Diário de Bordo
Migrar é preciso, mas aqui você pode chegar e ficar…
Durante suas aulas de ciências, biologia, pesquisas na internet ou mesmo assistindo a programas de televisão ou documentários, você já deve ter-se deparado com a forte relação que temos com a natureza e como o nosso comportamento se assemelha ao dos animais.
Acho esse tema interessantíssimo.
Entender o comportamento humano sempre foi algo complexo e encantador.
Existem diversas linhas de pensamento e muitos estudiosos, mas sempre que vejo a relação dos humanos com os animais fico mais surpreso, mais impressionado e ainda mais curioso por todo esse universo.
Sempre gostei de fazer analogias e usar metáforas para explicar as coisas.
As analogias aguçam o imaginário, nos mostram outra perspectiva sobre o que estamos falando e também nos ajudam a entender melhor quando um tema é um pouco mais complexo – como é o caso dos investimentos.
Enquanto muitos buscam o caminho das palavras rebuscadas como uma necessidade de autoafirmação, eu sempre procuro ir pelo caminho mais simples, mais fácil e que todos à minha volta possam entender.
É muito prazeroso perceber como as pessoas se sentem bem e mais inteligentes por passarem a compreender um assunto que antes não era tão bem entendido.
Indo por essa linha de comportamento humano, mundo animal e analogias, me veio à mente o processo migratório dos animais. Várias espécies de pássaros, insetos, peixes e mamíferos migram de um lugar para outro quando têm alguma necessidade, seja a busca de condições ambientais favoráveis como clima ou alimentos, ou mesmo para reprodução.
Para o processo migratório, os animais utilizam um eficiente mecanismo de orientação. Através da “bússola natural ou interna”, os pássaros, por exemplo, sabem exatamente para onde devem ir e por onde se guiar.
Você se lembra quantas vezes na vida já teve um “movimento migratório”? E aqui eu contemplo uma mudança, de forma geral.
Pode considerar o que for relevante para você: mudança de casa ou apartamento, mudança de emprego, de carro, de namorado ou namorada…
Não importa o que você tenha pensado, pois, no final das contas, o objetivo era uma condição melhor, algo mais vantajoso, com mais benefícios, maior satisfação…
Sendo mais específico, ou mesmo mais técnico – e trazendo aqui para o nosso assunto -, o que é uma portabilidade senão um processo de mudança em que informações e dados são mantidos?
Assim como a troca de casa, em que você leva consigo seus móveis. Assim como uma troca de namorado ou namorada, que você leva quem você é, a sua essência. Assim como uma troca de emprego, em que você leva seus aprendizados e experiências.
Assim como nos investimentos, quando você tem um fundo de investimento em uma plataforma, mas identifica que outra plataforma supre todas as suas necessidades e ainda entrega mais benefícios e maiores possibilidades de ganho, nada mais lógico e até natural do que trocar de plataforma.
No caso dessa “outra plataforma”, me refiro à Vitreo, a plataforma mais barata do mercado e a única com política de cashback sem conflito de interesses.
Com a nossa nova funcionalidade você pode transferir os seus fundos de outras plataformas de investimento direto para a nossa, sem ter que resgatar.
Inclusive aqueles fundos que estão fechados para novos aportes.
Nossa política de cashback elimina o conflito de interesses na fonte.
Com essa política, a Vitreo recebe, no máximo, 0,20%. Todo o excedente do rebate vai para você em forma de cashback, líquido de impostos.
Assim, a Vitreo não ganha mais nem menos por indicar a você um ou outro fundo, dessa forma impossibilitando qualquer chance de conflito de interesses, presente na maioria das plataformas de investimento.
Se seus fundos de investimento já estão na Vitreo, parabéns! Se você ainda tem um ou mais fundos de investimentos em outras plataformas, lembre-se de que migrar é preciso, mas aqui você pode chegar e ficar!
Faça a sua portabilidade e seja bem-vindo(a)!
Portabilidade de fundos: passo-a-passo
Uma das grandes novidades da semana ficou por conta da portabilidade de fundos que você tem em outras plataformas para a Vitreo.
Se você tem um fundo de investimento em outra corretora ou banco, mas deseja trazer para a Vitreo, a plataforma mais barata e única com uma política de cashback que elimina o conflito de interesses na fonte, agora isto é possível e muito fácil!
Preparei um passo-a-passo para você ver como é simples, rápido e autoexplicativo.
Primeiro você escolhe o fundo no qual você já investe em outra plataforma e do qual quer transferir as cotas.
Nessa primeira tela, após selecionar o fundo, você tem a opção de fazer portabilidade ao clicar no botão de cor cinza, “cotas”.
Ao clicar nesse botão, a segunda tela aparecerá para você. Nela, você precisa escolher em qual instituição está o fundo que você deseja fazer a portabilidade, incluir o seu código de investidor (normalmente o número da sua conta nessa outra instituição) e escolher se deseja fazer a portabilidade total ou parcial (nesse caso precisa informar qual o número de cotas que deseja transferir).
Depois disso, aperte em “Confirmar”
Na próxima tela você verá as etapas seguintes para continuar o processo de portabilidade: Abertura do Processo, Envio ao Administrador, Transferência de Cotas e Atualização de saldo.
Ao clicar em ”Confirmar”, você verá que o processo foi iniciado e outras etapas serão solicitadas.
- Você precisa baixar a carta e assinar como investidor.
- Depois disso você precisa enviar a carta para a instituição onde suas cotas estão hoje. Algumas instituições aceitam o upload da carta na área logada, outras pedem que você envie por e-mail ou correio. Você deverá entrar em contato com a instituição para confirmar o procedimento.
Vale lembrar que o processo da Vitreo só se inicia quando a corretora de origem nos confirma seu código de investidor e nos encaminha os arquivos necessários para o processamento da portabilidade.
Em seguida, a Vitreo fará contato com o gestor e distribuidor do fundo em questão para confirmação dos dados e efetivação da transferência.
Sugerimos que você acompanhe o processo – que leva apenas alguns dias e siga as instruções.
Com o processo concluído, você verá as últimas duas imagens abaixo, que indicam as seções “Minha Carteira” e “Transferência de Cotas”.
Nelas você poderá conferir que tudo foi realizado com sucesso.
Dito isso, seja bem-vindo(a) à Vitreo!
Impactos das eleições nos EUA
As eleições norte-americanas trouxeram bastante volatilidade aos mercados, conforme era amplamente esperado.
Após cair 5,6% na última semana de outubro, o S&P 500 sobe 4 dias seguidos em novembro, acumulando uma alta acima de 7% e se aproximando ao recorde histórico de pontos do índice, atingido no começo de setembro. (fonte: Bloomberg)
E a eleição continua indefinida, com Biden tendo uma leve vantagem até o momento.
O movimento do mercado pode ser explicado por algumas razões (se é que existe alguma lógica nos movimentos históricos das últimas eleições):
(A) O cenário de médio/longo prazo era positivo independentemente do vencedor, logo o mercado pode ter pulado a etapa de incerteza no curto prazo.
(B) É um movimento técnico, dado que o mercado já tinha se desalavancado (desfeito suas posições), aumentando o caixa e diminuindo fortemente o risco das posições, antes das eleições.
(C) A eleição caminha para um Congresso dividido, com o Senado Republicano e a Câmara Democrata, o que é visto como “moderador” para medidas extremas, tanto de um lado quanto de outro.
Dito isso, a demora da apuração e/ou contestação permanente por Trump, no caso de derrota, pode fomentar ainda mais as manifestações que acontecem pelos Estados Unidos e trazer uma realização de curto prazo nas Bolsas.
