Diário de Bordo
Eis aqui o meu legado…
“Estou a fazer isso para te provar, meu pai, o quanto considero a tua sabedoria muito maior do que o teu ouro.
(…)
É para mim, de fato, a mais profunda satisfação, pai, estar perante vós e dizer que, graças à vossa sabedoria, tenho sido capaz de me tornar rico e respeitado perante os homens.”
É com a citação retirada do livro “O Homem Mais Rico da Babilônia”, escrito por George Samuel Clason, que começamos o nosso Diário de Bordo de hoje, que falará sobre o legado que quero deixar para os meus filhos.
Tenho pensado muito sobre isso pois, além de estarmos caminhando para um novo ano, o que normalmente traz mesmo essas reflexões sobre nossa passagem pela vida, preciso dizer o quanto 2020 foi um ano desafiador e de muitos questionamentos para todos nós.
Sinceramente eu não imaginava que viveria para ver uma pandemia impactando de maneira tão intensa a vida de bilhões de pessoas, e, em momentos como este, é natural refletir ainda mais sobre o nosso legado.
Mas, antes de falarmos sobre o meu legado, permita-me contextualizar a passagem acima, pois ela tem muito a ver com essa nossa conversa.
O início da história trata sobre a relação entre Arkad, um pai muito sábio e rico (o homem mais rico de sua região), e seu filho Nomasir, ainda inexperiente no que dizia respeito às leis do dinheiro. Ambos viviam na Babilônia.
Conta-se que, antigamente, os filhos de pais ricos viviam nos domínios da família até crescerem e herdarem as propriedades mantidas até então. Arkad, contudo, não aprovava tal costume.
Por essa razão, determinou que Nomasir saísse de seus domínios durante dez anos, e fosse para o mundo aprender, por conta própria, a adquirir ouro e ganhar o respeito dos homens. Ele só sucederia o pai se alcançasse êxito na missão dada.
Para ajudar Nomasir, Arkad deu ao filho uma bolsa de ouro e uma tábua de barro, onde estavam gravadas as cinco leis de ouro.
As cinco leis de ouro falavam, basicamente, sobre guardar parte de seus ganhos, mês a mês, fazer o próprio ouro trabalhar para si, saber proteger o próprio ouro de perdas, conhecer aquilo em que se pretende investir o próprio ouro; e não forçar o próprio ouro a cenários de ganhos impossíveis.
Nomasir teve muitos percalços e perdas financeiras pelo caminho, mas, ao chegar ao décimo ano longe de sua cidade, ele havia alcançado o êxito: tinha aprendido as leis de ouro gravadas na tábua de barro e, assim, conseguiu adquirir sua fortuna por mérito próprio, tornando-se um homem respeitado e honrado para suceder o pai em seus domínios.
Esse foi o legado que Arkad deixou para seu filho.
Agora, voltando para o papo deste nosso Diário de Bordo, da mesma maneira como Arkad fez com Nomasir, eu também quero deixar um legado para os meus filhos: eles conhecerão todas as leis do dinheiro e se tornarão pessoas com potencial pleno para manterem sua fortuna com sabedoria.
Contudo, minha maneira de construir esse legado foi diferente da construção feita por Arkad, e é isso que eu quero dividir agora com você.
Onze anos atrás eu me separava. Na época eles eram crianças – Michel tinha 5 anos e Naomi 7 anos.
Defini que todos os meses depositaria valores generosos a título de doação, para o futuro dos dois, para que chegassem à maioridade financeiramente independentes de quem quer que fosse.
Ao longo de todo esse tempo ensinei a eles tudo o que deveriam saber para seguirem suas jornadas como investidores, para assim poderem fazer escolhas autônomas e conscientes quando chegasse a hora.
Lembro-me, com muito carinho, de quando eles questionavam sobre a própria declaração de imposto de renda, sem muito entendimento ainda, e eu lhes explicava o motivo pela qual essa declaração era necessária.
Também me lembro de quando eles recebiam o relatório de seus investimentos tomados de curiosidade e empolgação. Era muito legal ver como eles iam evoluindo e se envolvendo mais com esse mundo pelo que eu sou completamente apaixonado há 25 anos, diga-se de passagem.
Foram muitos momentos de aprendizado e assim, aos poucos, eles foram se tornando investidores conscientes, entendendo cada vez mais a razão pela qual aprender as leis do dinheiro era indispensável para suas vidas.
