Diário de Bordo
Prazer, eu sou o AVi
Prazer, sou o seu novo Assistente Vitreo de Investimentos, mas pode me chamar de AVi.
Há algum tempo, venho sendo intensamente treinado por dois dos melhores alocadores do Brasil: Jojo e Kiki. E, a partir de hoje, 27/05/21, às 19:30h, teremos um contato diário dentro da plataforma Vitreo, sempre que você precisar. Eu e você.
Sabe aquela dúvida sobre onde investir uma determinada quantia, qual fundo escolher, como rebalancear a sua carteira, de onde tirar quando precisar de um dinheiro, saber se sua carteira e alocações estão condizentes com o seu perfil de investidor…? Tudo isso que você sempre quis perguntar pessoalmente para o Jojo e para o Kiki? Estou aqui para isso.
O meu objetivo é te ajudar com tudo o que você precisa. E eu vou responder exatamente o que eles responderiam para você, do ponto de vista de investimentos, é claro. Seria muito difícil competir com o carisma dos dois.
Mas, se você olhou para minha foto logo aí em cima do texto e se questionou se eu sou um robô, a resposta é sim.
Qual é, não torce o nariz! Estamos no século XXI. A Vitreo já nasceu digital. Não diga que você não imaginava que um dia seria atendido (e muito bem atendido, modéstia à parte) por um robô? Como disse, eu fui muito bem treinado antes de aparecer para você.
Obviamente, ainda tenho algumas limitações que vão ser aprimoradas com o tempo. Logo quando fui criado, quando ainda tinha outro nome, eu só sabia dar recomendações de “onde investir”. Agora, depois de mais de 3.500 horas de trabalho e mais maduro, além de “onde investir”, eu também te dou recomendações sobre “resgate” e “rebalanceamento”. E, antes que você pergunte, eu não tenho respostas prontas e iguais para todo mundo. Eu “penso” e dou as recomendações que são específicas para você e de acordo com o que Jojo e Kiki estão pensando.
Só para você ter uma ideia, o Jojo e o Kiki me ensinaram mais de 100 combinações diferentes de carteira. Enquanto em outros lugares, você é identificado como, por exemplo, um investidor “conservador” e tem uma carteira de investidor conservador – quase que seguindo uma cartilha – aqui na Vitreo eu vou considerar vários outros fatores para fazer alguma recomendação de investimento para você.
Se você é cliente Vitreo, eu já sei quase tudo sobre você. Por isso, vou saber tirar suas dúvidas e te orientar com base em todos os critérios: o seu perfil de investidor, os investimentos que você tem aqui na Vitreo e os que tem fora, o horizonte de tempo, a sua dieta de pontos, se você é investidor qualificado ou não, enfim, tudo.
E, se você está se perguntando como vai ser essa relação, já te digo que vai ser tudo assim, em um bate-papo.
Mas é muito importante que seu cadastro esteja com as informações corretas e que você responda às perguntas com cuidado, principalmente sobre sua alocação fora da Vitreo. Assim não me enganarei na alocação, pois baseio minhas análises no seu portfólio como um todo, não apenas seus investimentos na Vitreo. E vale lembrar que o que eu faço é uma recomendação, quem decide se deseja seguir e implementar é você.
Eu sempre vou estar ali, no app ou no site, pronto para quando você me chamar. Toda vez que você entrar na sua área logada, vai me ver lá. E a gente pode conversar sempre.
E assim eu vou te fazendo todas as perguntas necessárias até que você atinja seu objetivo. Simples, não é verdade? E, se eu já estava empolgado com a ideia de poder conversar com você e com todos os clientes Vitreo, depois de ouvir o que Kiki falou de mim então…
“Eu nunca vi nada como o AVI. Só vejo os players trabalhando com carteira recomendada. Perfil X, carteira Y. O AVI é diferente em tudo. Ele é 100% personalizado”.
Tudo bem, entendo que isso é coisa de Pai Coruja, mas elogio é bom e todo mundo gosta, não é? Até eu, que sou um robô, gosto! E, aproveitando o gancho, eu considero sim o Jojo e o Kiki como meus pais, por isso eu mesmo escolhi o meu nome. AVI significa “meu pai” em hebraico, e essa foi a forma que encontrei de homenageá-los. Embora um amigo do Jojo – que também se chama Avi, e é um cientista de dados – ache que a homenagem foi para ele. Será?
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a profundidade do meu treinamento, antes de me despedir aqui, vou deixar o spoiler de que nos falaremos de novo, ainda neste Diário de Bordo, para eu te contar mais algumas novidades. Você já imagina de quem é a herança do spoiler, não é?