O Tech Asia está de volta: a partir de amanhã, estará aberto para captações
Como você já deve saber, o motivo pelo qual decidimos fechar o fundo para novas captações na semana passada foi única e exclusivamente por uma medida protetora para os clientes que tinham entrado no fundo até o momento do envio da oferta da Vitreo para a participação no IPO do Ant Group.
Se continuássemos captando no intervalo entre o envio da nossa oferta e o IPO, a rentabilidade seria diluída. A ideia era reabrir o fundo após o início da negociação das ações do Ant Group.
Como o IPO foi suspenso e ainda não temos uma informação oficial sobre uma eventual nova data – e entendemos que isso ainda pode levar algum tempo – decidimos reabrir o Tech Asia (link) para novos aportes.
Voltaremos a analisar a oportunidade de investir no Ant Group tão logo a situação do IPO se resolva.
Enquanto isso, não custa repetir: o investimento no Tech Asia é de longo prazo e o propósito do fundo não é exclusivo para o IPO. O fundo já investe em 10 empresas de tecnologia do continente asiático – que tem demonstrado boa performance desde a abertura – e ampliaremos nossas posições com a devolução do dinheiro que foi alocado no IPO.
Além disso, o desenrolar das eleições americanas (conforme detalhei acima) tem sido benéfico para as empresas de tecnologia nos EUA e no mundo todo.
Vários Spoilers: Games, Redução de mínimos na previdência e finalmente, o Cripto Metals
Gosto tanto de spoilers que resolvi soltar três de uma vez só!
Spoiler 1: Estou na dúvida se o primeiro spoiler vai alegrar mais a grande parcela dos investidores que sempre nos perguntam sobre um fundo para games ou o nosso glorioso Kiki, que é fã de carteirinha dos games.
Apesar do lado lúdico, investir em games é para “gente grande”. O setor é um dos maiores do mundo e vem crescendo ano após ano. Segundo dados da Newzoo, o setor cresce em média 10% ao ano, teve uma receita de US$ 148 bilhões em 2019 e mais de 2,4 bilhões de jogadores globais.
Se isso já bastou para lhe interessar, aguarde novas informações sobre o Vitreo Games.
Spoiler 2: Você sabe da regra do PGBL para a previdência? Se não, é a seguinte: se você faz a declaração completa do seu Imposto de Renda, você pode ter uma redução de imposto já na declaração do próximo ano. Para isso, basta você investir até 12% da sua renda tributável anual (salário, pensão etc) em uma previdência do tipo PGBL.
O tamanho da surpresa que você terá na hora de receber a restituição, no ano seguinte, vai fazer o seu “eu” do futuro agradecer de joelhos o seu “eu” do passado.
E a Vitreo veio para facilitar isso, porque, na semana que vem, todos os nossos planos de previdência terão aportes mínimos reduzidos. Todos os nossos planos de previdência com aportes a partir de R$ 1.000 (ou contribuições mensais de apenas R$ 100)!
Se você não tem uma previdência do tipo PGBL, vai ficar muito fácil abrir uma nova. Se já tem, não esqueça de investir na mesma até 12% da sua renda tributável.
Se você não se enquadra na regra do PGBL, sem problema. Você pode começar seu plano de previdência com a gente, investindo em um dos nossos VGBLs.
Presente de fim de ano antecipado! Não perca essa oportunidade.
Spoiler 3: Por último e não menos importante, na próxima terça, dia 10, finalmente entram em vigor as mudanças no CriptoMoedas Light, aprovadas na assembleia em 07/10.
Com isso o fundo, aberto para todos os investidores, passa a se chamar Cripto Metals Blend, e a sua carteira passa a combinar criptomoedas com metais preciosos, um verdadeiro “combo” de reserva de valor, através dos nossos fundos temáticos. A união da proteção mais conhecida, antiga e escassa (o ouro), outros metais (como a prata) e as criptomoedas, o ativo mais moderno, considerado o “ouro digital”.
A moeda que promete revolucionar o dinheiro no mundo e que tem em 2020 o ano de compra pelos grandes players do mercado global.
O fundo de CriptoMoedas sobe mais de 100% desde o seu início, em 28/02. O fundo de ouro sobe mais de 60% em 2020. Imagine a combinação dos dois…
De fato, um único fundo que lhe possibilita tudo ao mesmo tempo. Invista já!
Fique atento ao seu e-mail e aos nossos canais para mais informações sobre as novidades da próxima semana!
#umfundopordia
Iniciamos a terça-feira com o lançamento de dois fundos disponibilizados pela Forpus – a gestora que foi fundada em 2014, focada, inicialmente, em renda variável, e que este ano iniciou a distribuição de um novo fundo multimercado, Forpus Multiestratégia FICFIM, disponível para aplicação a partir de R$1.000, que visa investir em distintas classes, como câmbio, commodities, Criptoativos, entre outros.
Também disponibilizamos o Forpus Ações FICFIA, carro-chefe da casa, que visa seguir uma análise top-down setorial, acompanhando o cenário político e macroeconômico para decidir em que setor investir. Esse, está fechado para novas aplicações, porém é possível aproveitar a nova funcionalidade da portabilidade.
Já na quarta-feira, disponibilizamos o Hogan Absoluto FICFIM, cuja gestora possui mais 15 anos de história e uma equipe que trabalha com sinergia durante todo esse período. O foco é renda variável, investindo em ações latino-americanas, para gerar retornos absolutos e consistentes no longo prazo.
Dando prosseguimento, na quinta-feira, subimos o fundo Man AHL Target Risk USD FICFIM IE, e, seguindo a tese de nossos fundos, optamos por lançar o produto sem hedge cambial, possibilitando que a exposição ao dólar, no longo prazo, gere retorno aos investidores junto aos retornos do fundo, que foca em quatro classes de ativos globais: ações, juros, inflação e crédito.
Por fim, encerrando a semana, serão lançados os fundos da Novus Capital, uma gestora criada no final de 2018, que utiliza ferramentas digitais para apresentar suas ideias e promover seus produtos e estratégias. Um dos lançamentos corresponderá ao Novus Capital Institucional FICFIM, que investe em 4 distintas classes de ativos: juros, câmbio, bolsa e títulos públicos. Enquanto isso, o Novus Capital Macro FICFIM é um multimercado que se apresenta como uma opção para quem busca diversificação de investimentos, com um portfólio composto por alocações em renda fixa, renda variável, commodities e moedas.
Como foram os mercados e nossos fundos
Você estava acostumado(a) a ler, na primeira edição de cada mês do Diário de Bordo, um relatório sobre como foram os mercados e também os nossos fundos. A partir de hoje, decidimos fazer diferente e enviaremos de forma separada.
Para ter acesso aos dois relatórios, basta clicar no botão abaixo.Clique aqui
Pergunte ao Jojo
Bom dia! Veja o passo-a-passo no começo deste Diário de Bordo!
Abraços
Boa noite. Ou seria bom dia? O fundo Tech Asia, desde seu início, aplica em diversas ações de tecnologia da região, inclusive na Alibaba, que tem 33% de participação no Ant Group. O fundo não foi criado exclusivamente para entrar neste IPO. O caixa, de 20%, que estava sendo guardado para a aplicação no Ant Group já está sendo realocado em outras empresas. Quando o IPO for retomado, traçaremos novamente nossa estratégia.
Olá, tudo bem por aqui. O efeito do adiamento do IPO no Tech Asia foi quase nulo. Perdemos apenas uma oportunidade adicional para remunerar o fundo com o IPO do Ant Group. Algumas empresas nas quais o Tech Asia já estava investido sofreram um pouco com a notícia, principalmente Alibaba, mas a maioria se recuperou rapidamente. O fundo, no final, teve uma rentabilidade positiva, devido ao bom humor com as eleições norte-americanas.
