Diário de Bordo

Jojo da Empiricus

George Wachsmann

14 abr 2022, 15:43 (Atualizado em 14 abr 2022, 15:43)

Certa vez, durante uma entrevista, um jornalista me perguntou qual era o diferencial da Vitreo.

A pergunta buscava uma explicação para o crescimento da Vitreo, que chamava a atenção do mercado à medida que atraía mais e mais clientes.

Pensei um pouco e respondi separadamente sobre cada uma das 3 áreas de negócios da Vitreo: a Gestora, o Wealth e a DTVM.

O diferencial da Gestora é explícito. Inspirado nos relatórios na Empiricus, a maior casa de research independente do Brasil, conseguimos trazer para os investidores inúmeras oportunidades de investimento. Hoje são mais de 85 fundos, muitos deles pioneiros. Arrisco dizer que se juntarmos a gestão da Vitreo com a análise da Empiricus temos uma das mais robustas equipes de gestão do país. Para você ter uma ideia, hoje investimos em mais de 800 ativos distintos, provavelmente um recorde entre todas as gestoras do país. Se você me acompanha nos últimos anos, já deve ter ouvido eu dizer que a Vitreo é a impressora 3D da Empiricus. Aqui damos vida às ideias que estão em seus relatórios.

O diferencial da área de Wealth é muito parecido. Oferecer aos clientes um serviço de gestão de patrimônio alinhada com um modelo de remuneração transparente e com o suporte do time de gestão da Vitreo e da força da análise da Empiricus é, sem dúvida, uma proposta muito atraente. Não por outro motivo, em pouco mais de 1 ano, mais de 100 clientes já contrataram os nossos serviços de Wealth.

A resposta sobre o diferencial da DTVM é dupla. Na DTVM você encontra, com facilidade, a maioria dos produtos recomendados pela Empiricus, como se fosse uma “loja” dos produtos indicados. É também uma corretora ágil, moderna, sem custo de corretagem, com linguagem simples. E a Vitreo DTVM é assim, porque foi construída seguindo exatamente o modelo que a Empiricus sempre pregou em seus relatórios quando analisava as plataformas do mercado. Se você conhece o mercado imobiliário, já deve ter ouvido falar em “built-to-suit”. Assim é a Vitreo, ela foi criada para atender a lista de exigências que a Empiricus criou para seus clientes.

Se você leu com atenção os parágrafos acima, deve concordar comigo que, se eu tivesse que resumir tudo em uma só palavra, o mínimo denominador comum, o diferencial da Vitreo é, e sempre foi, a Empiricus.

Quer mais algumas indicações disso?

Em outubro de 2020, em um Diário de Bordo intitulado “Expectativa/Realidade” quando contava sobre a união da Vitreo com a Empiricus, eu fui bem claro ao dizer que a Vitreo “nasceu com uma clara sinergia com a Empiricus”.

Em maio do ano passado, em outro Diário de Bordo intitulado “O sonho aconteceu”, eu contei como a Vitreo, ao menos para mim, “havia nascido” após um almoço com o Felipe Miranda, em 2017.

Ouvi atentamente as dores que os assinantes da Empiricus tinham para conseguir executar as recomendações contidas em seus relatórios, e, buscando resolvê-las, rascunhamos A Vitreo. “Ele obcecado em levar as melhores ideias de investimento para o investidor pessoa física e eu querendo democratizar o acesso às melhores oportunidades de investimento”.

Bom, mas por que estou trazendo essa conversa, hoje?

Porque nesta semana, em matéria amplamente divulgada na mídia, anunciamos que, em breve, vamos consolidar nossas marcas em uma só marca: Empiricus Investimentos.

Essa marca engloba o research, a gestora, a corretora e o serviço de Wealth Management.

Como disse acima, a ideia de unir Vitreo e Empiricus buscava formar uma estrutura que oferecesse uma alternativa material ao monopólio das indicações conflitadas, desalinhadas do real interesse do cliente.

Como todos sabem, precisávamos de uma empresa que permitisse ao investidor uma experiência fechada, toda dentro de casa, passando pela informação, análise, recomendação e execução, sem que o investidor voltasse ao ambiente conflitado para implementar essa experiência. Haveríamos de chegar até o “last mile”, para evitar que, novamente, mesmo munido de informação, o investidor voltasse a ser corrompido ao ouvir o canto da sereia.

A Empiricus é vista como uma voz independente, uma empresa que tem a coragem de falar.

A opinião independente da Empiricus, sustentada exatamente pelo assinante, é a essência de nossa credibilidade.

A Empiricus apresentou e promoveu novas experiências neste mundo. Mais eletrizantes.

Uma rebeldia que desafia o status quo, convidando a desmontar um mercado financeiro fechado e corporativista.

A Empiricus Investimentos é isso: uma casa completa, robusta, orientada pelo maior e melhor research voltado à pessoa física do Brasil, minimizando a todo tempo o conflito de interesses, e oferecendo acima de tudo taxas e produtos verdadeiramente adequados ao cliente.

Antes de terminar, vale um recado. Após o anúncio, algumas pessoas me perguntaram, diretamente ou pelas mídias sociais, como ficam as coisas com essa mudança, o que eu vou fazer, ou até se eu continuo por aqui.

