Diário de Bordo

O jeito Vitreo de… vender

George Wachsmann

4 fev 2021, 15:16 (Atualizado em 4 fev 2021, 15:16)

Para que a referência ao documentário “O jeito Google de trabalhar” fosse fiel, o título deste Diário deveria ser “O jeito Vitreo de trabalhar”, eu sei. E faria todo sentido para o que tenho que contar para você, hoje. Mas usei a palavra “vender” de propósito.

Por incrível que pareça, ainda existe um grande mal-estar no ato de vender.

As pessoas são impactadas por uma infinidade de ofertas o tempo todo em que seus olhos estão abertos e fixados a uma TV ou celular e, mesmo assim, quase sempre que alguém se aproxima na tentativa de vender algo, o desconforto e a sensação de invasão logo vêm à tona.

“Ah, mas fulano só está interessado em me vender”. Ótimo! É algo que você precisa? Compre. Não é? Não compre. E vida que segue.

Se você leu o meu último Diário de Bordo vai perceber que era sobre vendas. Até pedi desculpas pelas longas cartas de vendas que escrevo, e justifiquei que são mais do que necessárias. Disse que faço questão de mostrar por “a mais bê” por que razão uma determinada ideia de investimento pode fazer sentido para você.

Vou falar mais sobre isso, ainda neste Diário. Mas antes, vou falar de algo com que provavelmente você está mais familiarizado.

Você deve ter se acostumado a ver os comerciais de TV como a principal força de vendas das empresas. A TV foi criada na década de 20, mas só chegou ao Brasil na década de 50, e iniciou uma tendência de consumo. Sempre foi a “queridinha do Brasil” e sempre foi o veículo que falou com multidões.

As grandes verbas de mídia tradicionalmente tinham os intervalos de Jornal Nacional e novela das 8 – e que começa lá pelas 9 – como os grandes holofotes.

Por mais engraçada e criativa que fosse a publicidade que você via e ainda vê nos intervalos dos programas, qual é a intenção por trás das mesmas? Simplesmente vender.

Simples assim.

E não há como negar o poder da influência e persuasão neste tipo de comunicação. É preciso conhecer muito o público para o qual a mensagem vai ser destinada, compreender o como e o porquê das pessoas se comportarem do jeito que se comportam.

Ao mesmo tempo que isso é muito poderoso para os resultados das empresas, é muito sério e pode ser perigoso se usado sem responsabilidade.

É preciso muita responsabilidade na hora ofertar serviços e fazer promessas.

Embora a “queridinha do brasileiro” ainda esteja presente em sua rotina, ela não tem mais a mesma força que antes.

Hoje, vivemos uma nova tendência de consumo.

Tudo é mais instantâneo, personalizado e digital.

O celular é a nova Tv e a mensagem é one-on-one. É direcionada. Chega em seu e-mail ou celular, com o seu nome e recomendando coisas que você gosta.

A Vitreo já nasceu na era da tecnologia. É uma fintech. Uma plataforma de investimentos que tem a tecnologia em seu core business.

Mas não é só isso.

A comunicação é a chave do nosso sucesso. Modesto, mas ainda assim, sucesso.

Diferentemente de antes, em que os grandes esforços de comunicação estavam no intervalo do Jornal Nacional e para todos os públicos possíveis, agora essa comunicação é mais do que segmentada. Hoje é possível saber quem é seu cliente, onde ele está, qual é a melhor forma e horário para falar com ele, qual linguagem usar, dentre uma série de coisas.

Tudo é metrificado e testado.

Mas uma coisa continua intacta: a responsabilidade sobre a informação.

A Vitreo é pioneira no movimento de informação e serviço, sem conflito de interesses, no mercado financeiro. Chamamos esse movimento de Revolução 3.0. Tudo é pautado em nossos dois maiores princípios: cliente sempre no centro de tudo e transparência.

Isso nos traz de volta às minhas longas cartas de vendas, aquelas que você sempre lê através do e-mail ou mesmo às séries de vídeos que tenho feito desde o ano passado. Já foram 4.

Faço questão de sempre rechear os episódios com muito conteúdo, informações valiosas, muitos exemplos e provas para não ficar apenas no âmbito das promessas. A mais recente, O Seu Novo Dinheiro, é tão robusta que a trato como um documentário – tipo esses do Netflix – devido à quantidade e nível do conteúdo passado.

