Diário de Bordo
E se roubassem o seu futuro?
Olá, não trago nenhuma novidade no Diário de Bordo de hoje. E a essa altura, você já deve ter lido muito sobre o assunto escolhido. Mas confesso que não poderia sequer pensar em outra coisa para escrever esta semana.
As imagens do desespero das pessoas no aeroporto de Cabul, tentando fugir do Afeganistão, são impressionantes.
A desgraça que estamos assistindo é mais um capítulo triste na história das disputas étnicas da região alimentadas pelos interesses geopolíticos das potências mundiais. Hoje são os EUA. Antes deles, a Rússia, o Império Britânico. Amanhã a China, quem sabe.
Você já parou para pensar no grau de desespero que leva uma pessoa a arriscar a sua vida?
Um comentário do Ricardo Amorim no Instagram sobre essas imagens, comparando-as com as cenas dos ataques às Torres Gêmeas no atentado de 2001, chamou minha atenção.
Sem qualquer intenção de comparar desgraças, consigo compreender alguém que, acuado pelo fogo, em desespero salta para a morte, fugindo da própria morte.
Mas o que vimos no Afeganistão são pessoas voando para a morte, fugindo da expectativa do que será a vida delas sob domínio do Talibã. É o medo do que vem pela frente, pânico do que o futuro lhes reserva.
Em meio a tantas vítimas, as mulheres parecem ser as mais condenadas.
O novo governo historicamente não as respeita e ameaça com um retrocesso nos direitos universais do ser humano, tais como liberdade e expressão.
Uma história que exemplifica isso é o drama das “Sonhadoras Afegãs”, um grupo de meninas de 12 a 18 anos que participa de competições internacionais de robótica.
De acordo com a reportagem que li, as meninas estavam no aeroporto de Cabul, tentando fugir do país, para um lugar onde possam continuar a estudar e construir seu próprio futuro.
Permanecer, contudo, significará um futuro diferente e terrível. As universidades de Herat, sua província de origem, já não as querem de volta. O medo maior delas é de serem transformadas em crianças noivas.
O grupo foi formado a partir das aulas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). A mesma aula que meus filhos tiveram na escola…
Minha reação instantânea foi perceber como não damos valor ao que temos.
Por aqui, nossos filhos reclamam das aulas, e nem em pesadelo, consideram a hipótese de terem seus sonhos e futuro roubados.
Como é possível, simultaneamente, conviver com situações tão distintas em um mundo digital que torna tudo tão próximo?
Quanto tempo vai demorar para esquecermos do Afeganistão e voltarmos a nos ocupar com as confusões que nossos representantes nos três poderes estão fazendo em Brasília? Ou com a alta da inflação americana?
Eu poderia ter escrito um Diário de Bordo inteiro falando do vai e vem dos preços dos ativos nesta semana.
Mesmo com o medo das notícias geopolíticas, o S&P 500, que abriu a semana em queda, bateu novos recordes na própria segunda-feira (são quase 50 este ano). Ontem caiu 1%, em reação à ata do Fed, que indicou uma diminuição iminente do programa de recompra de ativos.
Enquanto por aqui o Ibovespa caía quase 4% na semana até ontem, refletindo o risco político e a fragilidade fiscal. No nível atual (116 mil pontos), o Ibovespa negocia hoje em um patamar de múltiplos semelhante ao do início da pandemia ou da crise financeira global em 2008!
Mas essa não é a mensagem de hoje.
Se no Diário de Bordo da semana passada meu alerta era para o que esperar do futuro dada a forma em que estamos cuidando do meio ambiente, o alerta de hoje é para o que esperar do futuro dada a forma em que estamos cuidando uns dos outros.
A única fonte de energia do futuro
Na terça feira (17), lançamos um novo fundo: o Vitreo Energia Limpa FIA.
Diversos países ao redor do mundo estão estimulando a transição da matriz energética. Dentre eles, países como Estados Unidos e Japão. Como você deve ter acompanhado nas últimas semanas, nosso planeta vem dando alerta sobre as mudanças climáticas. Esses acontecimentos estimularam ainda mais os países a realizarem essa transição.
Os Estados Unidos, por exemplo, têm apresentado grande comprometimento com a mudança. Isso pode gerar ótimos investimentos nas companhias que pertencem a este setor. A Europa também está nessa corrida e já demonstra estar abandonando as usinas fósseis.
Além disso, há uma relação inversamente proporcional entre a energia convencional e a energia limpa: enquanto a geração de energia por meio das fontes renováveis cresce, no Reino Unido, por exemplo, a energia elétrica produzida a partir do carvão entrou em colapso.
