Diário de Bordo

Em time que se está ganhando…

George Wachsmann

30 ago 2019, 11:17 (Atualizado em 30 ago 2019, 11:17)

Ouvi isso uma vez no Taekwondo (para quem não sabe prático essa arte marcial incrível há 3 anos e sou faixa vermelha) e depois fui descobrir que era um provérbio africano.

Você sabia que os jogadores de um dos maiores times de beisebol do mundo, os Yankees, não têm seus nomes em seus uniformes? Eles optaram por apenas seus números. Os Yankees percebem que este é um esporte coletivo e valorizam a importância do trabalho em equipe e da união.

Uma das características mais procuradas em profissionais atualmente é a capacidade (e inteligência emocional) que a pessoa tem para fazer parte de um time. No fim das contas, pessoas jurídicas (as empresas) são, antes de tudo, pessoas físicas. E isso é o que faz diferença. Best-sellers de gestão revelam estudos sobre a importância de trabalhar em grupo, e como os resultados exponenciais são alcançados quando várias cabeças trabalham em sintonia.

Nos investimentos, isso é ainda mais importante. As bagagens são complementares. Somam-se expertises para pensar melhor como administrar os recursos.

Queria hoje apresentar formalmente para vocês quem está por trás do time de gestão da Vitreo.

Quando desenhamos os fundos da Vitreo, primeiro buscamos inspiração nas carteiras teóricas dos relatórios da Empiricus. Depois realizamos todas as análises e diligências necessárias para avaliar as oportunidades de investimento e garantir o equilíbrio na composição da carteira, em busca da melhor rentabilidade.

db_15082019_img_01
Da esquerda para a direita: Cristian Prado, George Wachsmann, Rodrigo Knudsen e Daniel Santos.

Da esquerda para a direita: Cristian Prado, George Wachsmann, Rodrigo Knudsen e Daniel Santos.

Além do Patrick, que você já conhece (e tem uma longa experiência em gestão, especialmente em renda variável), junto comigo o Rodrigo Knudsen, o Cristian Prado e o Daniel Silva compõem o time de gestão da Vitreo.

Juntos cuidamos de toda a instrumentalização dos produtos, entre eles o Fundo PRP (lançado essa semana!)

db_15082019_img_01

Rodrigo L. Knudsen é engenheiro eletrônico pela Poli-USP, MBA pela FIPE/USP, designação CFA desde 2002.

Com 22 anos de experiência em alocação de ativos e recomendação de investimentos, trabalhou em asset managers, family offices e private banking no Brasil e no exterior. É credenciado na CVM como Administrador de Carteiras, com a certificação de gestores da ANBIMA (CGA).

O mais legal é que trabalhamos juntos no Unibanco, quando liderei minha primeira equipe de seleção de gestores e gestão de FoFs. Depois ele passou pela Private Bank do próprio Unibanco antes de ir para o family office da família Safra em Mônaco. Mais recentemente ele foi CIO do family office MP Advisors.

O Kiki é o nosso gênio maluco, professor das certificações financeiras CFA, CGA e CFP. Ele é casado com a Ana, tem 2 garotos e adora rock.

db_15082019_img_01

Cristian Prado é formado em Administração pelo Insper. Iniciou sua carreira na GPS, gestora de patrimônio pertencente ao banco suíço Julius Baer, atuando na área de investimentos. Adivinha? Lá ele começou como estagiário na minha equipe de seleção de gestores. De lá ele veio para a Vitreo em maio de 2019, para atuar como analista de fundos, auxiliando nossa equipe de investimentos.

db_15082019_img_01

Daniel Santos é CEA da ANBIMA, Certificação de Especialista em Investimentos. Ele é analista de investimento e liquidação. Possui mais de 12 anos de experiência no mercado, passando por bancos de investimento, corretoras e gestoras. Essa cara de bravo na foto é para mostrar o que ele faz. Ele é o nosso guardião. Ele cuida de todas as movimentações nos nossos fundos e fala o dia todo com as corretoras e os administradores.

Além deles, a Ana Racy, nossa advogada responsável pela área de Compliance, também nos ajuda no contato com os administradores, sempre que colocamos no ar um novo produto.

Você vão conhecer mais sobre eles daqui para frente. Nas próximas duas semanas o Kiki vai assumir a caneta do Diário de Bordo enquanto eu aproveito minha lua de mel (na volta eu conto mais sobre isso!).

