Diário de Bordo

Energia lá e cá!

George Wachsmann

30 set 2021, 10:49 (Atualizado em 30 set 2021, 10:49)

A rotina de escrever o Diário de Bordo semanalmente é uma experiência e tanto.

O maior desafio é saber sobre o que escrever para depois ser criativo ao falar sobre o tema. E, nessa busca pelo assunto perfeito, que atraia a sua atenção, eu, vira e mexe, acabo esbarrando na procrastinação. Quando vou ver, já é quarta-feira à noite, e a página ainda está toda em branco!

Nas últimas edições, acabei abandonando um pouco do estilo storytelling (contação de histórias) para dar mais espaço ao mercado e tentar tornar mais palatável a travessia de um período de mais oscilação nos preços e resultados de seus investimentos.

Eu tento evitar só falar de crise e reverberar notícias ruins que você já deve receber por outros meios, mas tem vezes em que, confesso, fica difícil escapar. E esta semana parece ser mais uma dessas.

Ainda nem temos a resposta para a pergunta que levantei na semana passada, se a gigante Evergrande será ou não salva pelo governo chinês…

De lá para cá, a resposta parece ser sim, não e talvez. O governo diz que não vai ajudar, mas, enquanto a empresa tenta vender ativos para ir pagando seus compromissos de dívida, o próprio governo chinês injeta diariamente volumes expressivos de dinheiro na economia para manter a liquidez do mercado e minimamente garantir seu pleno funcionamento.

Enquanto esse imbróglio ainda causa repercussões, os mercados acionários seguem nervosos. As preocupações não são novas, mas as cores vão se acentuando.

db_img_01

O gráfico acima mostra os dias de alta (verde) e os de queda (vermelho) da Bolsa americana (S&P500). A queda da última terça (28) foi uma das piores do ano.

Deveríamos nos preocupar com a inflação que estamos vendo no mundo, em particular nos EUA? Essa parece ser a pergunta de trilhões de dólares.

O Fed, Banco Central americano, segue apostando na visão de que a alta dos preços é episódica, explicada pela demanda represada e pela interrupção nas cadeias de produção mundo afora causada pela pandemia.

Com a vacinação e gradual volta à normalidade, era de se esperar que tudo se ajustasse e que os preços voltassem, sem exigir uma atuação mais contundente da autoridade monetária americana.

Ontem (29), no encontro dos principais banco centrais do mundo (ECB europeu, Bank of Japan, Bank of England e o próprio Fed), a mensagem conjunta entre Powell e Lagarde foi nessa linha, de que a inflação é temporária.

Do outro lado da mesa, o mercado parece desconfiar dessa visão e segue medindo forças com o Fed a cada notícia nova.

A curva de juros americana subiu esta semana com os títulos curtos atingindo seu maior valor em 18 meses e o de 10 anos negociando acima de 1,5% (a “Selic” deles está ainda “zerada” desde o início da pandemia).

Parte da agitação desta semana vem da crise energética, que empurra para cima os preços globais de energia. O gás natural na Europa está parecendo bitcoin, com altas astronômicas nos últimos dois meses.

As energias renováveis, reféns da natureza, também estão sofrendo. Ventou pouco por lá, neste verão que termina. E, na prática, o mundo ainda depende dos combustíveis fósseis.

Não por acaso, o petróleo está em seu patamar mais alto dos últimos três anos. Esse movimento foi capturado por quem investiu no Vitreo Petróleo, que rendeu 16,5% desde seu início em 18/03/21 até 28/09, quase tudo só este mês. Veja só:

db_img_02

Energia nuclear também entrou na roda, mesmo com questionamentos da opinião pública. O urânio subiu ainda mais do que o petróleo nos últimos tempos. O Vitreo Urânio rendeu 39,8% desde seu início em 29/01/21 até 28/09, quase metade disso só este mês, como você pode ver no gráfico abaixo:

db_img_03

O Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura, descreveu de forma muito lúcida a questão energética em um texto publicado esta semana no Brazil Journal. Leitura fundamental para entender o quadro atual e a questão da transição energética de forma simples.