Hoje, quando os questiono sobre a importância dos investimentos, Naomi pensa mais à frente – ela já sabe a importância do que quer para o futuro. Ela tem muitas metas, vontades e até viagens em mente, e acha que investir o próprio dinheiro para usufruir de tudo isso no futuro é super importante.
O Leco (apelido carinhoso pelo qual eu chamo o meu filho Michel) diz que investir vai muito além de um planejamento. Ele acredita que investir é quase que uma garantia para realizar aqueles planos que você almeja para o seu futuro, como construir a própria família, ter uma casa, um carro, e por aí vai.
Posso dizer que, no meio desse cenário de pandemia e de tantos desafios trazidos em 2020, ter a certeza de que os meus filhos aprenderam a lidar com o dinheiro e a cuidar de seu patrimônio é motivo de muita felicidade para mim. Realmente uma realização.
Sei que, daqui a algumas décadas (que sejam muitas, de preferência, rsrs), quando meus filhos não tiverem mais o pai por perto para lhes falar sobre dinheiro, eles estarão protegidos, pois ensinei em vida tudo o que eles precisavam saber para deixarem, também, a sua marca nesse mundo, e repassarem aos próprios filhos aquilo que, com tanto amor, ensinei a eles.
Esse é o meu legado.
Yes, nós temos Private Equity
O investimento em Private Equity e em Venture Capital é aquele feito antes de as empresas entrarem em oferta pública. Antes de entrarem na Bolsa. Muitas vezes, os melhores lucros estão nesse tipo de investimento (e alguns dos maiores riscos também), que ocorre com dinâmica diversa daquela do investimento em renda variável tradicional.
Nós estamos entrando nesse tipo de investimento a partir de nossa Carteira Administrada de Investimentos Alternativos. Um serviço através do qual apresentamos aos investidores oportunidades específicas dentro do mercado de Private Equity e Venture Capital. Justamente por investir em ativos de alto risco e muito longo prazo, fazemos a tal “gestão não discricionária”. Recomendamos aos clientes em quais ativos investir, conforme a análise do time de gestão, mas o investimento só acontece se o cliente topar.
A primeira oportunidade é a entrada no Spectra V, da gestora de mesmo nome, que é uma das que mais entende desse tipo de negócio no Brasil, cujo prazo se encerra dia 18 de dezembro.
É importante dizer que, por questões regulatórias, trata-se de um serviço restrito aos investidores profissionais (aqueles com mais de R$ 10 milhões investidos ou que possuam uma autorização da CVM).
Clicando aqui você pode conhecer todos os detalhes técnicos de mais esse serviço inédito que a Vitreo está trazendo.
#umfundopordia
Iniciamos esta semana com o Alaska Black II BDR Nível 1 FICFIA, fundo da gestora de Henrique Bredda e Luiz Alves Paes de Barros, que possui a mesma composição do Alaska Black BDR Nível 1, mas está disponível aos investidores em geral, não apenas aos qualificados – sendo possível a entrada nele por apenas 1.000 reais. Lembramos que ele atua nos mercados de juros, câmbio e BDR’s, além da possibilidade de se alavancar.
Dando prosseguimento, na terça-feira disponibilizamos o Leblon Ações II FICFIA, da gestora que opera desde 2008, especializada em ações, seguindo uma análise fundamentalista e buscando empresas com grande potencial de valorização, além de participar ativamente do acompanhamento das empresas selecionadas. O intuito é gerar retorno absoluto aos cotistas, investindo em ações, derivativos e debêntures, e para isso focam no cenário microeconômico e analisam o contexto para verificar as vulnerabilidades e os fatores externos que afetam os ativos nos quais investem.
Já na quarta-feira disponibilizamos dois fundos da Pacífico Gestão de Recursos, um com estratégia de renda variável, Pacífico Ações FICFIA e outro com multiestratégia, o Pacífico Macro FICFIM. Ambos focam em buscar retorno absoluto no longo prazo através de uma equipe com mais de 20 anos de experiência e que possui grande alinhamento com os investidores. Ademais, os sócios apresentam o capital investido nos mesmos fundos que os demais investidores.
Hoje, lançamos dois fundos da renomada gestora de Luis Stuhlberg e Luiz Parreiras. A Verde Asset conta com mais de 48 bilhões sob gestão, com foco em preservação de capital e geração de retorno no longo prazo.