Vitreo PRP FIM

Os objetivos mais comuns de quem investe atualmente são:

“Quero poder fazer o que eu quiser”…
“Quero poder me despreocupar com o futuro”…
“Quero viver sem fazer conta”…

Em outras palavras, o que essas pessoas desejam é alcançar a liberdade financeira.

Nos últimos anos a equipe de especialistas da Empiricus capitaneada pelo Rodolfo Amstalden se dedicou a desenvolver um programa de investimentos planejado, com foco na construção de riqueza no longo prazo. A ele foi dado o nome de Programa da Riqueza Permanente, ou PRP para os íntimos.

Esta carteira teórica ganhou vida em forma de fundo, combinando Renda Variável, Renda Fixa, Fundos Imobiliários e Proteções.

O próprio Rodolfo explicou tudo nesse material.

A partir de R$ 5.000, você acessa o instrumento mais simples e rápido para a sua liberdade financeira, sem abrir mão da segurança.

Atenção aos interessados: ele nasce já com uma parada técnica programada: Quando ela irá ocorrer? Quando o fundo atingir 150 milhões de reais de patrimônio líquido.

Mercados (mais) voláteis

Pois é. Eu de novo falando dos mercados.

Semana que o Kiki vai te contar em mais detalhes sobre o que anda acontecendo nos mercados e como nossos fundos estão se comportando no meio disso.

Por enquanto, quero acalmá-los. Os investidores mundo afora seguem preocupados em adivinhar se a desaceleração do crescimento das principais economias do mundo vai se transformar em uma recessão global.

Estados Unidos e China seguem na queda de braço da Guerra Comercial que só joga mais lenha nessa fogueira. Argentina segue ladeira abaixo e anunciou mais uma moratória da sua dívida.

Do nosso lado, o Congresso segue trabalhando na aprovação das reformas (previdência no Senado, administrativa e tributária) e a equipe econômica apresentou a pauta desejada de privatizações. Mas todos os holofotes foram para a Amazônia. A quesão do meio ambiente ganhou contorno global.

Resultado disso tudo? Juros para baixo, lá fora e aqui. Bolsas para, lá fora e aqui.

Manda um WhatsApp

Se você não consegue ler todas as mensagens de “bom dia” do grupo da família e ainda acompanhar seu grupo de amigos no WhatsApp, saiba que você não está sozinho(a).

Cria-se grupos para quase tudo: turma da pelada, pais e mães do colégio do filho, amigos de faculdade, outro “amigos de faculdade” para falar mal de um amigo da faculdade, e por aí vai… 

db_15082019_img_01

Segunda a pesquisa de mensageria no brasil, 68% dos usuários se comunicam com marcas pelo WhatsApp. Desse universo, 76% se comunicam com as marcas para tirar dúvidas e pedir informações, 61% querem receber suporte técnico, e 60% preferem receber promoções. O aplicativo está presente em 97% dos smartphones brasileiros, e 91% utilizam o canal todos os dias.

A  Vitreo  chegou a esse mundo.  

Valorizamos o seu tempo. E a sua comodidade. E pensando no que pode ser mais fácil e rápido pra você que a Vitreo está agora no whatsapp. A partir de hoje, você pode tirar as suas dúvidas a hora que for, diretamente do seu whatsapp.  

Conteúdos Relacionados

18 set 2024, 8:43

Mr. Powell, corte esses juros… e Sr. Castelo Branco suba esses juros…

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." Provérbio Africano

Ler Conteúdo

11 set 2024, 17:10

O amor perigoso dos investidores – Uma lição das finanças comportamentais

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." Provérbio Africano

Ler Conteúdo

29 ago 2024, 17:19

As rotas que saem de Jackson Hole

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." Provérbio Africano

Ler Conteúdo

22 ago 2024, 12:11

Os caminhos divergentes na política monetária: Brasil e EUA em direções opostas?

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." Provérbio Africano

Ler Conteúdo

14 ago 2024, 13:48

A batalha dos titãs econômicos: os Goldilocks vs Estagflação

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." Provérbio Africano

Ler Conteúdo

7 ago 2024, 14:24

A dança dos bancos centrais e a turbulência nos mercados globais

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." Provérbio Africano

Ler Conteúdo