Respeito muito a opinião dele. Eu e o Felipe tivemos a honra de tê-lo como convidado em nosso Radio Cash. Clique aqui para conferir o episódio.

Aqui na Vitreo, estamos de olho nisso. Lançamos, no mês passado, o Vitreo Energia Limpa, apostando justamente nessa transição da matriz energética, que já está em curso.

Lançamos também o Vitreo Hidrogênio, baseado em outra frente desse tema, as fuel cells de hidrogênio. Enquanto Elon Musk faz pouco caso delas, a China parece olhar com carinho para essa alternativa energética. Eu aprendi muito sobre isso com um colega em Stanford, 21 anos atrás. Na época, parecia uma conversa futurística, misturando Carl Sagan com os Jetsons. Mas parece que o futuro chegou!

Você achou que só nós, no Brasil, estamos com problemas de energia com a nossa crise hídrica? Pois é, se enganou, meu bem… (já cantava o Erasmo Carlos…)

Falando em crise hídrica, em meio aos temores de apagões e impactos no PIB, recebi um SMS da Enel (a companhia elétrica que atende a minha área residencial), dizendo: “Identificamos um aumento de consumo em sua conta atual e constatamos, após análise, que está correto”. Recebi isso como um puxão de orelhas! E encaminhei para a família toda. Junto com eles, na segunda-feira (27) comemoramos a festa judaica de Shemini Atzeret, que entre outras coisas, celebra o início da temporada de chuvas na região do Mediterrâneo. Rezei para que um pouquinho dessas chuvas também venha para cá!

Como você viu ali em cima, indiquei um dos episódios do RadioCash para você, mas como de costume, toda semana temos um episódio novo. Esta semana já estamos no #37, e a convidada da vez foi Jeane Tsutsui, que é CEO do grupo Fleury. Em tempos de pandemia, o assunto saúde se tornou pauta em muitas rodas de conversa, e trouxemos isso para cá, fazendo, também, a conexão do assunto com o mercado de capitais.

Logo de início, já questionei Jeane sobre a mudança dela de carreira: ela não saiu do âmbito da Medicina, mas fez a transição da carreira médica para a carreira executiva. Já são 14 anos de experiência na gestão empresarial.

Além de contar um pouco da sua história, a CEO falou sobre o negócio, citando o ataque de hackers que o grupo sofreu e como isso se refletiu nos investidores, Jeane também comentou sobre como a pandemia refletiu nos negócios. Vale a pena conferir esse episódio.

Quero ouvir o RadioCash

Se você anda me acompanhando, viu também que nesta semana estou falando sobre as “6 gamecoins ao seu alcance”. Ainda não quero te dar muitos spoilers, mas estou gravando uma minissérie que vai ser gratuita e cheia de informação e conteúdo sobre esses ativos e sobre a oportunidade inédita de investir na tese de NFTs. Vai ao ar entre os dias 04 e 06 de outubro, se você quiser se inscrever é só clicar aqui.

E, por último, você deve ter visto que na semana passada o Copom aumentou a taxa Selic em 1%. A previsão que temos é de que nas próximas reuniões a taxa de juros continue aumentando. Toda semana o Gabriel Mallet, head de renda fixa aqui na Vitreo está buscando ótimos produtos de renda fixa no mercado para disponibilizar na plataforma. Acho que neste momento atual, a renda fixa está muito atrativa, então minha recomendação é que você fique de olho nas nossas comunicações porque pode surgir uma ótima oportunidade de aporte a qualquer momento.

Na semana que vem, teremos live do Carteira Universa para fazer aquela atualização de sempre sobre os mercados junto com Felipe Miranda e a equipe de analistas da Empiricus. Se quiser relembrar como foi o fundo no mês passado, confere aqui a última live e fique atento para não perder a próxima! Até lá!

#umfundopordia

Nesta semana, adicionamos um fundo e um plano de previdência à nossa prateleira que já conta com mais de 290 fundos, 50 opções de previdência e mais de 140 gestores. E, antes de me aprofundar nas novidades, quero reforçar que não há motivos para você não investir conosco. Além do cardápio completo, ainda oferecemos cashback nesses produtos.

Em previdência, a novidade é o Verde AM Long Bias 70 Icatu Prev FIE FIM. O fundo estava fechado e fará abertura pontual, começando nesta sexta-feira (01). Dependendo do ritmo de captação, o plano voltará a fechar para novos ingressantes.

Já em fundos, lançamos na prateleira o Compass ESG Credit Selection FICFIRF CrPr LP. Comandado por Alexandre Theoharidis, ex-Navi Capital, o produto tem como foco investir em renda fixa, sua premissa-chave são critérios ESG.

Além disso, vale mencionar que, em sua última publicação na Empiricus, Bruno Mérola indicou tanto o SPX Seahawk FICFIRF CrPr LP como o SPX Seahawk Global FICFIM CrPr na série Os Melhores Fundos de Investimentos.

Antes de investir, não deixe de ler o regulamento do fundo e seus fatores de risco e verifique se o investimento está em linha com o seu perfil.

Pergunte ao Jojo

Pergunta 1

db_img_04

Pode ficar no FoF SuperPrevidência original. Eles têm carteiras iguais, mas o original tem uma taxa de administração menor por ter sido nosso primeiro produto. Apesar de ele estar fechado para aplicação de novos investidores, os antigos podem continuar aportando.

Pergunta 2

db_img_05

Ainda não. Mas é uma excelente ideia!

Pergunta 3

db_img_06

A tese é de longo prazo e continua a mesma. Positiva. E os investimentos também devem focar o longo prazo e o seu resultado julgado em períodos longos. Abaixo, mostramos um gráfico com os retornos de períodos de investimento de 252 dias, isto é, de quem ficou com o investimento por um ano. Apesar de Retornos passados não garantirem retornos futuros, todos tiveram rentabilidade positiva.

img_db_07

Fonte: Quantum Axis

Pergunta 4

db_img_08

No longo prazo, a perspectiva de retorno do FoF Superprevidência é bem maior do que a inflação! Na verdade, seu objetivo é bater o CDI, que, por sua vez, bate a inflação em prazos longos. Portanto, não se preocupe, pois o seu poder de compra não será diluído.

Pergunta 5

db_img_09

O fundo investe perto de 100% da sua carteira em ações brasileiras, que devem apresentar bons retornos assim que o mercado acionário do país reverter suas quedas.

Calendário de IPOs e Follow On

Confira os IPOS mais quentes do mercado e que já se encontram disponíveis para você fazer sua reserva na plataforma da Vitreo.

FARM11 – Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas AgroIndustriais Santa Fé Terra Mater – FIAGRO – Segmento Agro

Investimento mínimo: R$ 1mil
Reservas até: 01/10/2021
Bookbuilding:: 04/10/2021
Início da negociação: 31/12/2021
Liquidação: 07/10/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$ 100

Quero investir

EESG3 – Environmental ESG Participações S.A (Ambipar)

Investimento mínimo: R$ 3mil
Reservas até: 01/10/2021
Bookbuilding:: 07/10/2021
Início da negociação: 11/10/2021
Liquidação: 13/10/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$ 15,50 a R$ 20,50

Quero investir

EESG1 – Environmental ESG Participações S.A [AMBP3] – Exclusivo para Acionistas – Follow On

Investimento mínimo: 1 cota
Reservas até: 01/10/2021
Bookbuilding:: 07/10/2021
Início da negociação: 11/10/2021
Liquidação: 13/10/2021
Faixa Indicativa de Preço: Não definido

Quero investir

COMR3 – COMERC Participações S.A.

Investimento mínimo: R$ 3mil
Reservas até: 07/10/2021
Bookbuilding:: 08/10/2021
Início da negociação: 13/10/2021
Liquidação: 14/10/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$ 16,87 a R$ 18,56

Quero investir

BLCP13 – BlueCap Renda Logística Fundo de Investimento Imobiliário (Follow On)

Investimento mínimo: 10 cotas
Reservas até: 08/10/2021
Bookbuilding:: 11/10/2021
Início da negociação: 26/10/2021
Liquidação: 14/10/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$ 85,18

Quero investir

BLMC11 – 2ª emissão BluemaCaw Crédito Imobiliário – FII – Títulos e Valores Mobiliários