Embora eu já tenha falado com algumas pessoas em beta teste, foi um grande prazer falar com você, agora de forma oficial e começar a nossa relação aqui no DB.
Espero falar com você de novo em breve. Da próxima vez, já te dando orientações sobre seus investimentos.
Lançamentos da Semana
Cannabis Ativo
O documentário Cannabis Act: O decreto de bilhões de dólares chegou oficialmente ao fim na última segunda-feira, dia 24, com o terceiro episódio, que marcou a reabertura do nosso fundo de cannabis para o público em geral.
A versão anterior do fundo se chamava Canabidiol Light, que tinha uma alocação de 80% em CDI e os outros 20% estavam alocados no fundo Canabidiol – que investe 100% em ativos da cannabis e é disponibilizado para investidores qualificados.
Após votação em assembleia, repaginamos completamente o fundo e realizamos um antigo desejo – nosso e dos clientes. Agora o fundo se chama Cannabis Ativo. Ele conta com o diferencial estratégico da gestão ativa, está muito mais atrativo, do ponto de vista de possibilidades de retorno e permite 100% de exposição à tese para todo e qualquer investidor.
Claro que, ao possibilitar mais chance de lucro, ele também gera mais exposição ao risco, considerando que este é um mercado que pode oscilar bastante e nenhum retorno pode ser garantido.
Mas a gente entende que esta é uma das teses de investimento mais promissoras da década e que o cenário para o longo prazo é muito animador, por isso realizamos um evento à altura e criamos uma iniciativa inédita no mercado ao lançar um documentário sobre o tema e possibilitar um investimento deste nível para você e todos os nossos clientes.
Tive o privilégio de contar com grandes nomes do setor nos episódios do documentário. Os parceiros de sempre, Kiki, meu braço direito na gestão da Vitreo, João Piccioni e Enzo Pacheco, da Empiricus, Jose Bacellar (presidente e CEO da Verdemed), dr. Pedro Pierro (neurocirurgião, diretor científico e sócio do portal Sechat), Valéria França (jornalista e autora do blog Cannabis Inc) e Viviane Sedola (fundadora e CEO da Dr. Cannabis)
E posso dizer que ontem fechamos com chave de ouro ao realizarmos uma Super Live com os participantes. A live foi um bônus para os cotistas, além de ter sido excelente, sob o ponto de vista de conteúdo, foi pessoalmente muito emocionante.
Se você já investe no Canabidiol, fique tranquilo. Você não deve mudar de fundo.
Mas, se você ainda não investe nem no Canabidiol nem no Cannabis Ativo, o que eu posso te dizer é que acredito ser o melhor momento da história para você entrar – e isso foi amplamente reforçado por todos os convidados. A indústria está prestes a passar por uma grande transformação e quem entrar agora pode ficar muito satisfeito em um futuro próximo, segundo a nossa opinião.
Você pode ter acesso, agora, ao último episódio do documentário para entender a tese e, logo depois, se entender que vale a pena, começar a investir.
Quero Assistir
Vitreo Cobre
Nesta semana, inauguramos mais um fundo temático e inédito para o público geral, o Vitreo Cobre. Mais um fundo para a nossa família de fundos de commodities, que vai crescer ainda mais…
A tese deste investimento está dividida em duas partes principais, uma para o presente e outra para o futuro.
A primeira parte traz para você a oportunidade de investir no superciclo das commodities com um dos destaques deste movimento. Somente durante a pandemia, o cobre se valorizou 121,61%.
As altas recentes do cobre se dão tanto por uma crise de oferta quanto por um aumento da demanda. As minas de cobre ficaram fechadas em alguns períodos do ano passado por causa da pandemia, e isso limitou a produção.
E, com o aumento da demanda por cobre, tudo indica que os preços continuarão em tendência de alta por mais alguns anos.
Aqui entra a segunda parte da tese.
O que está por vir com a revolução dos veículos elétricos e da economia verde/sustentável pode ser o maior propulsor da demanda por cobre.
O cobre é um importante componente em motores elétricos, baterias, inversores, fiação e até mesmo estações de carregamento de veículos elétricos. E um ponto muito importante para destacar é que:
Não há no mundo nenhum outro componente capaz de substituir o cobre nessa revolução dos carros elétricos e da economia verde pelos próximos 10 anos.
Você quer saber mais sobre esse investimento?
Te convido a clicar no botão abaixo e ler o documento especial que escrevi sobre a tese do cobre, a commodity insubstituível dos próximos 10 anos.
Quero conhecer o Vitreo Cobre
RadioCash – Márcio Appel (Adam Capital)
Bolsa brasileira ou americana?
