Diário de Bordo

A oportunidade de uma vida

George Wachsmann

9 jan 2020, 17:25 (Atualizado em 9 jan 2020, 17:25)

Você acorda todo dia às 05h50.

Escova os dentes.

Esvazia a bexiga enquanto espera o chuveiro esquentar, já pensando na agenda do dia.

Reunião às 11h. Hoje é dia de rodízio. Deixar uma sacola, na portaria. Temos jantar na casa de amigos, à noite.

Muitas vezes, sabemos das agendas da família, também. Silvia tem um encontro do novo projeto, às 17h. Michel tem o incancelável treino de Taekwondo, Naomi tem treino depois da aula. Manoela e Mirela não dormem hoje em casa. Meus pais vão estar fora a partir de amanhã porque viajam.

Esses são dias “normais”. Eles se repetem na espiral da rotina, nos limites semanais e horários comerciais.

Mas hoje queria falar de alguns dias que marcam nossas vidas para sempre.

Eles não se encaixam em espiral de rotina, são completamente fora da curva.

Seu primeiro dia no emprego. O nascimento de um filho (a). O dia do seu casamento – em que você preparou uma surpresa para ela. O bungee jump no Canadá. Um café da manhã com um ex-presidente do Banco Central americano.

Esses são dias (e oportunidades) que realmente podem mudar sua vida.

E as “oportunidades de uma vida”, financeiramente falando?

Aqueles investimentos que podem fazer você mudar seu patamar financeiro?

O novo produto da Vitreo coloca uma carteira dessas a um clique de você.

Esse fundo é um presente da Vitreo em comemoração ao aniversário de quem idealizou essa carteira teórica – e os milhares de pedidos que recebemos para dar vida a uma das carteiras mais rentáveis da nossa parceira Empiricus.

db_img_01
db_img_02
db_img_03

Após a reeleição da presidente Dilma, algumas coisas aconteciam no Brasil: juros altos, dólar a R$ 4,00, Bolsa em queda. Estava no ar a maior recessão econômica brasileira.

db_img_04
db_img_05
db_img_06
db_img_07

Foi quando surgiu a carteira teórica das “Oportunidades de uma Vida”.

A visão pessimista para os ativos brasileiros foi substituída para uma abordagem construtiva, afirmando que os ativos em Bolsa brasileira estavam baratos, sendo a hora de comprar.

“Uma regra simples dita os meus investimentos: seja medroso quando os outros são gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo. E, certamente, o medo está generalizado agora”.
Warren Buffett

Agora, em 2020, a Vitreo tem o orgulho de trazer essa carteira teórica em forma de fundo, a um clique de você!

Vitreo Oportunidades de uma Vida FIA: a materialização de uma filosofia de investimento

Um fundo de ações que reúne todos esses ativos de maior convicção do Felipe Miranda, estrategista-chefe e CIO da Empiricus – nossa parceira e com dupla validação da nossa equipe.

Resolvemos colocar este fundo de pé como forma de presenteá-lo pelo seu aniversário (parabéns, Felipe!). Mas, quem ganha o presente, na verdade, é você!

O que tem nessa carteira?

100% de ações brasileiras.

Aqui, fica meu disclaimer: trata-se de um fundo de renda variável. Ou seja, podem contar com flutuações e oscilações no curto prazo. O risco é alto e requer estômago. Lembra da montanha russa da semana passada? Mais uma, aqui.

Quais empresas são essas?

São empresas (de vários setores) que, acreditamos, que oferecem as melhores oportunidades para você “surfar” esse bull market:

Siderurgia, transportes, energia, varejo, ferrovias, utilidade pública, óleo e gás, telecomunicações, mercado financeiro.

Empresas que se beneficiam do momento de mercado brasileiro com queda das taxas de juros, e que estão apresentando lucros corporativos muito expressivos.

Antes, essas ideias vinham apresentadas em forma de papel, com uma lista de indicações a serem implantadas com operações feitas diretamente por você, investidor, em sua corretora.

Agora, esta carteira teórica ganha vida em forma de fundo.

Um portfólio de ações completo, a um clique de você.

Este é o momento para ter Bolsa

Especialmente agora, quando estamos diante de um novo grande ciclo de multiplicação dos ativos financeiros, no Brasil. Todos os ciclos anteriores foram influenciados por uma melhora da economia e melhor performance das empresas.

Agora, vemos a história se repetir. Mas, com a menor taxa de juros da história.

db_img_081

Se você parar para pensar, em agosto de 2016 tínhamos uma taxa de juros de 14,25% a.a.. Agora, ela está em 4,5% a.a..

Isso encolheu ainda mais o ganho da maioria das aplicações de renda fixa, obrigando as pessoas a migrarem para ativos de risco.

E esta é uma excelente carteira para isso.

O que o Oriente Médio tem a ver com seu portfólio?

Tem tudo a ver!

Vou explicar.

Já faz algum tempo que venho falando da importância de ter o Ouro como forma de proteção do seu portfólio, de forma tática.

Não importa se você é conservador, arrojado, pessimista ou otimista. Você precisa ter este ativo para atravessar qualquer momento do mercado.

Você deve ter visto como o mais recente capítulo no conflito entre EUA e Irã tem afetado os mercados, o que amplifica, ainda mais, a necessidade de ter o material precioso na sua carteira de investimentos.

Como já disse aqui no Diário de Bordo, você não deve destinar todo o seu patrimônio para este ativo. O Ouro é um investimento para o qual você deve destinar uma pequena parte do seu portfólio, não importa muito quais sejam suas expectativas.

Ele é um mecanismo de proteção global contra eventos inesperados, que vai muito bem se combinado a outros.

É um excelente ativo para tempos conturbados, iguais aos que estamos vivendo agora, com o conflito no Oriente Médio.

Nos nossos portfolios balanceados (FoF Melhores Fundos, Carteira Universa e no PRP) já temos uma parcela investida em Ouro.

Este é o melhor momento para você focar na proteção da sua carteira e, como disse, você deveria considerar ter pelo menos uma parte de seus investimentos como forma de diversificação e, claro, de proteção.

A partir de R$ 1 mil, você acessa o instrumento pensado para que você tenha investimentos mais resilientes aos momentos de mercado.

Lado a lado com o inspirador: Felipe Miranda, da Empiricus

O Lado a Lado desta semana é diferente. Convidei o Felipe Miranda, estrategista-chefe e CIO da Empiricus, para falarmos um pouco sobre o nosso novo produto: Oportunidades de uma Vida FIA.

Nada mais direto do que trazer “a inspiração” para nos contar sobre a trajetória do Fim do Brasil, em 2014, até a virada, no final de 2015, quando nasceu a ideia do Oportunidades de uma vida.

Falamos de cenário, de como ele pensa, de como essa carteira difere das demais carteiras de ações que a Empiricus publica. Enfim, falamos de tudo!

Não perca mesmo!

Um abraço,

Conteúdos Relacionados

29 ago 2024, 17:19

As rotas que saem de Jackson Hole

Você acorda todo dia às 05h50.

Ler Conteúdo

14 ago 2024, 13:48

A batalha dos titãs econômicos: os Goldilocks vs Estagflação

Você acorda todo dia às 05h50.

Ler Conteúdo

7 ago 2024, 14:24

A dança dos bancos centrais e a turbulência nos mercados globais

Você acorda todo dia às 05h50.

Ler Conteúdo