Diário de Bordo

Super Bowl, abacates e o seu dinheiro!

George Wachsmann

17 fev 2022, 12:51 (Atualizado em 17 fev 2022, 12:51)

O mundo parou para ver um jogão nesse final de semana. Você não?

Antes que comece a musiquinha, eu estou falando de outro futebol. Do evento que, literalmente, para os EUA e o mundo todos os anos.

Sim, eu tô falando do Super Bowl, como é chamado o jogo final do campeonato de futebol americano da NFL.

Não quero falar sobre o evento em si (eu o adoro e foi um jogão, com vitória merecida do LA Rams), mas quero dividir com você um dado interessante que talvez você desconheça sobre o dia do jogo: estima-se que mais de 30 milhões de quilos de abacate tenham sido consumidos nos EUA, no último domingo.

Teve muita gente comendo guacamole enquanto assistia à final.

Um dia antes da final, os EUA suspenderam a importação do fruto, que vem do México. Não foram dados muitos detalhes sobre esse acontecimento, mas parece ligado a uma tentativa de suborno das autoridades sanitárias. Na última década o abacate se tornou um fruto lucrativo causando até brigas entre cartéis mexicanos e fazendeiros.

Mas, afinal, o que isso tem a ver com o DB de hoje? Tudo.

Enquanto nos EUA a preocupação é com a quebra na oferta de guacamole, eu, quando ouço abacate, escuto… agronegócio.

Você já sabe como foi 2021. Ano dificílimo para a Bolsa brasileira. Enquanto o Ibovespa caiu quase 12%, o setor que move a economia brasileira segurou a onda.

E não poderia ser diferente. O agro hoje já representa quase 30% do PIB do nosso país e as perspectivas são extremamente positivas.

O setor é tão relevante para a economia brasileira, que o presidente Bolsonaro foi até a Rússia, no meio da confusão com a Ucrânia, para falar com presidente Putin sobre a importação de fertilizantes, buscando garantir segurança alimentar para nosso país (ou você achou que ele tinha ido defender a paz mundial?).

Era preciso garantir que a Rússia manterá o fornecimento de fertilizantes para nós, já que, afinal, eles são os maiores produtores do mundo. A pandemia afetou a oferta e demanda do produto e fez os preços subirem. E a iminência de um conflito na região só piora a situação.

E já que falei no Presidente, em dezembro ele sancionou o Marco Legal das Ferrovias. Esse é um investimento em infraestrutura que tem tudo para impulsionar ainda mais o agronegócio.

Falando em investimento… nessa última semana se encerrou o prazo para os grandes investidores americanos declararem seus investimentos referentes ao ano passado. Dentre esses investidores, está Warren Buffett.

No último ano ele comprou Nubank e Activision. Compras pequenas. Mas não quero falar sobre elas. Quero falar sobre um investimento que ele, considerado o maior investidor do mundo, fez há alguns anos e que lhe rendeu uma multiplicação de 5x em sua carteira de investimentos.

Na verdade, não foi um simples investimento. Foi o melhor investimento da carreira de Buffett: ele comprou uma fazenda. Uma fazenda de 16 hectares em Omaha sem saber nada sobre o setor rural.

O motivo era apenas um: ele sabia do potencial que tinha esse setor. E cá entre nós, só não vê quem não quer…

Eu também enxergo um potencial muito grande no setor. Eu gosto tanto dele que a turma de marketing aqui na Vitreo decidiu me sacanear e fizeram essa montagem..

.db_img_01

Brincadeiras à parte, topei seguir com a brincadeira justamente para chamar a sua atenção para a oportunidade que temos em vista. Clicando aqui você vai poder se cadastrar para assistir à transmissão extraordinária que vou fazer no dia 21 sobre o assunto.

Voltando ao Super Bowl, tão esperados quanto o jogo e o show do intervalo, os comerciais veiculados nas TVs americanas ao longo da transmissão também sempre atraem a atenção de milhões de pessoas.

Eu fiquei de olho neles e trago aqui minhas considerações.

Sou fã da Marvel, então meu favorito foi, claro, o trailer do próximo filme do Dr. Strange, com direito a uma pontinha do Professor Xavier? Uau! O filme estará nos cinemas em maio.

Além disso, foram oito comercias de carros e todos de versões elétricas. Isso diz algo sobre uma mudança sem volta nesse setor, com impacto em vários outros mercados. Nossos fundos Energia Limpa e Hidrogênio são impactados por essa tese.

Mas o destaque mesmo ficou com o comercial da Coinbase, uma exchange de criptomoedas que fez seu IPO na Nasdaq em abril do ano passado. A empresa gastou 14 milhões de dólares para exibir durante um minuto um QR Code colorido passeando pela tela da TV.

Ao escanear o código, a pessoa era levada para outra página e ganhava o equivalente a US$ 15 dólares em Bitcoins para ativar a sua conta. O comercial gerou tanto interesse que o site até se desestabilizou.