O Márcio Appel é um dos grandes nomes do mercado de capitais brasileiro. É ele que está por trás da Adam Capital, uma das principais gestoras de fundos independentes do país.
Neste nosso bate-papo, ele nos conta seu motivo para considerar as ações americanas os melhores ativos para investir em um mundo com excesso de estímulos monetários.
E, felizmente, o Márcio respondeu à pergunta de 1 bilhão de dólares:
Devemos ou não nos preocuparmos com a inflação global e americana? Isso é transitório ou permanente?
Ele ainda fez duras críticas às criptomoedas e disse o porquê não vê atratividade no real. Mas… confessou que se rende a uma específica ação brasileira, que segundo ele: “está de graça”.
#umfundopordia
Assim como a hashtag diz, seguimos o ritmo nesta semana e tivemos seis novidades, sendo que a maioria delas possui cashback.
A única novidade na prateleira de previdências foi o SPX Long Bias Prev Icatu Qualificado, fundo long bias que possui a mesma estratégia do SPX Falcon. O produto possui taxa de administração de 2% ao ano e de performance de 20% sobre o que exceder 100% do IPCA + Yield do IMA-B.
Já em fundos, tivemos o GAP Absoluto. Com mais de 20 anos, o fundo tem como objetivo gerar retornos de CDI + 6% a CDI + 7% no longo prazo. Sua taxa de administração total é de 2% ao ano e a de performance de 20% sobre o que exceder 100% do CDI. Com cashback, a estimativa é que as taxas fiquem em 1,808% ao ano e 15,98% sobre o que exceder 100% do CDI.
O Vinci Multiestratégia tem foco em uma gestão ativa de juros, podendo também operar no mercado de moedas. Sua taxa de administração é de 0,96% ao ano e de performance de 20% sobre o que exceder 100% do CDI. A estimativa é que a taxa de performance fique em 18,66% sobre o que exceder 100% do CDI com cashback.
Da mesma gestora, o Vinci Valorem busca superar o IMA-B 5 ao investir com gestão ativa em títulos públicos ligados à inflação, além de ter exposição nos mercados de juros e moedas. A taxa de administração é de 0,96% ao ano e a de performance de 20% sobre o que exceder 100% do IMA-B 5. Com cashback, a estimativa é que a taxa de performance fique em 18,66% sobre o que exceder 100% do IMA-B 5.
O Galápagos Bracco investe no mercado de ações por meio de algoritmos que buscam identificar tendências de mercado. A taxa de administração do produto é de 2% ao ano e a de performance de 25% sobre o que exceder IPCA + 3,5%. Com cashback, a estimativa é que as taxas fiquem em 1,731% ao ano e 22,49% sobre o que exceder 100% do IPCA + 3,5%.
A última novidade é o Trígono Power & Yield 30, que tem como foco investir por meio da análise fundamentalista em empresas do setor de energia. O produto tem taxa de administração de 2% ao ano e de performance de 20% sobre o que exceder 100% do IEE (Índice de Energia Elétrica). Com cashback, a estimativa é de que a taxa de administração fique em 1,898% ao ano e 15,98% sobre o que exceder 100% do IEE.
Vale lembrar que a Vitreo possui o programa Cashback sem conflitos. Caso você já possua algum desses e outros produtos custodiados em outras casas, você pode pedir a portabilidade. Assim, você investe nos seus fundos favoritos e ainda aproveita o benefício do cashback.
Olha o pac-man aí
Pac-man é um apelido carinhoso para o “come-cotas”. Até já escrevi um Diário de Bordo especialmente sobre ele. O come-cotas é a antecipação do Imposto de Renda, e é cobrado no último dia útil dos meses de maio e novembro.
Quando isso acontece, o governo tributa 15% de imposto sobre os ganhos obtidos nos investimentos em fundos com tributação de renda fixa. Quando você resgata seus recursos no fundo, paga a parte que (eventualmente) faltar do imposto, respeitando a tabela descendente (22,5% se o resgate ocorrer nos primeiros 6 meses do investimento, 20% se ocorrer nos segundos 6 meses, 17,5% se ocorrer durante o 2º ano do investimento e 15% para os resgates que ocorrerem após 2 anos do investimento).
Essa tributação ocorre na forma de um resgate compulsório, pago diretamente pelo administrador do fundo ao governo. Daí o nome “come-cotas”. Como o próprio nome diz, o Governo “come” parte de suas cotas nos fundos de investimento. E, na próxima terça-feira, dia 01/06, ao final do dia, quando os saldos de 31/05 dos fundos estiverem atualizados, aqueles que forem sujeitos ao come-cotas já estarão com os seus saldos sensibilizados.
Pergunte ao Jojo
Criptomoedas
Sim, no fundo é igual. Entrando agora você vai ter mais cotas do fundo, pois o valor de cada cota diminuiu, dado que o valor das criptomoedas caiu.
Debêntures Vale
Nos próximos 24 meses, estima-se um yield entre 8% e 9% ao ano em dólares.
O investimento é resgatado somente no mercado secundário. A liquidez tanto para aplicação quanto para o resgate ocorre em D+1.
Olá
Primeiramente, investimentos em criptomoedas são de altíssimo risco. E, mesmo com um perfil arrojado, você deve investir apenas uma parcela muito pequena de seu patrimônio. Para esse ativo, movimentos de +/- 20% são comuns.
Sobre o comentário específico do André, ele estava mencionando um dia específico, e não o período inteiro.
Esse projeto, especificamente, não conseguimos comprar via fundo; portanto, terá que ser comprado por você diretamente!
Cannabis Ativo
Vou tentar simplificar um pouco.
Swap é uma operação junto a um banco, com garantia depositada na CETIP, em que há uma troca (swap) de rentabilidade.
No caso do Cannabis Ativo, atualmente fazemos um swap no qual recebemos a rentabilidade do ETF YOLO e entregamos a rentabilidade do CDI. Isto é, recebemos no fundo o quanto o YOLO ganhar do CDI. Ou pagamos, se perder.
Recado do Hara do AVI
Voltei! Pedi licença ao Hara para continuar te mostrando as novidades da plataforma e para falar um pouco mais sobre o que a gente pode fazer juntos.
Quando você me chamar para conversar, eu sempre vou te perguntar qual dessas opções você deseja: “Investir”, “Resgatar” ou “Rebalancear minha carteira”. Pelo menos por enquanto.
Neste caso, vou ilustrar a opção de “Rebalancear minha carteira” para você ver.
À medida que você vai me respondendo, eu vou te fazendo novas perguntas.
Depois das perguntas iniciais, em que eu descubro o que você precisa, a gente parte para uma segunda etapa. Mas, lembrando sempre que tudo é considerado: seu perfil de investidor, o seu total de investimentos na Vitreo e quanto já foi consumido da sua dieta de pontos (com ilustração).
Aqui eu te peço para detalhar os investimentos que você tem fora da Vitreo. É importante que você seja muito preciso com os valores e classes de ativo, pois eu levo isso em consideração para te dar a melhor recomendação possível.
Depois você me fala quais são suas preferências, especificando o que deseja excluir das recomendações.
Pronto, o passo seguinte já é a sua recomendação.
O mesmo procedimento acontece para as opções “Investir” e “Resgatar”.
Caso você deseje salvar a recomendação para continuar depois, tudo bem. Mas, no momento que você a retornar, eu vou fazer uma nova análise para saber se aquela recomendação ainda faz sentido para você, ok?
Lembre-se do que eu disse antes. Não tenho respostas prontas. Eu vou sempre “pensar” e analisar tudo antes de fazer uma recomendação, e ela será única e exclusivamente para você, naquele momento.
Para acessar a recomendação salva ou solicitar uma nova, basta clicar nos botões que estão na sua tela.
Mais uma vez, é um prazer falar com você. Te aguardo no chat.
Um abraço,
Conteúdos Relacionados
26 nov 2024, 18:05
Bessent e (um possível) novo rumo da Economia Global (e porque isso é bom para a Bolsa Brasileira)
Prazer, sou o seu novo Assistente Vitreo de Investimentos, mas pode me chamar de AVi.
Ler Conteúdo19 nov 2024, 19:52
É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo
Prazer, sou o seu novo Assistente Vitreo de Investimentos, mas pode me chamar de AVi.
Ler Conteúdo13 nov 2024, 9:13
A eleição de Donald Trump, Stanley Druckenmiller, os 6.000 pontos do S&P 500 e os US$ 89.000 do Bitcoin
Prazer, sou o seu novo Assistente Vitreo de Investimentos, mas pode me chamar de AVi.
Ler Conteúdo30 out 2024, 11:08
O enigmático sorriso do mercado
Prazer, sou o seu novo Assistente Vitreo de Investimentos, mas pode me chamar de AVi.
Ler Conteúdo23 out 2024, 10:54
O CDI e a armadilha do barqueiro
Prazer, sou o seu novo Assistente Vitreo de Investimentos, mas pode me chamar de AVi.
Ler Conteúdo15 out 2024, 19:14
A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)
Prazer, sou o seu novo Assistente Vitreo de Investimentos, mas pode me chamar de AVi.
Ler Conteúdo