Diário de Bordo

A genialidade em capturar o zeitgeist

George Wachsmann

4 jul 2023, 16:28 (Atualizado em 4 jul 2023, 16:28)

Na semana passada, morreu, aos 95 anos, o economista vencedor do prêmio Nobel em 1990 Harry Markowitz.  

Em toda a minha trajetória no mercado financeiro, o nome de Markowitz foi um dos que mais ouvi, mencionei e lidei em toda a minha carreira. Devo ter ouvido a frase “fronteira eficiente de Markowitz” mais de mil vezes em minha carreira. Sem exageros.  

Não é sem motivos, ele é o criador da Modern Portfolio Theory (MPT), que revolucionou a arte da alocação de recursos. E eu, como gestor, precisava e ainda preciso conhecer Markowitz a fundo assim como um físico tem que conhecer Newton, um infectologista precisa conhecer Pasteur e – indo para um lado menos acadêmico e em homenagem ao Kiki, que está de férias — um guitarrista precisa conhecer Hendrix. Essa é a grandeza do homem.   
 
O que ele fez, principalmente, foi criar um sistema para uma ideia que já estava disseminada, a diversificação. Muita gente falava em investir de forma diversificada e descorrelacionada, mas ninguém tinha criado um modelo para tal. Ele tirou a coisa do blá blá blá e deu a esse conceito, que eu penso ser o mais importante em investimentos, a importância que merecia.  

Hoje parece “chover no molhado” dizer que diversificar seus investimentos é a chave para o sucesso e a redução do risco. Mas antes de Markowitz era um conceito que estava no ar, no tal do Zeitgeist (espírito do tempo, em alemão). Mas é preciso um gênio para conseguir sintetizar o Zeitgeist em uma ideia simples, identificável e aplicável. Markowitz era esse gênio.   

E a tal da “fronteira eficiente”? Como funciona? Imagine que você tem duas opções de investimento: uma ação altamente volátil e outra com menor risco, como um título do governo. Através da Fronteira Eficiente, Markowitz nos mostrou que, combinando esses ativos de forma adequada, podemos obter uma carteira que maximize o retorno esperado para um determinado nível de risco. 

Markowitz também nos ensinou que a diversificação não se limita apenas a diferentes classes de ativos, como ações e títulos. Ele nos mostrou como analisar a correlação entre os ativos, ou seja, como eles se movimentam em relação uns aos outros. Dessa forma, é possível construir um portfólio que se beneficie de investimentos que não se movem na mesma direção, reduzindo o risco total. 

A teoria da Fronteira Eficiente foi um divisor de águas no mundo dos investimentos, ajudando a estabelecer a importância da diversificação e a fundamentar a gestão de portfólio moderna. É claro que a teoria tem vários defeitos. Mas graças a Markowitz, hoje temos ferramentas e estratégias sofisticadas para equilibrar risco e retorno, ajustando nossas carteiras de acordo com nossos objetivos e perfil de investidor, além de outros tantos campos de estudo como investimentos comportamentais. 

Por tudo isso, não poderia deixar de mencionar Markowitz neste DB. Que descanse em paz. 

Fechamento do Microcap de vento em popa 

O nosso fundo Microcap vai fechar no dia 14, sexta-feira. Mas a captação acelerada e a valorização das ações do fundo está fazendo com que ele cresça mais do que imaginávamos. Para se ter uma ideia só na sexta, dia 30 de junho, ele subiu quase 4%. Assim, recomendamos que você invista o quanto antes, porque pode ser que a gente decida fechar o fundo antes mesmo do dia 14. De toda forma, vamos comunicar essa decisão com o máximo de transperência. Lembrando que o Microcap Alert é o fundo de small caps com melhor desempenho dos últimos 6 meses segundo ranking da Mais Retorno (dados coletados de 15 de junho de 2023). Clique abaixo para investir.  

10 ações para comprar com um clique 

Nossa carteira automatizada 10 ações, inspirada nas recomendações da equipe do João Piccioni, da Empiricus, está surfando essa alta da Bolsa. Com um clique, você compra as 10 ações preferidas da equipe e ainda não se preocupa com o momento da compra e da venda. Nossa carteira faz tudo para você. Só em junho, a carteira subiu mais de 10% ao todo. Clique abaixo para investir: 

Vantagens em Renda Variável com o tombamento    

Você já deve ter recebido alguns comunicados nossos sobre o tombamento de nossa plataforma para a estrutura do BTG Pactual. Como sempre dissemos, isso representa um reforço para a nossa estrutura da Empiricus Investimentos.  
 
A partir do dia 31 de julho, você vai contar com uma nova plataforma que usa a tecnologia do BTG, tornando sua experiência com investimentos ainda mais completa. 
 
Você só ganha com isso. Nós mantemos o nome e a proposta disruptiva, mas ganhamos em musculatura. Em Renda Variável, por exemplo, você não perde nada e ganha as seguintes vantagens: 

  1. Maior alavancagem para operações Day Trade com ações (até 100x – o atual é até 45x) 
  2. Acesso à mais plataformas profissionais de trading (Tryd Pro, Trader Evolution Pro e MetaTrader  
  3. Acesso a recomendações de analistas técnicos e fundamentalistas do research do BTG Pactual 
  4. Maior diversidade de operações estruturadas 

A corretagem zero também continua para você que já é nosso cliente e os benefícios que você tem da Empiricus Research também continuam ativos. 

Os nossos custos serão mantidos. Você terá uma série de novos benefícios sem nenhum custo adicional. 

Até a próxima semana! 

Um abraço,  
 
Jojo Wachmann 

Conteúdos Relacionados

26 nov 2024, 18:05

Bessent e (um possível) novo rumo da Economia Global (e porque isso é bom para a Bolsa Brasileira)

Confira a edição do dia 04/07/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

19 nov 2024, 19:52

É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo

Confira a edição do dia 04/07/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

30 out 2024, 11:08

O enigmático sorriso do mercado

Confira a edição do dia 04/07/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

23 out 2024, 10:54

O CDI e a armadilha do barqueiro

Confira a edição do dia 04/07/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

15 out 2024, 19:14

A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)

Confira a edição do dia 04/07/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo