain, CEO da B3 (a Bolsa de Valores brasileira).
É só gente da mais alta qualidade, tendo dois convidados internacionais para coroar esse evento: Simon Mulcahy e Hendryk Bessembinder.
E eu, particularmente, me sinto muito honrado e até emocionado em ter a oportunidade de mediar diversos painéis com tanta gente boa e importante para o nosso mercado. Além disso, o evento também contará com a presença de pessoas imprescindíveis para que tudo isso pudesse acontecer, como Patrick O’Grady (CEO da Vitreo), Felipe Miranda (CIO da Empiricus) e Caio Mesquita (Presidente da Acta Holding).
Será um evento riquíssimo em conteúdo e educação, como a Feira de Ciências, com o apelo, desejo e grandiosidade de um Oscar ou Cannes Lions para o mercado financeiro.
E assim como o Oscar e Cannes Lions têm grandes anúncios, aguardados ansiosamente pelo público, aqui vai um spoiler: neste evento, faremos um anúncio oficial que vai mudar tudo!
O que faltava para a revolução da indústria 3.0 ser completa já não faltará mais.
Apesar de não termos um número específico de convidados, muita gente já está acessando a plataforma ao mesmo tempo, então recomendo que você garanta a sua vaga o quanto antes.
Este é mais um passo que estamos dando juntos rumo à Revolução 3.0 da indústria financeira no Brasil.
E você não é apenas parte disso. Você é O MOTIVO disso tudo acontecer.
Eu, a Vitreo e Empiricus temos muito orgulho de encabeçar esse movimento, de proporcionar a transformação de vidas através da educação financeira e democratização dos investimentos para os brasileiros.
Tesouro 3.0
A série “A Poupança do Futuro” chegou ao fim e o Tesouro 3.0 já está disponível para você.
Nos quatro vídeos da série eu expliquei tim-tim por tim-tim sobre o que fundamenta essa tese, falei da história, dei exemplos práticos e tirei dúvidas. O mais importante é que agora você tem uma solução de investimento que se adequa à era 3.0.
Os investimentos mais conservadores, como a poupança (criada por D. Pedro II em 1861), ou mesmo o Tesouro Direto, criado em 2002, não suprem mais as suas necessidades. Era preciso, portanto, criar uma solução tão segura quanto, com liquidez, mas que tivesse mais rentabilidade, que o dinheiro se valorizasse e não perdesse valor, como é o caso dos citados.
Por isso demos vida à carteira administrada Tesouro 3.0. Uma forma segura, moderna e inteligente de poupar o seu dinheiro. Um lugar para a parcela mais importante do seu patrimônio ficar guardada, buscando se manter sempre acima da inflação.
E o grande trunfo para a busca dessa rentabilidade sempre acima da inflação é a gestão ativa, que eu tenho chamado de Camada Extra. Toda a expertise de gestão da Vitreo está dedicada a analisar o mercado, identificar oportunidades e ameaças à carteira, bem como fazer rebalanceamentos. Ou seja, toda a parte difícil (e chata) fica por nossa conta.
Dito isso, seja bem-vindo(a) ao Tesouro 3.0 – a sua nova solução de investimento e o que há de melhor para a parte segura do seu patrimônio. Um investimento 3.0, na era de investimentos 3.0.
O #VitreoAoVivo de ontem foi exclusivamente sobre o Tesouro 3.0.
E a novidade dessa Live não foi apenas o nosso produto, mas também a estreia do Gabriel Mallet, um dos grandes nomes por trás da nova solução de investimento da Vitreo.
E se você ainda tem alguma dúvida sobre esse lançamento, a minha máxima recomendação é que assista à Live. Nesse bate-papo, todas as últimas dúvidas que recebemos foram tiradas, incluindo-se aí resgate, liquidez, reserva de emergência…
Você sairá dela com tudo respondido. Para isso, clique aqui e confira.
#umfundopordia
Esta semana completamos a marca de 100 fundos de terceiros disponíveis na nossa plataforma.
Em menos de 4 meses tivemos a oportunidade de ampliar as opções disponíveis, oferecendo produtos de excelente qualidade, geridos por profissionais altamente qualificados, com estratégias e abordagens diversas. Essa marca reforça nosso compromisso de fornecer as melhores opções de investimentos, com o objetivo de tornar a Vitreo uma plataforma completa de produtos e serviços.
Na segunda-feira lançamos o fundo Vitis Long Biased FICFIM, o primeiro fundo da recém-lançada casa, capitaneada por Ricardo Gaspar, Paulo Furlan e Ennio Moraes, que possui um processo decisório baseado no conceito de assimetria de risco e retorno para entregar retornos consistentes combinados com a preservação de capital.
No mesmo dia lançamos o Alaska Black BDR Nível I FICFIA, fundo de ações que atua nos mercados de juros e câmbio, além de poder investir em BDR’s e se alavancar.
Na terça-feira disponibilizamos o fundo Guardian Hogan Global Equity IE FICFIM, um fundo da Hogan em parceria com a Guardian Capital, focado em ações globais com estratégia fundamentalista e análise bottom-up.