Investimento mínimo: 53 cotas
Reservas até: 11/10/2021
Bookbuilding:: 14/10/2021
Início da negociação: 19/10/2021
Liquidação: 19/10/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$ 100

Quero investir

XPCA11 – XP Crédito Agrícola – FIAGRO – Cadeias Produtivas Agroindustriais Imobiliário

Investimento mínimo: 1000 cotas
Reservas até: 18/10/2021
Bookbuilding:: 19/09/2021
Início da negociação: 14/04/2021
Liquidação: 22/10/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$ 10

Quero investir

JSAF11 – 1ª emissão JS Ativos Financeiros – FII

Investimento mínimo: 10 cotas
Reservas até: 20/10/2021
Bookbuilding:: 22/10/2021
Início da negociação: 04/11/2021
Liquidação: 27/10/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$ 100

Quero investir

BIME11 – 1ª emissão Brio Multiestratégia – FII – Híbrido

Investimento mínimo: R$ 10
Reservas até: 25/10/2021
Bookbuilding:: 26/10/2021
Início da negociação: 28/04/2021
Liquidação: 29/10/2021
Faixa Indicativa de Preço: R$ 10

Quero investir

Lembrando que, antes de fazer sua reserva, é importante ler o prospecto preliminar da oferta, em especial a seção “fatores de risco” e verificar se o investimento está em linha com o seu perfil.

Um abraço,

Conteúdos Relacionados

26 nov 2024, 18:05

Bessent e (um possível) novo rumo da Economia Global (e porque isso é bom para a Bolsa Brasileira)

A rotina de escrever o Diário de Bordo semanalmente é uma experiência e tanto. O maior desafio é saber sobre o que escrever para depois ser criativo ao falar sobre o tema. E, nessa busca pelo assunto perfeito, que atraia a sua atenção, eu, vira e mexe, acabo esbarrando na procrastinação. Quando vou ver, já …

Ler Conteúdo

19 nov 2024, 19:52

É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo

A rotina de escrever o Diário de Bordo semanalmente é uma experiência e tanto. O maior desafio é saber sobre o que escrever para depois ser criativo ao falar sobre o tema. E, nessa busca pelo assunto perfeito, que atraia a sua atenção, eu, vira e mexe, acabo esbarrando na procrastinação. Quando vou ver, já …

Ler Conteúdo

13 nov 2024, 9:13

A eleição de Donald Trump, Stanley Druckenmiller, os 6.000 pontos do S&P 500 e os US$ 89.000 do Bitcoin

A rotina de escrever o Diário de Bordo semanalmente é uma experiência e tanto. O maior desafio é saber sobre o que escrever para depois ser criativo ao falar sobre o tema. E, nessa busca pelo assunto perfeito, que atraia a sua atenção, eu, vira e mexe, acabo esbarrando na procrastinação. Quando vou ver, já …

Ler Conteúdo

30 out 2024, 11:08

O enigmático sorriso do mercado

A rotina de escrever o Diário de Bordo semanalmente é uma experiência e tanto. O maior desafio é saber sobre o que escrever para depois ser criativo ao falar sobre o tema. E, nessa busca pelo assunto perfeito, que atraia a sua atenção, eu, vira e mexe, acabo esbarrando na procrastinação. Quando vou ver, já …

Ler Conteúdo

23 out 2024, 10:54

O CDI e a armadilha do barqueiro

A rotina de escrever o Diário de Bordo semanalmente é uma experiência e tanto. O maior desafio é saber sobre o que escrever para depois ser criativo ao falar sobre o tema. E, nessa busca pelo assunto perfeito, que atraia a sua atenção, eu, vira e mexe, acabo esbarrando na procrastinação. Quando vou ver, já …

Ler Conteúdo

15 out 2024, 19:14

A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)

A rotina de escrever o Diário de Bordo semanalmente é uma experiência e tanto. O maior desafio é saber sobre o que escrever para depois ser criativo ao falar sobre o tema. E, nessa busca pelo assunto perfeito, que atraia a sua atenção, eu, vira e mexe, acabo esbarrando na procrastinação. Quando vou ver, já …

Ler Conteúdo