Diário de Bordo

Passagem de bastão

Kiki Knudsen

18 jul 2023, 18:26 (Atualizado em 18 jul 2023, 18:26)

Diário de bordo - passagem de bastão

Hoje começo este texto em um misto de gratidão e nostalgia. Tenho uma boa e uma triste notícia. A triste é que chego ao final de uma jornada que durou quatro anos. Estou escrevendo agora a última edição da nossa querida newsletter. A boa notícia é que quem irá assumir este espaço a partir de agora é meu parceiro de longa jornada: o Kiki. 

Estou passando o bastão – nosso querido Diário de Bordo – para ele. Aproveitei que ele voltou de férias e decidimos optar por mudar o dono da caneta, rs.  

Ao longo dos últimos quatro anos, desde 16 de maio de 2019, tive a honra e o prazer de fazer parte das suas semanas. Foram 209 edições, 209 histórias compartilhadas, e algumas centenas de páginas preenchidas com histórias e ensinamentos que espero terem deixado uma marca positiva. 

Cada edição foi uma oportunidade para aprender, crescer e me conectar com você, nosso cliente. Obrigado a todos vocês, leitores fiéis, que dedicaram seu tempo para ler, compartilhar e interagir comigo. Recebi muitas mensagens legais, positivas e de apoio, bem como algumas críticas, rs. 

Agora, acredito que a melhor forma de honrar o legado é passar o bastão para alguém que possa continuar o trabalho com o mesmo comprometimento e dedicação. E nas próximas edições, você vai encontrar o Kiki na sua caixa de entrada, todas as terças-feiras. Tenho confiança de que ele trará novas perspectivas e continuará fornecendo informações, ensinamentos, além de muitas histórias relevantes, inspiradoras e envolventes. 

Agora como todos vocês, passo a ser um leitor ávido do Diário de Bordo. 

Atenciosamente, Jojo.

Obrigado, Jojo, por essa confiança que já dura mais de 20 anos. Será um prazer assumir o Diário de Bordo, e as portas continuarão abertas para participações especiais suas! 

Os mercados perderam um pouco a força, com a bolsa brasileira se estabilizando um pouco abaixo dos 120 mil pontos, após altas expressivas em maio e junho. 

Tivemos alguns dados ruins de atividade econômica, tanto na China quanto no Brasil, mas continuamos otimistas no médio prazo para a bolsa brasileira, na iminência de um início de ciclo de corte juros por aqui. 

O dólar também se consolidou em torno de 4,80. A questão aqui é se o próximo movimento é uma continuação da apreciação do Real rumo aos 4,60 ou uma volta ao patamar de 5,00 com a diminuição do diferencial de juros entre o Brasil e os Estados Unidos, dado que a política monetária caminha em direções opostas. 

Quem continua surpreendendo é a resiliência da economia norte-americana, com sua bolsa subindo 1,8% em julho e chegando a mais de 18% no ano. Vários economistas já mudam de opinião, achando que a recessão por lá será leve, se houver. 

Isso ajuda também o resto dos mercados globais, inclusive o brasileiro, tirando um grande risco do tabuleiro. 

[Convite] Operações com Minicontratos

Aqui é o Leo Nonato, eu sou trader e estrategista e vim te fazer um convite. Na verdade, é um compromisso que vou firmar com você: no dia 31 de julho eu vou te mostrar como meus alunos estão buscando até R$ 1.103,00 por dia, operando contratos de minidólar com consistência, mesmo errando até 50% das operações. Isso mesmo que você leu. Se quiser saber como, basta clicar aqui e fazer sua inscrição gratuita. 

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, basta enviar para a gente pelo  

relacionamento@empiricusinvestimentos.com.br 

Até a próxima semana!  

Um abraço, 

Rodrigo Knudsen 

Conteúdos Relacionados

3 abr 2025, 9:55

Uncharted: a busca pelo ativo supremo

“People call it an insurance policy. I call it a very expensive insurance policy…”Jeremy Siegel “Greatness from small beginnings.” É esse o lema estampado no anel de Sir Francis Drake, que Nathan Drake carrega pendurado no pescoço ao longo de Uncharted. A série — tanto no jogo quanto no cinema — gira em torno da …

Ler Conteúdo

20 mar 2025, 9:56

Escorregadio quando molhado

Escorregar no chão molhado é uma experiência quase inevitável ao longo da vida. Depois do primeiro tombo, algumas pessoas passam a ser mais cautelosas e reduzem bruscamente sua velocidade quando voltam a estar nessa situação; outros, por sua vez, não se importam e caem repetidas vezes. Por fim, há aqueles que aprendem a pisar no …

Ler Conteúdo

12 mar 2025, 13:53

A dor do curto prazo

Depois de dois anos extremamente favoráveis para as ações americanas (as de tecnologia em especial), o sentimento positivo começou a ser posto à prova. Tal qual em outros ciclos, uma série de fatores exógenos ao setor foi responsável por deflagrar uma correção abrupta dos preços e forçar a mão dos investidores. Com o vento de …

Ler Conteúdo

20 fev 2025, 9:38

O início de uma nova ERA

“— Papai, estava querendo saber mais sobre o Tiranossauro Rex e a vovó falou para procurar na Barsa…o que é isso?— Ah filho, isso é uma enciclopédia. É onde fazíamos nossas pesquisas quando éramos crianças! É um livro bem grande cheio de informações…— Eu sei papai… eu descobri rapidinho…— Você procurou no Google?— Hã? Não …

Ler Conteúdo

23 jan 2025, 9:08

300 milhões de assinantes

Em meio a euforia provocada pelo início do governo Trump e a sua centena de ordens executivas — voltarei ao tema mais à frente —, a temporada de resultados trimestrais nas Bolsas americanas vem ganhando tração. E ontem, foi a vez da Netflix mostrar mais uma vez o poder do seu (renovado) modelo de negócios. …

Ler Conteúdo

14 jan 2025, 13:25

Movimento forte de alta dos juros globais

Começo a primeira edição do Diário de Bordo de 2025 refletindo sobre os eventos recentes nos mercados financeiros globais. De antemão, já posso antecipar que o retorno das férias não tem sido trivial. Os contornos do cenário base estabelecido em nosso Outlook 2025 já começaram a ganhar os seus primeiros desafios… A trajetória da inflação …

Ler Conteúdo