Você ainda tem dúvidas do potencial do mercado de criptomoedas? No seu lugar, eu não teria. O Bitcoin começou o ano em 47 mil dólares, caiu até 33 mil e já está de volta em torno de 44 mil dólares. Não sabe por onde começar? Criptomoedas se você é investidor qualificado ou Coin Cripto se ainda não é.

Fora isso, a inflação segue firme e forte no mundo todo. E os Bancos Centrais correndo atrás. Dados da economia (atividade e emprego) nos Estados Unidos apontam na direção de um aumento de juros de até 0,50% já na próxima reunião do Fed, em março. Falaremos mais sobre isso até lá.

Por aqui, o Ibovespa fechou ontem seu sétimo dia consecutivo de alta, acima dos 115 mil pontos (2,71% de alta no mês). Tomara que continue assim!

Prateleira de Fundos

Tenho duas novidades para contar para vocês.

Ace Capital FICFIM, que é membro da incubadora da Empiricus sobre fundos mais promissores e da carteira do FoF Novas Ideias, chegou na prateleira da Vitreo. O fundo multimercado é comandado por Fabricio Taschetto, ex-head da mesa proprietária do banco Santander.

Além disso, o Genoa Capital Radar FICFIM, que recentemente reduziu seus mínimos para R$ 500, irá reabrir na segunda-feira, dia 21. O fundo é comandado pela ex-equipe do renomado Itaú Hedge Plus.

Pergunte ao Jojo

Pergunta 1

db_img_02

A correlação inversa não é uma regra e funciona principalmente em crises e/ou no longo prazo. De qualquer maneira, nos últimos seis meses, o Vitreo Ouro está positivo enquanto grande parte dos fundos de ações, tanto no Brasil quanto no exterior, estão negativos.

Pergunta 2

db_img_03

Investimento não está sujeito à variação cambial. Será calculada a variação percentual original do S&P no período e aplicada sobre o valor do investimento. Caso fique acima do cupom, será a rentabilidade bruta final da operação. Caso contrário, prevalecerá o cupom de 28% a 32% (5,60% a 6,40% anuais), valores próximos da inflação projetada.

Pergunta 3

db_img_04

Com a expectativa da alta de juros nos EUA, o Nasdaq, índice de ações de tecnologia, sofreu uma queda de mais de 10% neste início do ano. As ações de empresas tech menores, base do Metaverso, caíram ainda mais, quase o dobro, impactando fortemente o fundo. Vale lembrar que investimentos, principalmente nas teses temáticas, são para o longo prazo.

Calendário de IPOs e Follow On

Confira os IPOs mais quentes do mercado e que já se encontram disponíveis para você fazer sua reserva na plataforma da Vitreo.

Nossa equipe trabalha intensamente para disponibilizar todas as ofertas públicas do mercado para você, nosso cliente. Você pode investir em empresas que estão abrindo seu capital agora, ou investir em empresas que estão emitindo novas ações.

Hoje, há diversas ofertas disponíveis nas quais você pode efetuar a reserva:

db_img_05

Além dessas acima, são muitas outras disponíveis na plataforma pra você.

Lembrando que, antes de fazer sua reserva, é importante ler o prospecto preliminar da oferta, em especial a seção “fatores de risco” e verificar se o investimento está em linha com o seu perfil.

Clique no botão abaixo para acessar fazer sua reserva:

Quero reservar

Investimentos nos mercados de renda variável estão sujeitos a riscos de perda. Não se esqueça de se certificar de que o investimento faz sentido para o seu perfil antes de investir.

Um abraço,

Conteúdos Relacionados

18 set 2024, 8:43

Mr. Powell, corte esses juros… e Sr. Castelo Branco suba esses juros…

Agro está com tudo e existe uma forma de lucrar com ele sem precisar desembosar milhões de reais para comprar uma fazenda; veja qual

Ler Conteúdo

11 set 2024, 17:10

O amor perigoso dos investidores – Uma lição das finanças comportamentais

Agro está com tudo e existe uma forma de lucrar com ele sem precisar desembosar milhões de reais para comprar uma fazenda; veja qual

Ler Conteúdo

29 ago 2024, 17:19

As rotas que saem de Jackson Hole

Agro está com tudo e existe uma forma de lucrar com ele sem precisar desembosar milhões de reais para comprar uma fazenda; veja qual

Ler Conteúdo

22 ago 2024, 12:11

Os caminhos divergentes na política monetária: Brasil e EUA em direções opostas?

Agro está com tudo e existe uma forma de lucrar com ele sem precisar desembosar milhões de reais para comprar uma fazenda; veja qual

Ler Conteúdo

14 ago 2024, 13:48

A batalha dos titãs econômicos: os Goldilocks vs Estagflação

Agro está com tudo e existe uma forma de lucrar com ele sem precisar desembosar milhões de reais para comprar uma fazenda; veja qual

Ler Conteúdo

7 ago 2024, 14:24

A dança dos bancos centrais e a turbulência nos mercados globais

Agro está com tudo e existe uma forma de lucrar com ele sem precisar desembosar milhões de reais para comprar uma fazenda; veja qual

Ler Conteúdo