Os dois fundos – o Verde AM MUNDI Ações Globais FICFIA IE e o Verde AM Mundi Ações Globais BRL FICFIA IE – possuem a mesma alocação, mas um deles possui exposição cambial e o outro é hedgeado. Ambos possuem na carteira uma média de 10 a 15 ativos, com foco em Estados Unidos, além de seguir a análise da equipe macroeconômica para obter uma análise 100% fundamentalista.
Por fim, na sexta-feira foi a vez de subir dois fundos da AZ Quest, a gestora associada ao Grupo Azimut. O primeiro deles é o AZ Quest Termo FIRF, um fundo de renda fixa que faz operações buscando distorções no mercado com um risco muito baixo. Já o segundo foi o AZ Quest Low Vol FICFIM, que aplica em distintas estratégias: Ações, Macro, Crédito Privado e Arbitragem. Os dois são fundos que buscam superar o CDI com baixa volatilidade e alta liquidez.
Quanto às atualizações dos fundos existentes na plataforma, houve redução do valor de taxa de administração para o fundo Angá Portfólio FIM, saindo de 2,00% para 1,50%.
Não deixe de conferir as informações específicas de cada fundo disponíveis em nossa plataforma.
Caso você tenha posição em algum desses fundos em outra plataforma, aproveite para realizar a portabilidade para a Vitreo e desfrutar dos benefícios que você só encontra aqui, com uma política de cashback que elimina o conflito de interesses na fonte.
Live Carteira Universa
Como é de costume, em toda quarta-feira de virada de mês temos a nossa live especial sobre o Carteira Universa com os gestores do fundo e com o pessoal da Empiricus, que faz o relatório que inspira o fundo. É nossa prestação de contas mensal, porque transparência é com a gente mesmo.
Sobre o Carteira, tivemos um mês de novembro bastante animado e parte desse movimento foi aproveitado em nosso investimento.
Para Felipe Miranda, a questão mais importante sobre o mês de novembro é o que ele representa. Em sua visão, novembro representa tendências estruturais de longo prazo.
“Temos um cenário internacional que é muito construtivo para mercados emergentes”, comentou Felipe Miranda.
“O cenário político americano possibilita uma postura macroeconômica expansionista, sobretudo na esfera fiscal. Para mercados emergentes isso significa, basicamente, maior demanda por commodities em decorrência da política de estímulo fiscal, com um dólar mais fraco e o dinheiro voltando a fluir para a periferia do mundo”, concluiu o CIO da Empiricus.
Outros dois pontos super importantes e que foram ressaltados na Live foram a eficácia e proximidade da vacina contra a COVID-19 e a expectativa de retorno do desenvolvimento da economia, o que deverá fazer com que os ativos de risco aumentem.
Foi uma conversa muito importante e cheia de informações de valor e apenas o Carteira Universa dá esse tipo de retorno para o investidor.
Clique aqui e assista a live na íntegra.
Spoiler da Semana
Você já sabe que o centro do nosso negócio é você, nosso cliente, não é mesmo? Fazemos questão de lembrá-lo sempre disso.
Por essa razão, após identificarmos novas necessidades de nossos clientes, decidimos realizar dois lançamentos na próxima semana: o Deep Value Brasil e o fundo MAM.
O Deep Value Brasil é um fundo para servir de diversificação ao seu portfólio. Dentro desse contexto de “rotation” de teses e da “ciranda” entre ações de crescimento e valor, faltava uma carteira bem feita, com boa análise quantitativa para empresas de valor. Aquelas que tendem a subir quando a tese da “vida normal” ganha força, como o que aconteceu em virtude dos bons prognósticos com as vacinas. Aqui na Vitreo, a nossa tese principal é o “growth”, por isso temos tantos fundos de Tech e exposição às ideias mais inovadoras do mercado.
Mas o “value” também tem valor, evidentemente, e temos grandes casos de empresas com boa relação entre preço e valor patrimonial, e bons retornos sobre o patrimônio líquido. E elas têm tudo para brilhar, não só depois que as economias reais voltarem à média, com as vacinas. Para investir nelas, vamos lançar o Deep Value Brasil na próxima semana.
Já sobre o fundo MAM, não posso revelar, ainda, tudo sobre ele, mas posso lhe dar uma dica muito boa a respeito: pense na abreviação desse produto (“MAM”) e nas marcas mais importantes do mundo. Elas têm tudo a ver!
Nos próximos dias falaremos mais a respeito do Deep Value e do fundo MAM em nossas redes sociais, então fique atento para não perder nenhuma nova informação. Vai valer a pena!