Ainda na terça-feira disponibilizamos dois fundos da Gauss: Gauss Income FIC FIRF CP e Gauss FICFIM, sendo o primeiro um fundo de renda fixa que utiliza créditos high grade e, o segundo, uma estratégia macro combinando uma análise top-down e bottom-up, com alocação em distintas classes no mercado local e internacional.
Quarta-feira foi a vez do RPS Equity Hedge D30 FICFIM e RPS Total Return D90 FICFIM, o primeiro sendo um long-short setorial com um book comprado e outro vendido sob a perspectiva top-down, e o segundo um multimercado mais “apimentado” destinado a investidores qualificados. Ambos se encontram fechados para captação, mas disponíveis para portabilidade.
Ao longo desta semana ocorreu a abertura do fundo Bogari Value FICFIA destinado a investidores em geral. A abertura ocorreu de forma pontual, no dia 19 de novembro, portanto não deixe de acompanhar nossas mídias para estar a par dos novos lançamentos, eventos e alterações nos fundos.
Falando sobre alterações, tivemos esta semana a redução na aplicação mínima do fundo Garín Special FIM, de R$ 5.000,00 para R$ 1.000,00.
Os próximos lançamentos completam a plataforma com as estratégias da RPS, sendo o RPS Selection FICFIA, tradicional fundo de renda variável, destinado a investidores em geral, e o RPS Global Macro FICFIM, o mais recente fundo da Gestora, liderado por Daniel Vaz, que conta com uma estratégia global macro que utiliza de análise de eventos político-econômicos a nível global para a tomada de decisão.
Além dos fundos da RPS, será lançado também JGP Health Care FICFIA, fundo de ação temático voltado para a área da saúde, gerido pela médica Suy Anne Rebouças, que investe em companhias farmacêuticas, de análises clínicas e empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento do tratamento de doenças, vacinas ou medicamentos.
Caso você tenha posição em algum fundo em outra plataforma, aproveite para realizar a portabilidade e desfrutar dos benefícios que você só encontra aqui, com uma política de cashback que elimina o conflito de interesses na fonte.
Reabertura do Tech Select
“Eu voltei, agora pra ficar”, já dizia o Rei Roberto Carlos na canção “O Portão”.
E é essa música que me vem à cabeça quando penso no retorno MUITO esperado de um fundo muito querido por nossos clientes: o Tech Select.
Ele vai ser reaberto nesta segunda-feira. Eu até gravei um vídeo para comemorar essa reabertura. Fique atento(a) ao seu e-mail no dia 23.
Nele eu dou um panorama de como andou o fundo nesses dois meses de fechamento. Quer um spoiler? Tenho certeza de que os cotistas estão muitos satisfeitos e possivelmente querendo muito aumentar sua exposição.
Ah, e a Square, a empresa que a gente fez o maior barulho antes de comprar por meio do fundo, está confirmando tudo o que eu tinha mostrado na série “Em Busca da Nova Big Tech”. Vocês não perdem por esperar!
Pergunte ao Jojo
Bom dia!
A liquidez D+1 no resgate é uma regra do próprio programa do Tesouro Direto definida pelo governo. A questão é muito mais operacional do que referente à alguma “volatilidade” do mercado.
Os títulos públicos sofrem com a marcação a mercado de preços (alguns mais que outros), isto é, podem ter perdas financeiras se resgatados antes do vencimento. O Tesouro 3.0 foi desenhado para que o investimento seja bem conservador, mas mesmo assim poderá sofrer perdas no curtíssimo prazo.
O Tesouro 3.0 tem garantia melhor que o FGC. Os títulos comprados são emitidos pelo Tesouro Nacional do governo brasileiro, portanto tem o menor risco de crédito dentre todos os ativos brasileiros.
pergunta sobre Tech Games
Olá!
Boa pergunta. Acreditamos que 0,9% de taxa de administração é mais que justo para nossos fundos temáticos de tecnologia. E definir um benchmark pode ser difícil para esses setores de nicho. De qualquer maneira, garanto que a equipe está muito motivada para entregar os melhores resultados possíveis, como em todos os outros produtos da Vitreo.
Recado do Hara
Fábio Hara é o nosso head de desenvolvimento de sistemas. Toda semana ele manda um e-mail para a empresa toda contando das novas funcionalidades que “subiram” para o app e para o site.
As atualizações da semana ficaram por conta da nova plataforma do Tesouro e Tesouro 3.0.
Ao entrar no site, na plataforma do Tesouro da Vitreo, você se depara com todas as opções individuais de investimentos em títulos públicos. Como você pode ver na imagem abaixo. Basta escolher o título em que deseja investir.
Cada título da prateleira acima tem suas especificações. O seu objetivo no investimento deve ser levado em conta antes da escolha. Lembrando que os títulos sofrem marcação a mercado e, se o resgate for solicitado antes do prazo determinado, o valor resgatado estará diretamente ligado ao preço de mercado do dia.