Se você assistiu à série, viu que no último episódio, que foi ao ar ontem, dia 03/02, e continua disponível, eu falo sobre a assimetria da informação. E isso está diretamente ligado ao nosso “Jeito de trabalhar” e nosso “Jeito de vender”.

Um exemplo dessa assimetria é quando você vai a uma loja. Ali o vendedor tem mais informações do que você. Ele tende a saber mais que você, e que isso pode gerar conflito de interesse, uma vez que ele pode tomar a decisão de falar o que é mais interessante para ele (pela comissão da venda) ou para a empresa, e não para você.

O mesmo acontece com os investimentos. A diferença é que quando isso acontece, as consequências são mais graves. Podem custar todo o seu patrimônio.

A gente nunca quis e nunca vai se aproveitar dessa assimetria. Pelo contrário, nós queremos é acabar com ela. Por isso as cartas de vendas são longas, muito explicativas, assim como nossas séries, que quando somados o tempo de todos os vídeos, viram um longa-metragem.

Entendemos que quando a informação é dada com transparência e sem conflito de interesses, cabe SOMENTE A VOCÊ identificar a oportunidade e tomar a decisão por conta própria.

Esse é o jeito Vitreo de trabalhar. Esse é o jeito Vitreo de vender.

Sempre foi, sempre será e não desistiremos do nosso sonho de ver todo o mercado trabalhando assim. É possível criar uma relação justa, honesta e transparente com o investidor de varejo, ao ponto que a assimetria seja inexistente e ele saiba o que deve ou não fazer.

E quando esse dia chegar, você será o maior beneficiado de presenciar mais uma tendência de consumo.

O Seu Novo Dinheiro

Chegamos ao final da série O Seu Novo Dinheiro.

Foi uma trajetória e tanto.

O quarto e último episódio foi disponibilizado ontem, dia 03/02, mas você ainda pode ter acesso a ele. No momento em que você assistir ao vídeo, terá a chance de transformar um dia como qualquer outro NO SEU GRANDE DIA. Será a chance de tomar posse do seu novo dinheiro e ter exposição ao ativo de maior potencial da década, e que promete revolucionar todo o sistema financeiro global.

Tudo que você precisaria saber para investir em Bitcoin e criptomoedas, de maneira simples e segura, está nos vídeos da série.

Você gosta de dinheiro? Quer investir entre 1% e 5% – e logicamente ter apenas chances de perder o mesmo percentual, mas pode buscar ganhos de 300%, 500%, 1.000% ou mais?

Clique neste link, assista ao último episódio e tire suas próprias conclusões sobre qual é a alternativa mais inteligente: investir ou não investir.

A Vitreo também é Verde

Mais uma grande solução de investimento está disponível para você. Mão não é um fundo qualquer. Trata-se de um dos fundos multimercado mais desejados do Brasil, que tem como gestor ninguém menos do que a lenda viva chamada Luis Stuhlberger.

A última vez que o fundo Verde abriu para captação de recursos foi em 2018, e essa captação durou apenas 2 dias, momento em que sua capacidade para recebimento de recursos chegou ao limite.

Todo esse movimento aconteceu em decorrência da boa fama do fundo Verde, que já acumulou muito mais do que 18.000% de rentabilidade bruta para seus cotistas desde seu lançamento em 03/01/1997 até 31/12/2020 (o que, é claro, não é garantia de resultados positivos para o futuro, como nós já sabemos), sendo um produto muito procurado pelos investidores mais estratégicos do mercado financeiro.

Como a Vitreo será uma das poucas Casas no Brasil autorizadas a captar recursos para este produto premium, deixamos o recado para que você corra e se apresse nos trâmites de abertura de conta e transferência de recursos para lá, caso ainda não seja cliente Vitreo.

O fundo da Vitreo, que investirá no fundo Verde Master, aceita investimento de público geral e tem como valor mínimo de entrada R$50 mil. Aportes adicionais e saldo de permanência mínimos são de R$10 mil.

Esses são valores determinados pela própria Verde.

Além disso, também é importante falar aqui que até o dia 22 o fundo investirá os recursos captados através de nossa plataforma em nosso Vitreo Selic e, apenas no dia 22/02, todo valor captado pelo fundo da Vitreo será investido do fundo Verde Master.

Caso o investimento faça sentido para o seu perfil, clique aqui e se exponha à tese do Verde.