Pergunte ao Jojo
É necessário solicitar a transferência para a corretora de origem, através do formulário STVM (Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários). Para ajuda com isso, clique aqui.
Na boleta básica do site continuará sendo zero de corretagem. Já no homebroker completo VTrade será de R$ 3,99 por transação.
Olá,
O Tech Asia, por ser um fundo de investimento em ações, não tem incidência de come-cotas, independentemente se estiver com lucro ou não (e concordamos com você, o come-cotas é uma indecência, mesmo!). O imposto será pago apenas no resgate, na alíquota de 15% sobre o lucro.
Infelizmente não é possível a migração entre fundos diferentes.
Recado do Hara
Fábio Hara é o nosso head de desenvolvimento de sistemas. Toda semana ele manda um e-mail para a empresa toda contando das novas funcionalidades que “subiram” para o app e para o site.
Temos uma novidade super legal essa semana: o filtro de consulta de fundos na área comercial.
Com ele, você poderá encontrar um fundo específico apenas digitando o nome completo ou parte do nome dele.
Por exemplo, se você quiser encontrar o FoF Tech ou algum outro fundo de tecnologia, é só digitar “Tech” na busca.
Veja como pesquisar:
Do seu navegador, digite “www.empiricusinvestimentos.com.br”;
No canto superior esquerdo, clique em “Investir” e selecione a opção “Fundos de Investimento”;
Ao selecionar a opção “Fundos de Investimento”, você verá a tela com o filtro;
Digite o nome do fundo que busca e consulte as informações que precisa consultar.
No caso do exemplo abaixo, “Tech” foi a palavra que digitamos para buscar os fundos relacionados à tecnologia.
Bem fácil, não?
Esperamos que você goste dessa nova funcionalidade, pois ela foi desenvolvida com muito cuidado para facilitar a sua jornada em nosso site!
Um abraço,
Conteúdos Relacionados
26 nov 2024, 18:05
Bessent e (um possível) novo rumo da Economia Global (e porque isso é bom para a Bolsa Brasileira)
“Estou a fazer isso para te provar, meu pai, o quanto considero a tua sabedoria muito maior do que o teu ouro. (…) É para mim, de fato, a mais profunda satisfação, pai, estar perante vós e dizer que, graças à vossa sabedoria, tenho sido capaz de me tornar rico e respeitado perante os homens.” …
Ler Conteúdo19 nov 2024, 19:52
É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo
“Estou a fazer isso para te provar, meu pai, o quanto considero a tua sabedoria muito maior do que o teu ouro. (…) É para mim, de fato, a mais profunda satisfação, pai, estar perante vós e dizer que, graças à vossa sabedoria, tenho sido capaz de me tornar rico e respeitado perante os homens.” …
Ler Conteúdo13 nov 2024, 9:13
A eleição de Donald Trump, Stanley Druckenmiller, os 6.000 pontos do S&P 500 e os US$ 89.000 do Bitcoin
“Estou a fazer isso para te provar, meu pai, o quanto considero a tua sabedoria muito maior do que o teu ouro. (…) É para mim, de fato, a mais profunda satisfação, pai, estar perante vós e dizer que, graças à vossa sabedoria, tenho sido capaz de me tornar rico e respeitado perante os homens.” …
Ler Conteúdo30 out 2024, 11:08
O enigmático sorriso do mercado
“Estou a fazer isso para te provar, meu pai, o quanto considero a tua sabedoria muito maior do que o teu ouro. (…) É para mim, de fato, a mais profunda satisfação, pai, estar perante vós e dizer que, graças à vossa sabedoria, tenho sido capaz de me tornar rico e respeitado perante os homens.” …
Ler Conteúdo23 out 2024, 10:54
O CDI e a armadilha do barqueiro
“Estou a fazer isso para te provar, meu pai, o quanto considero a tua sabedoria muito maior do que o teu ouro. (…) É para mim, de fato, a mais profunda satisfação, pai, estar perante vós e dizer que, graças à vossa sabedoria, tenho sido capaz de me tornar rico e respeitado perante os homens.” …
Ler Conteúdo15 out 2024, 19:14
A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)
“Estou a fazer isso para te provar, meu pai, o quanto considero a tua sabedoria muito maior do que o teu ouro. (…) É para mim, de fato, a mais profunda satisfação, pai, estar perante vós e dizer que, graças à vossa sabedoria, tenho sido capaz de me tornar rico e respeitado perante os homens.” …
Ler Conteúdo