Ao escolher um dos títulos, você verá a seguinte tela:
Você escolherá “investir” ou “investir mais” no botão azul. Ao clicar, uma nova tela irá surgir:
Aqui, algumas coisas precisam ser sinalizadas. No canto superior direito você sempre encontrará as opções “Mercado Aberto” ou “Mercado Fechado”. No caso do mercado aberto, como está na imagem, você terá logo abaixo do campo “Quanto quer investir?” a opção marcada para “Hoje”.
É só digitar o valor do seu investimento e confirmar no botão azul.
Caso o mercado esteja fechado, você tem a opção de clicar em “Agendado” e escolher o dia do investimento. Como na tela abaixo:
Outra opção de investimento é a recorrência. Neste caso, você irá clicar no botão “Mensal” e deixará estipulado o dia do mês e o valor a ser investido, assim, a plataforma realizará as operações automaticamente, de acordo com a sua decisão.
Ao ver esta imagem, você terá a confirmação de que tudo foi realizado com sucesso e de que a solicitação do seu investimento foi finalizada.
O mesmo acontece no aplicativo. Você define a opção do Tesouro Direto.
Escolhe o seu título e já identifica as informações pertinentes ao título escolhido. Ao se certificar de que está tudo correto, basta clicar em “investir”.
Em seguida você define quanto quer investir e se deseja investir hoje, agendar ou fazer recorrência. Depois basta confirmar.
Após a definição e confirmação do investimento, a tela com a solicitação já realizada irá aparecer para mostrar que tudo foi feito corretamente.
Se a sua escolha for o Tesouro 3.0, essa tela aparecerá para você:
Acima da composição da carteira, você tem informações quanto ao valor mínimo de investimento, custo de taxa e informação sobre resgate.
Como você pode ver, a composição atual do Tesouro 3.0 é 88,3% Tesouro Selic 2025 e 11,7% Tesouro IPCA+ 2026. Essa composição poderá variar no tempo.
Após escolher o valor de quanto deseja investir, basta clicar no botão “confirmar”.
Ao ver esta imagem, você terá a confirmação de que tudo foi realizado com sucesso e de que a solicitação do seu investimento foi finalizada.
O mesmo acontece com o investimento via aplicativo.
Você terá as opções de investimento:
Escolherá o Tesouro 3.0 e verá todas as informações pré-investimento e logo depois a opção “investir”, no botão azul.
Definirá o valor e logo depois é só apertar em “confirmar” e você verá a tela de solicitação realizada.
Um abraço,
Conteúdos Relacionados
19 nov 2024, 19:52
É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo
Você já foi criança um dia. Por isso, pelo menos uma vez na vida, já deve ter participado da famosa “Feira de Ciências” da escola. Certo? Confesso que só de pensar no tema já faço uma bela viagem ao passado, daquelas que misturam saudade dos bons tempos que não voltam mais, alegria por ter belas …
Ler Conteúdo13 nov 2024, 9:13
A eleição de Donald Trump, Stanley Druckenmiller, os 6.000 pontos do S&P 500 e os US$ 89.000 do Bitcoin
Você já foi criança um dia. Por isso, pelo menos uma vez na vida, já deve ter participado da famosa “Feira de Ciências” da escola. Certo? Confesso que só de pensar no tema já faço uma bela viagem ao passado, daquelas que misturam saudade dos bons tempos que não voltam mais, alegria por ter belas …
Ler Conteúdo30 out 2024, 11:08
O enigmático sorriso do mercado
Você já foi criança um dia. Por isso, pelo menos uma vez na vida, já deve ter participado da famosa “Feira de Ciências” da escola. Certo? Confesso que só de pensar no tema já faço uma bela viagem ao passado, daquelas que misturam saudade dos bons tempos que não voltam mais, alegria por ter belas …
Ler Conteúdo23 out 2024, 10:54
O CDI e a armadilha do barqueiro
Você já foi criança um dia. Por isso, pelo menos uma vez na vida, já deve ter participado da famosa “Feira de Ciências” da escola. Certo? Confesso que só de pensar no tema já faço uma bela viagem ao passado, daquelas que misturam saudade dos bons tempos que não voltam mais, alegria por ter belas …
Ler Conteúdo15 out 2024, 19:14
A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)
Você já foi criança um dia. Por isso, pelo menos uma vez na vida, já deve ter participado da famosa “Feira de Ciências” da escola. Certo? Confesso que só de pensar no tema já faço uma bela viagem ao passado, daquelas que misturam saudade dos bons tempos que não voltam mais, alegria por ter belas …
Ler Conteúdo10 out 2024, 9:38
A nova era da mobilidade: o que o futuro da Tesla e da Waymo significa para todos nós
Você já foi criança um dia. Por isso, pelo menos uma vez na vida, já deve ter participado da famosa “Feira de Ciências” da escola. Certo? Confesso que só de pensar no tema já faço uma bela viagem ao passado, daquelas que misturam saudade dos bons tempos que não voltam mais, alegria por ter belas …
Ler Conteúdo