Diário de Bordo
De Lyon aos Alpes Franceses
Eu estou de volta. E feliz.
Nada como tirar férias e viajar com a família, mas confesso que também sinto falta da rotina do dia a dia, da minha casa, enfim…
Foram apenas 10 dias, mas o suficiente para que eu pudesse descansar e conhecer novos lugares.
A primeira parada foi em Lyon, sudeste da França, uma cidade cheia de segredos e com uma gastronomia de dar água na boca (literalmente).
Acredito que Lyon não seja incluída nos planos da maioria das pessoas que visitam a França, apesar de muitíssimo bonita e cheia de atrativos.
Nos poucos dias que passei lá, estive encantado com o lugar e com sua história. A cidade é rica quando falamos de sua arquitetura, que mostra os indícios do Império Romano; afinal, foi um dos locais mais importantes da época, historicamente.
Seu primeiro nome conhecido foi Lugdunum, uma importante cidade do Império Romano. Ainda hoje o anfiteatro romano é utilizado para apresentações de teatro e música!
Se você gosta de cinema, já deve ter ouvido falar dos irmãos Lumière, tidos como os inventores do cinematógrafo, em 1895. Ambos nasceram em Lyon e, por isso, a cidade ficou conhecida como a cidade do cinema. O primeiro longa metragem da história foi filmado por lá (“A Saída dos Operários da Fábrica Lumière”).
Fonte: StringFixer.com
E como já falei da gastronomia da cidade, não poderia deixar de citar o prato que escolhi para degustar: a famosa sopa de trufas, ou “Soupe aux truffes”, considerada uma das receitas mais icônicas do estrelado Paul Bocuse.
Ela foi criada em 1975 e servida em um jantar presidencial em Paris. Recebeu o nome de VGE como uma homenagem ao ex-presidente da França, Valéry Giscard d’Estaing.
Paul Bocuse foi um grande chef da gastronomia francesa e ficou conhecido como “o papa da gastronomia mundial”. Aos 8 anos ele já era apaixonado por culinária. Não poderia ser diferente, já que era filho e neto de cozinheiros. A primeira refeição que ele preparou, ainda quando criança, foram rins de vitela!
Após alguns anos cozinhando, ao completar 18 anos, decidiu que entraria nas Forças Francesas Livres e lutou na Segunda Guerra Mundial. Mas, logo depois, aos 20 anos, ele decidiu voltar para a culinária. E que ótima decisão tomou, pois afinal, seus pratos têm um sabor inigualável.
Esses foram os pontos altos dos nossos dias em Lyon. De lá fomos para a segunda parada: uma semana de esqui nos Alpes Franceses.
Não bastasse o prazer em estar ali com minha família, o lugar que escolhemos para esquiar não poderia ser melhor. Dizem que Alpe d’Huez tem 300 dias de sol por ano, sendo até conhecido como Ilha ao Sol. O gelo derrete pouco, mas a neve em contraposição com o sol, fez tudo valer a pena.
Do alto do Pic Blanc, com seus imponentes 3.330 m de altura, sai a mais longa pista preta da Europa, “La Sarenne”. E a vista… não tenho como a descrever! Uma visão panorâmica do todo, de uma altitude inimaginável. Após colocar os esquis, são 16km de descida. Diversão e adrenalina puras!
Esquiar virou uma tradição na nossa família. Uma semana fazendo esporte, ao mesmo tempo em que a cabeça fica livre e relaxada para literalmente “viajar” por pistas, bumps, quedas e teleféricos. Além da liberdade de cada um de fazer aulas e praticar no limite da sua capacidade, de tal forma que todos curtem e evoluem no seu ritmo.
Agora tenho que confessar… Difícil espairecer e manter a cabeça longe do mercado. Especialmente neste momento de mudança global das políticas monetárias para frear a alta da inflação que tem-se mostrado muito mais persistente do que temporária.
Eu tirei férias, mas os mercados não…
Nos EUA, a inflação divulgada hoje cedo aponta para 7,5% ao ano (parece inflação brasileira!). O mercado já prevê altas de juros por lá em todas as 7 reuniões do FED, este ano. A dúvida é se a primeira alta (a ser decidida na próxima reunião, em 16/03) será de 0,25% ou 0,50%.
Aqui no Brasil, a perspectiva também é de aumento da taxa. Apesar do COPOM ter demonstrado um tom mais neutro no início do mês, dando a entender que na próxima reunião a taxa não deveria subir muito, a Ata do Copom divulgada no início desta semana, bagunçou o cenário de novo, sugerindo que novas altas não estão descartadas.
Na Câmara e no Senado, foi apresentada uma proposta para zerar o imposto sobre a gasolina, denominada como PEC dos combustíveis, com o objetivo de reduzir os preços destes e assim amenizar a inflação no país. Uma decisão esquisita como essa pode aumentar a dívida do país, culminando em maior risco fiscal.
Juros para cima, para jogar a inflação para baixo. Essa cartilha explica em boa parte os fortes movimentos de correção nos mercados de ativos de risco, nas últimas semanas. Correção e volatilidade.
Destaque para as criptomoedas que têm se recuperado nas últimas 2 semanas (bitcoin subiu mais de 36% nesse período) e para a Bolsa brasileira que segue descorrelacionada do processo de correção global das ações.
Enquanto escrevo este Diário de Bordo, o Ibovespa está perto dos 114 mil pontos, subindo 1,43% no mês até o momento. Os investidores estrangeiros ainda buscam ativos aqui no Brasil, o que está ajudando na boa performance da nossa Bolsa.
Prateleira de Fundos
Não tivemos lançamentos nesta semana, mas tenho uma notícia bem legal para vocês.
O Mar Absoluto FICFIM, fundo multimercado que está na carteira do FoF Novas Ideias, reduziu o seu mínimo inicial de 25 mil para 5 mil. O fundo multimercado tem viés de ter maior exposição à Bolsa e de teses concentradas tanto no cenário macro como no mercado acionário.
Pergunte ao Jojo
Pergunta 1
Olá
Não fazemos mais a carta semestral pois estamos gravando um bate-papo em vídeo mensalmente sobre os resultados dos fundos.. O FoF SuperPrevidência tem sofrido com sua alocação de 26,5% em fundos de ações. O Ibovespa caiu 17,3% no segundo semestre de 2021, o que explica a má performance do fundo neste período.
Reiteramos a necessidade de ter um horizonte de investimento longo para julgar resultados e esperar a maturação de teses, principalmente em um fundo de previdência!
Pergunta 2
Esses fundos são montados com base em teses de longo prazo. É necessário esperar a maturação dos investimentos. Julgar 2 meses de rentabilidade não faz sentido e não vamos necessariamente mudar as carteiras por causa de uma má performance de curto prazo.
Dito isso, estamos sempre analisando as melhores opções de investimentos, para alocarmos nos ativos que julgamos serem os melhores para rentabilizar os nossos produtos no longo prazo.
Pergunta 3
O Tech Asia sofreu muito com as interferências do governo chinês nas empresas, em 2021. Ainda temos a visão construtiva para o longo prazo. Vale lembrar que a alocação em fundos temáticos deve ser pequena, para que não afete muito o resto da sua carteira nesses momentos negativos.
Pergunta 4
As teses são de longo prazo e ainda acreditamos nelas. Mas tenha uma carteira bem diversificada e com uma alocação de acordo com seu perfil de risco.
Calendário de IPOs e Follow On
Confira os IPOs mais quentes do mercado e que já se encontram disponíveis para você fazer sua reserva na plataforma da Vitreo.
Nossa equipe trabalha intensamente para disponibilizar todas as ofertas públicas do mercado para você, nosso cliente. Você pode investir em empresas que estão abrindo seu capital agora, ou investir em empresas que estão emitindo novas ações.