O timing para investir nesse segmento nunca foi melhor e investir em energia limpa nunca foi tão fácil. Se você deseja participar dessa revolução ESG no mercado financeiro, com grandes potenciais de retorno, essa é uma ótima oportunidade para investir em nosso fundo. Mas claro, sempre é importante analisar seu perfil de investidor e se a sua carteira se adequa a este investimento.
Escrevi uma carta completa para que você possa entender melhor a tese e o potencial que esse investimento pode oferecer. Você pode acessá-la clicando aqui ou no botão abaixo. Não deixe de ler o regulamento do fundo e seus fatores de risco antes de investir.
Quero conhecer o fundo Energia Limpa
Semana de Renda Fixa
Se você está à procura de ótimos produtos de renda fixa, mas ainda não encontrou, tenho uma boa notícia para você.
Semana que vem, de 23 a 27 de agosto, a Vitreo realizará “A Semana da Renda Fixa”.
A cada dia ofereceremos um produto com grande potencial e que ficará disponível apenas durante o dia da divulgação. Ou seja, a cada dia você terá uma nova oportunidade de investir em excelentes produtos de renda fixa.
Para te auxiliar, preparamos um calendário da semana, onde você pode consultar as ofertas exclusivas que foram feitas para você. Assim, garantimos que você estará por dentro de tudo que irá acontecer durante a semana.
Para ter acesso ao calendário e ficar por dentro das ofertas antes de todo mundo, clique aqui ou no botão abaixo para realizar sua inscrição.
#umfundopordia
Antes de falar das novidades dessa semana, quero te convidar para ver nosso relatório mensal sobre fundos de terceiros. Nele falamos sobre os fundos que se destacaram no mês. Vale conferir.
Tenho também três recados para você:
- O Navi Long Biased FICFIM, que é recomendado pela turma da Empiricus na série Os Melhores Fundos de Investimento, irá reabrir na próxima semana, na segunda-feira (23). O fundo, que possui cashback, tem previsão de fechamento no dia 30 de setembro.
- Quem também irá abrir, é o Occam Retorno Absoluto FICFIM. O fundo ficará disponível para aportes entre 20 e 30 de setembro. Só daqui a um mês, mas pode deixar que lembro você mais perto da data.
- Iremos, em breve, disponibilizar o Signal Capital III Institucional FIP Multiestratégia, Fundo de Investimento em Participações (FIP) para investidores qualificados com mínimo inicial de 15 mil.
Finalmente os lançamentos dessa semana.
A novidade em previdência é o Icatu BTGp Absoluto LS Prev FICFIM. O fundo, que faz operações relativas com ações na América Latina e nos Estados Unidos, é da principal franquia do nosso parceiro BTG. A estratégia possui mais de oito anos de histórico.
Temos também três estreias relacionadas à tecnologia. O BTGp Pictet Global Megatrend Selection IE FICFIM e o Pictet Global Megatrend Selection Dólar IE FICFIM investem em empresas que sigam megatendências globais a partir de 12 temas. A Pictet possui fundos temáticos desde 1990.
Por sua vez, o Janus Henderson Global Technology Dólar IE FICFIA busca empresas consolidadas, mas que possuam grande potencial de valorização. A gestora possui quase 9 bilhões de dólares sob gestão em estratégias de tecnologia.
Em renda variável, o T. Rowe US Smaller Companies Equity IE FICFIA investe em ações small caps nos Estados Unidos com um portfólio altamente diversificado. Fundada em 1937, a T. Rowe Price possui mais de 1,5 trilhão de dólar sob gestão.
Com uma abordagem de multimercado, o BTGp MFS Meridian Prudent Capital IE FICFIM investe em uma carteira completa e global com extrema flexibilidade para navegar os diversos momentos do mercado. A gestora americana MFS é uma das mais antigas do mundo.
Vale lembrar que a Vitreo possui o programa Cashback sem conflitos. Caso você já possua algum destes ou outros produtos custodiados em outras casas, você pode pedir a portabilidade para a Vitreo. Assim, você investe em seus fundos favoritos e ainda aproveita o benefício do cashback.
Não deixe de ler o regulamento do fundo e os fatores de risco antes de investir. Também é sempre importante verificar se o apetite de risco do fundo está em linha com o seu perfil de investidor. E lembrem-se que não há nenhuma garantia de retorno.
RadioCash #31 – Gilson Finkelsztain, CEO da B3
Nesta semana, no episódio 31 do RadioCash, trouxemos para nossa conversa o CEO do mercado de bolsa e derivativos do Brasil – B3, Gilson Finkelsztain. Além de um excelente executivo, Gilson é um grande amigo nosso.
Ao final de 2020, eu e Felipe Miranda entrevistamos o Gilson em uma live durante a semana do investidor 3.0, evento que celebrou a união da Vitreo e Empiricus.
Neste podcast, começamos relembrando os movimentos no mercado durante os últimos nove meses. De lá pra cá, em 2021 especificamente, o volume e quantidade de ofertas na Bolsa aumentaram de forma expressiva. Por exemplo, foram 44 IPO’s, 20 follow on e 115 bilhões de reais. Isso demonstra os sinais da retomada da economia.
Gilson comentou também a respeito da concorrência que a B3 enfrenta no mercado de ações e derivativos em relação à outras bolsas no mundo, como as dos EUA, onde empresas brasileiras já podem abrir seu capital. Cada vez mais estamos mostrando que o Brasil é competitivo.
Mas, Gilson reforça que, apesar da competição, a B3 segue com o propósito e missão de estar do lado dos clientes, entendendo e antecipando suas necessidades.
Quer saber mais sobre as perspectivas para a Bolsa?
Ouça o bate papo completo do episódio #31 do RadioCash.
Pergunte ao Jojo
Pergunta 1 – FoF Commodities
Já entrou. A alocação alvo atual é de 2,5%.
Pergunta 2 – Carteira Administrada – Renda Imobiliária
Olá!
O valor que não foi investido em fundos imobiliários fica alocado em um fundo DI. É daqui que serão cobradas quaisquer despesas, não precisa se preocupar.
O pagamento de proventos é pago na carteira administrada e, se optado por não reinvestir (como no seu caso), será transferido automaticamente para sua conta na Vitreo.
Pergunta 3 – Carteira Administrada – Vacas Leiteiras
Ponderamos que o yield estimado das ações atuais está entre 6,7% a 7,4% ao ano, o que daria pelo menos R$ 3.350,00 anuais bruto de impostos, um valor mais do que o suficiente para cobrir as taxas. Lembrando que não há garantia de retorno.
Pergunta 4 – Cannabidiol
Pela nossa avaliação tivemos uma forte volatilidade no mercado, com uma realização de lucros nas empresas de cannabis. Mas a tese é de longo prazo e continua a mesma. E os investimentos também devem focar o longo prazo e o seu resultado julgado em períodos longos. Abaixo mostramos um gráfico com os retornos de períodos de investimento de 252 dias, isto é, de quem ficou com o investimento por 1 ano. Todos tiveram rentabilidade positiva.
Calendário de IPOs
Confira os IPOS mais quentes do mercado e que já se encontram disponíveis para você fazer sua reserva na plataforma da Vitreo.
FII MCCI13 – Mauá Capital Recebíveis Imobiliários
Investimento mínimo: 100 cotas
Reservas até: 25/08/2021
Bookbuilding: 26/08/2021
Início da negociação: Não Definido
Liquidação: 31/08/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$100,29
BIDB11 – Inter Infra FIC INFRAESTRUTURA RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO
Investimento mínimo: 5 cotas
Reservas até: 21/09/2021
Bookbuilding: 22/09/2021
Início da negociação: 01/10/2021
Liquidação: 27/09/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$100
BLCP13 – BlueCap Renda Logística Fundo de Investimento Imobiliário
Investimento mínimo: 10 cotas
Reservas até: 08/10/2021
Bookbuilding: 11/10/2021
Início da negociação: 26/10/2021
Liquidação: 14/10/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$111,82
Lembrando que, antes de fazer sua reserva, é importante ler o prospecto preliminar da oferta, em especial a seção “fatores de risco” e verificar se o investimento está em linha com o seu perfil.
Funcionalidade da Semana
Aqui eu conto para você as novas funcionalidades que “subiram” para o app e para o site.
Esta foi mais uma semana cheia para a nossa equipe.
Trabalhamos intensamente para trazer muitas novidades e melhorias, tudo para proporcionar a melhor experiência possível para você ao acessar a plataforma da Vitreo pelo aplicativo e pela versão web.
Em primeiro lugar, está liberada a edição de ordens:
A partir de agora você poderá alterar o preço e a validade das ordens que estão em aberto.
Versão Web:
Em segundo lugar, agora também será possível ordenar pelos ativos mais negociados, de acordo com o dia anterior:
Vamos visualizar como ficaram as atualizações na versão web?
Visão web – opções antes da atualização
Visão web – opções após atualização
Visão web – mercado futuro antes da atualização
Visão web – mercado futuro após atualização
Além de todas essas melhorias, a partir de agora é possível negociar commodities em nosso home broker e na plataforma Vitreo:
Versão Web:
Caso ocorra alguma rejeição de ordem em mercado futuro, você poderá visualizar o motivo:
Também efetuamos melhorias na boleta:
Visão Web – após atualização
O envio de boleta no mercado futuro agora será validado pela margem requerida e não mais pelo valor total da ordem, como era antes.
Visão web- antes da atualização
Para quem tem interesse em saber quais são os IPO’s que movimentaram o mercado nas últimas semanas, já é possível visualizar as ofertas que foram encerradas.
E por último, mas não menos importante, dentro do card de ofertas públicas, agora temos uma aba apenas para os ETF’s, como você pode ver na imagem abaixo:
Lembrando sempre que investimentos nos mercados de renda variável estão sujeitos a riscos. Antes de investir, leia o Prospecto ou o Regulamento, em especial os fatores de risco e certifique-se que o investimento faz sentido para o seu perfil.
Como disse lá em cima, nossa equipe está trabalhando incansavelmente para oferecer a melhor experiência em Renda Variável. Nas próximas semanas, seguiremos subindo melhorias e novidades para a plataforma.
Esperamos que essas atualizações possam facilitar a sua jornada no mundo dos investimentos. Aliás, queremos sempre escutar você. Por isso, é muito importante que nos envie feedbacks. Estamos abertos a todo e qualquer tipo de sugestão. Você pode enviá-las no meu e-mail ou em nossos canais de atendimento.
Até o próximo Diário de Bordo!
Um abraço,
Conteúdos Relacionados
26 nov 2024, 18:05
Bessent e (um possível) novo rumo da Economia Global (e porque isso é bom para a Bolsa Brasileira)
Olá, não trago nenhuma novidade no Diário de Bordo de hoje. E a essa altura, você já deve ter lido muito sobre o assunto escolhido. Mas confesso que não poderia sequer pensar em outra coisa para escrever esta semana. As imagens do desespero das pessoas no aeroporto de Cabul, tentando fugir do Afeganistão, são impressionantes. …
Ler Conteúdo19 nov 2024, 19:52
É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo
Olá, não trago nenhuma novidade no Diário de Bordo de hoje. E a essa altura, você já deve ter lido muito sobre o assunto escolhido. Mas confesso que não poderia sequer pensar em outra coisa para escrever esta semana. As imagens do desespero das pessoas no aeroporto de Cabul, tentando fugir do Afeganistão, são impressionantes. …
Ler Conteúdo13 nov 2024, 9:13
A eleição de Donald Trump, Stanley Druckenmiller, os 6.000 pontos do S&P 500 e os US$ 89.000 do Bitcoin
Olá, não trago nenhuma novidade no Diário de Bordo de hoje. E a essa altura, você já deve ter lido muito sobre o assunto escolhido. Mas confesso que não poderia sequer pensar em outra coisa para escrever esta semana. As imagens do desespero das pessoas no aeroporto de Cabul, tentando fugir do Afeganistão, são impressionantes. …
Ler Conteúdo30 out 2024, 11:08
O enigmático sorriso do mercado
Olá, não trago nenhuma novidade no Diário de Bordo de hoje. E a essa altura, você já deve ter lido muito sobre o assunto escolhido. Mas confesso que não poderia sequer pensar em outra coisa para escrever esta semana. As imagens do desespero das pessoas no aeroporto de Cabul, tentando fugir do Afeganistão, são impressionantes. …
Ler Conteúdo23 out 2024, 10:54
O CDI e a armadilha do barqueiro
Olá, não trago nenhuma novidade no Diário de Bordo de hoje. E a essa altura, você já deve ter lido muito sobre o assunto escolhido. Mas confesso que não poderia sequer pensar em outra coisa para escrever esta semana. As imagens do desespero das pessoas no aeroporto de Cabul, tentando fugir do Afeganistão, são impressionantes. …
Ler Conteúdo15 out 2024, 19:14
A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)
Olá, não trago nenhuma novidade no Diário de Bordo de hoje. E a essa altura, você já deve ter lido muito sobre o assunto escolhido. Mas confesso que não poderia sequer pensar em outra coisa para escrever esta semana. As imagens do desespero das pessoas no aeroporto de Cabul, tentando fugir do Afeganistão, são impressionantes. …
Ler Conteúdo