Live da semana com presente especial
Ontem foi um dia muito especial. A nossa parceira, Empiricus, completou 11 anos de vida e claro, também foi dia de Live!
Recebi Bruno Mérola e Felipe Arraes, da equipe do relatório “Os Melhores Fundos de Investimento”, que inspira alguns dos nossos fundos, como o FoF Melhores Fundos e os FoF SuperPrevidência 1 e FoF SuperPrevidência 2.
Inevitavelmente, falamos de mercado, eleições americanas e do desempenho dos fundos que seguem inspiração nos relatórios comandados por Mérola e Arraes.
E agora, o presente especial. Você viu que comecei esse diário falando sobre a portabilidade de fundos, e se você, cliente Vitreo, tiver um fundo de investimento em outra plataforma e fizer a portabilidade para cá, vai ganhar um ano de assinatura do relatório da Empiricus “Os Melhores Fundos de Investimento”!
E se você já for assinante, não se preocupe, vai receber mais um ano de presente!
Também falamos disso na Live. Como você pode ver, a Live teve muito papo. Caso você não tenha assistido, recomendo que clique aqui e confira tudo o que rolou.
Um abraço,
Conteúdos Relacionados
19 nov 2024, 19:52
É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo
Durante suas aulas de ciências, biologia, pesquisas na internet ou mesmo assistindo a programas de televisão ou documentários, você já deve ter-se deparado com a forte relação que temos com a natureza e como o nosso comportamento se assemelha ao dos animais. Acho esse tema interessantíssimo. Entender o comportamento humano sempre foi algo complexo e …
Ler Conteúdo13 nov 2024, 9:13
A eleição de Donald Trump, Stanley Druckenmiller, os 6.000 pontos do S&P 500 e os US$ 89.000 do Bitcoin
Durante suas aulas de ciências, biologia, pesquisas na internet ou mesmo assistindo a programas de televisão ou documentários, você já deve ter-se deparado com a forte relação que temos com a natureza e como o nosso comportamento se assemelha ao dos animais. Acho esse tema interessantíssimo. Entender o comportamento humano sempre foi algo complexo e …
Ler Conteúdo30 out 2024, 11:08
O enigmático sorriso do mercado
Durante suas aulas de ciências, biologia, pesquisas na internet ou mesmo assistindo a programas de televisão ou documentários, você já deve ter-se deparado com a forte relação que temos com a natureza e como o nosso comportamento se assemelha ao dos animais. Acho esse tema interessantíssimo. Entender o comportamento humano sempre foi algo complexo e …
Ler Conteúdo23 out 2024, 10:54
O CDI e a armadilha do barqueiro
Durante suas aulas de ciências, biologia, pesquisas na internet ou mesmo assistindo a programas de televisão ou documentários, você já deve ter-se deparado com a forte relação que temos com a natureza e como o nosso comportamento se assemelha ao dos animais. Acho esse tema interessantíssimo. Entender o comportamento humano sempre foi algo complexo e …
Ler Conteúdo15 out 2024, 19:14
A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)
Durante suas aulas de ciências, biologia, pesquisas na internet ou mesmo assistindo a programas de televisão ou documentários, você já deve ter-se deparado com a forte relação que temos com a natureza e como o nosso comportamento se assemelha ao dos animais. Acho esse tema interessantíssimo. Entender o comportamento humano sempre foi algo complexo e …
Ler Conteúdo10 out 2024, 9:38
A nova era da mobilidade: o que o futuro da Tesla e da Waymo significa para todos nós
Durante suas aulas de ciências, biologia, pesquisas na internet ou mesmo assistindo a programas de televisão ou documentários, você já deve ter-se deparado com a forte relação que temos com a natureza e como o nosso comportamento se assemelha ao dos animais. Acho esse tema interessantíssimo. Entender o comportamento humano sempre foi algo complexo e …
Ler Conteúdo