Podem ficar sossegados. Eu continuo aqui. Eu, o Kiki, todo o time de gestão, o Monteiro e o time de Wealth, o Dani e os incansáveis do back-office, o Guto como porta-voz da gestora, o Mallet e o time da renda Fixa, o Marcel e o time de RV, assim como todo o nosso time.

Tenho certeza de que para você, que me acompanha nessa jornada nos últimos quase 4 anos, nada disso é surpresa … a Vitreo sempre foi Empiricus Investimentos e o Jojo da Vitreo, agora é o Jojo da Empiricus.

Novidades da Prateleira de Fundos

A semana contou com dois lançamentos na prateleira de fundos.

Reabrindo sua estratégia em small caps, a Tarpon iniciou, na última segunda, o Tarpon GT 90, que busca empresas líderes de mercado com boa gestão.

Outra novidade foi o Empírica Lótus IPCA, que é focado em crédito estruturado atrelado à inflação.

Sempre bom lembrar que esses e outros fundos possuem cashback e você pode aproveitar deste benefício tanto em novos aportes como em portabilidades.

Pergunte ao Jojo

Pergunta 1

db_img_01

Olá

Primeiramente, muito obrigado pelas sugestões. Estamos sempre ouvindo nossos clientes para melhorias e/ou novos produtos. Inclusive muitos dos que já saíram do forno vieram de ideias de vocês.

No caso da sua dúvida, o que vale é o cliente final. Portanto, não seria possível os menores de idade investir em fundos qualificados, exceto se eles já tiverem mais de R$ 1 milhão de investimentos em seus nomes.

Pergunta 2

db_img_02

Olá

De fato, não fazemos mais cartas semestrais. Após atingirmos quase 100 fundos, ficou inviável tal empreitada. Mas gravamos mensalmente um vídeo falando da rentabilidade de todos nossos fundos e as alterações feitas durante o mês.

A gestão tem sido ativa como sempre. A equipe do relatório Melhores Fundos da Empiricus tem feito ajustes sempre que necessário. Os mercados não colaboraram para o resultado em 2021, com a forte queda do Ibovespa, mas já estamos colhendo bons resultados em 2022.

Semana da Renda Variável

Eu preciso te dar um recado que também pode ser uma excelente oportunidade para quem souber aproveitar. De segunda a quarta-feira (de 18 a 20 de abril), vamos realizar aqui na Vitreo a “Semana da Renda Variável”. Nestes dias, você terá acesso a uma série de benefícios e condições especiais, além de lives com gestores, traders e especialistas em ações.

Já anote em sua agenda pra não esquecer e fique atento ao seu e-mail, enviaremos todos as informações por lá. O evento começa na segunda-feira (18).

Um abraço,

Conteúdos Relacionados

9 abr 2025, 11:23

Radioactive: o mercado em estado de mutação

“I’m waking up, I feel it in my bones, enough to make my system blow…”(Imagine Dragons) Poucas canções traduzem melhor o sentimento do mercado nesta semana do que Radioactive. A letra soa como o despertar em um mundo pós-apocalíptico, em que algo invisível — porém fatal — paira no ar. Assim estão os investidores: contaminados …

Ler Conteúdo

3 abr 2025, 9:55

Uncharted: a busca pelo ativo supremo

“People call it an insurance policy. I call it a very expensive insurance policy…”Jeremy Siegel “Greatness from small beginnings.” É esse o lema estampado no anel de Sir Francis Drake, que Nathan Drake carrega pendurado no pescoço ao longo de Uncharted. A série — tanto no jogo quanto no cinema — gira em torno da …

Ler Conteúdo

20 mar 2025, 9:56

Escorregadio quando molhado

Escorregar no chão molhado é uma experiência quase inevitável ao longo da vida. Depois do primeiro tombo, algumas pessoas passam a ser mais cautelosas e reduzem bruscamente sua velocidade quando voltam a estar nessa situação; outros, por sua vez, não se importam e caem repetidas vezes. Por fim, há aqueles que aprendem a pisar no …

Ler Conteúdo

12 mar 2025, 13:53

A dor do curto prazo

Depois de dois anos extremamente favoráveis para as ações americanas (as de tecnologia em especial), o sentimento positivo começou a ser posto à prova. Tal qual em outros ciclos, uma série de fatores exógenos ao setor foi responsável por deflagrar uma correção abrupta dos preços e forçar a mão dos investidores. Com o vento de …

Ler Conteúdo

20 fev 2025, 9:38

O início de uma nova ERA

“— Papai, estava querendo saber mais sobre o Tiranossauro Rex e a vovó falou para procurar na Barsa…o que é isso?— Ah filho, isso é uma enciclopédia. É onde fazíamos nossas pesquisas quando éramos crianças! É um livro bem grande cheio de informações…— Eu sei papai… eu descobri rapidinho…— Você procurou no Google?— Hã? Não …

Ler Conteúdo

23 jan 2025, 9:08

300 milhões de assinantes

Em meio a euforia provocada pelo início do governo Trump e a sua centena de ordens executivas — voltarei ao tema mais à frente —, a temporada de resultados trimestrais nas Bolsas americanas vem ganhando tração. E ontem, foi a vez da Netflix mostrar mais uma vez o poder do seu (renovado) modelo de negócios. …

Ler Conteúdo