Hoje, há diversas ofertas disponíveis nas quais você pode efetuar a reserva:
Além dessas acima, são muitas outras disponíveis na plataforma pra você.
Lembrando que, antes de fazer sua reserva, é importante ler o prospecto preliminar da oferta, em especial a seção “fatores de risco” e verificar se o investimento está em linha com o seu perfil.
Clique no botão abaixo para acessar fazer sua reserva:Quero reservar
Investimentos nos mercados de renda variável estão sujeitos a riscos de perda. Não se esqueça de se certificar de que o investimento faz sentido para o seu perfil antes de investir.
Funcionalidade da Semana
Aqui eu conto para você as novas funcionalidades que “subiram” para o app e para o site.
Essa semana temos novidades para quem opera Renda Variável aqui na Vitreo.
Tivemos diversas melhorias para você, tanto no site quanto no aplicativo.
Na parte destacada em amarelo, padronizamos as informações de saldo.
No destaque em verde, substituímos para um banner onde nossa equipe fará atualizações sobre promoções, novidades e comunicados de forma rápida e didática para você, investidor.
Também fizemos melhorias para quem negocia no Mercado à Vista.
APP
Site
No destaque em vermelho, colocamos informações mais detalhadas sobre os produtos.
Onde está destacado de verde, adicionamos novas informações sobre os ativos listados para que sua experiência seja a melhor possível ao tomar uma decisão de compra ou venda de um ativo.
E não para por aqui. Atualizamos também a aba de opções, mercado futuro, aluguel de ativos e custódia remunerada. Veja como ficou:
Opções APP
Opções Site
Mercado Futuro APP
Mercado Futuro Site
Aluguel de Ativos APP
Aluguel de Ativos Site
Custódia Remunerada
E se você possui interesse em investir nas grandes empresas que estão abrindo capital, nós criamos uma nova tela informativa sobre IPOs.
Você pode visualizar o histórico de IPOs que já passaram pela Vitreo, podendo ver toda a variação de preço do ativo desde o início das negociações.
Muitas novidades para você. Além dessas, tivemos outras diversas atualizações que você pode conferir acessando o Vitreo Trading. Com tantos benefícios assim, eu não perderia tempo.Clique aqui para acessar
Caso tenha sugestões, envie para atendimento@empiricusinvestimentos.com.br.
Um abraço,
Conteúdos Relacionados
19 nov 2024, 19:52
É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo
Jojo tirou férias, mas os mercados não. Nos EUA a inflação continua em rítimos cavalares e isso implica diretamente no seu bolso aqui no Brasi; veja porque
Ler Conteúdo13 nov 2024, 9:13
A eleição de Donald Trump, Stanley Druckenmiller, os 6.000 pontos do S&P 500 e os US$ 89.000 do Bitcoin
Jojo tirou férias, mas os mercados não. Nos EUA a inflação continua em rítimos cavalares e isso implica diretamente no seu bolso aqui no Brasi; veja porque
Ler Conteúdo30 out 2024, 11:08
O enigmático sorriso do mercado
Jojo tirou férias, mas os mercados não. Nos EUA a inflação continua em rítimos cavalares e isso implica diretamente no seu bolso aqui no Brasi; veja porque
Ler Conteúdo23 out 2024, 10:54
O CDI e a armadilha do barqueiro
Jojo tirou férias, mas os mercados não. Nos EUA a inflação continua em rítimos cavalares e isso implica diretamente no seu bolso aqui no Brasi; veja porque
Ler Conteúdo15 out 2024, 19:14
A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)
Jojo tirou férias, mas os mercados não. Nos EUA a inflação continua em rítimos cavalares e isso implica diretamente no seu bolso aqui no Brasi; veja porque
Ler Conteúdo10 out 2024, 9:38
A nova era da mobilidade: o que o futuro da Tesla e da Waymo significa para todos nós
Jojo tirou férias, mas os mercados não. Nos EUA a inflação continua em rítimos cavalares e isso implica diretamente no seu bolso aqui no Brasi; veja porque
Ler Conteúdo