Lançamentos da semana

Nessa semana focamos no lançamento de alguns fundos de gestão Vitreo. Para quem não esteve a par, lançamos o Vitreo Urânio FIM, fundo que investe em empresas relacionadas à extração de tal metal, que é a principal matéria prima para a produção de energia nuclear, além de ser uma energia limpa e que corresponde a 10% da geração de eletricidade do mundo. Outro lançamento foi o Vitreo Ibovespa Index FIA, que replica o índice Ibovespa comprando a cesta de ativos que o compõe. É uma forma de diversificar o portfólio, incluindo as maiores empresas, e bem estabelecidas, além de aproveitar uma taxa menor do que a de um ETF (que cobra 0,3% a.a. contra 0,1% a.a. do fundo).

Nesta semana tivemos a reabertura pontual na quarta-feira (03) do Apex Equity Hedge, que procura assimetrias para poder arbitrar as ações e se beneficiar dos ciclos econômicos.

Além da abertura do Apex, informamos a reabertura de 3 fundos. O primeiro é o Kinea Atlas II, que reabrirá no dia 25 de fevereiro e permanecerá aberto por todo o mês de março. O fundo é o carro-chefe da gestora e faz alocações baseado em análises macro e microeconômicas, com uma composição que envolve juros, inflação, moedas e ações.

O segundo será o Kadima High Vol, que abrirá e fechará no dia 1 de março. É destinado a investidores qualificados e utiliza de uma estratégia quantitativa, que fornece uma ótima oportunidade de diversificação, com destaque para momentos de alta volatilidade, em que a média de resultados do fundo é melhor.

Por fim temos o anúncio da reabertura do Giant Zarathustra, fundo que estava fechado há quase 2 anos. Ele ficará aberto até atingir o capacity estipulado pela gestora, que, quando ultrapassado, ocasionará no fechamento tanto do Zarathustra, quanto do Darius. A previsão é que a abertura aconteça no início do março.

Pergunte ao Jojo

Boa tarde,

Vale lembrar que o CriptoMetals Blend tem apenas 20% em Criptomoedas e o resto é alocado principalmente em Ouro, com uma pequena parcela em Prata e uma pitada de Urânio.

Para a parcela em criptomoedas estamos atualmente alocando em BTC, AAVE, ETH, LINK, SNX e YFI. Mas essa alocação é dinâmica e pode mudar a qualquer momento.

Olá,

Infelizmente esse tipo de portabilidade ainda não é permitido pela legislação vigente.

Dada a legislação atual, infelizmente não é possível. Mas temos produtos adaptados para investidores em geral, como o CriptoMetal Blend que compra 20% no Vitreo Criptomoedas e 80% em metais como o Ouro, e o Canabidiol Light que investe 20% no Vitreo Canabidiol e 80% no Vitreo Selic (juros pós-fixados).

O processo inteiro, dependendo do administrador do fundo, pode demorar até 2 meses, mas a grande parte está sendo concluída em 1 mês.

Recado do Hara

Fábio Hara é o nosso head de desenvolvimento de sistemas. Toda semana ele manda um e-mail para a empresa toda contando das novas funcionalidades que “subiram” para o app e para o site.

Você já está acostumado com a facilidade de identificação e seleção dos nossos produtos, tanto no site quanto no App, por causa do filtro de busca e as bandeirinhas no card de cada um deles. A partir de agora, você também vai identificar quando os produtos forem recomendações da Empiricus.

Não custa lembrar; diversos fundos da Vitreo são inspirados em relatórios da Empiricus, e passam por um processo de dupla validação do nosso time de gestão antes de ganharem vida como fundos para você investir.

Confira na imagem abaixo como os fundos estão indicados.

Temos também duas novas modalidades de investimento. Além do mercado à vista, agora você tem como possibilidades: “Investir em Opções” e “Investir em Mercado Futuro”.

A facilidade de contratar o serviço é a mesma. Você escolhe a modalidade, em seguida seleciona o código ou nome da empresa e gera sua boleta.

As duas imagens abaixo ilustram as duas novas modalidades.

A última novidade não é uma função nova, mas vale a pena ser destacada. Tudo que melhora a sua experiência como usuário é importante para a gente. Pensando nisso, mudamos o layout da área de Renda Variável.

Trouxe aqui um recorte do que foi melhorado.

Como era:

Como ficou:

Um abraço,

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