Diário de Bordo

Infelizmente, guerra.

George Wachsmann

24 fev 2022, 12:56 (Atualizado em 24 fev 2022, 12:56)

Guerras existem desde que o mundo é mundo.

Antes, com muito mais frequência, por motivos diversos: religião, etnia, interesses políticos, econômicos. O resultado trazia riqueza e poder ao vencedor. E, via de regra, dor, destruição e submissão ao perdedor.

Semanas atrás, tropas russas avançavam e chegavam cada vez mais perto da Ucrânia. Os alertas feitos pelos EUA e Otan se concretizaram, infelizmente, na manhã desta quinta-feira.

Parece que Putin quer fazer como Pedro O Grande, primeiro imperador da Rússia que agia para intimidar e assim se tornou um dos imperadores mais bem sucedidos da História.

Na madrugada de terça-feira, soldados russos entraram no leste da Ucrânia, em Luhansk e Donetks. Putin afirmou que as tropas estavam lá para “manter a paz”. No entanto, para isso, seria necessário que o Conselho de Segurança da ONU reconhecesse essa ação, o que não aconteceu.

Essas duas regiões da Ucrânia teriam solicitado sua separação do país. A Rússia rapidamente atendeu ao pedido e enviou suas “tropas de paz”. Até ontem, a ordem de entrada não havia sido dada. Mas tudo mudou.

Por volta da 00h aqui no Brasil e 7h da manhã por lá, mísseis começaram a explodir em Kiev, a capital da Ucrânia. As estações de metrô funcionaram como refúgio, alarmes de ataques aéreos soaram no país e pessoas pegaram seus carros em busca de fugir para outros países da Europa. O caos foi instaurado.

O presidente da Ucrânia quer defender a sua pátria e até convocou seus militares para lutar pela existência de seu país. Ele mesmo tuitou: “O mundo está conosco”.

Acontece que, lá em 1994, no tratado de Budapeste, a Ucrânia entregou suas armas nucleares com a garantia de que seria protegida.

Com as chances de expansão da guerra, os países que fazem fronteira com Rússia e Ucrânia já ligaram o alerta de ameaça militar.

Do outro lado, líderes ocidentais buscam punir a Rússia, mas Putin já declarou que: “Todos que tentarem interferir devem saber que a reação da Rússia será imediata e levará a consequências nunca experimentadas na história”.

E onde está a ONU nessa história? Está de mãos atadas… não há muito o que fazer quando o país que está em guerra faz parte de seu Conselho de Segurança e possui poder de veto. Eles até tentaram e pediram, por favor, para Putin parar, apelando para a humanidade do presidente. Não foi o suficiente até agora.

A Otan também parece que não reagirá militarmente já que a Ucrânia não é um país membro, restando apenas apelar para a diplomacia.

O fato é que a Ucrânia é importante estrategicamente para a Rússia, mas não tem o mesmo valor para os EUA e a Otan. Isso explica parte da motivação da Rússia em impedir a entrada da Ucrânia na organização.

O presidente dos EUA assinou uma ordem proibindo que fossem feitos novos investimentos nas províncias separatistas. Os EUA, a UE e o Reino Unido querem excluir a Rússia do sistema de bancos do mundo. A Alemanha suspendeu a autorização para o início do funcionamento do gasoduto Nord Stream 2 (que liga os dois países). Novas sanções devem vir na sequência. Até a final da Champions League, marcada para ser em São Petersburgo no final de maio, pode mudar de local.

Além da angústia com as notícias de hoje, você deve estar se perguntando como esse conflito pode afetar seus investimentos?

Primeiro ponto: o mundo não vai acabar e movimentos reativos bruscos podem atrapalhar mais do que ajudar os seus investimentos.

É hora de calma e paciência. As crises aparecem, mas os ativos tendem sempre a se recuperar no longo prazo. Vide a última crise em 2020, que por acaso começou bem no carnaval. Seria um sinal?

Na Rússia, o principal índice da Bolsa apresentou a maior queda em um dia desde 2014, quando a Crimeia foi anexada.

Mas aqui no Brasil, o resultado pode ser diferente. Essa guerra está favorecendo – e muito – o preço das matérias-primas. Em outras palavras: as commodities estão subindo; afinal, a arma mais poderosa da Rússia é o petróleo e o gás.

A Rússia é um país que faz parte da Ásia e da Europa. A riqueza natural russa está na região Europeia, onde encontram-se petróleo e gás.

No mundo, a Rússia é o segundo maior fornecedor de gás natural. A Alemanha é um dos países que depende da energia russa. Com a diminuição da oferta, o preço do gás natural disparou.

Com o início de uma guerra, é possível que esses preços subam mais ainda. A questão é que não sabemos até onde chegará este conflito. Apenas o tempo dirá.

Com o ataque de hoje, o mercado de cripto que funciona 24h por dia, já sentiu o impacto. O Bitcoin e o Ethereum apresentaram quedas na noite de hoje. Reagiram como ativos de risco e não como proteção ou reserva de valor. Ibovespa amanheceu em queda, S&P500, Bolsas europeias também. Dólar subiu bastante contra o Real (e outras moedas no mundo também). Ouro e Prata também subiram, estes sim, comportando-se como reserva de valor.

Nesse momento alguns investimentos em setores específicos podem ser interessantes, como nosso fundo de Energia Limpa, que já é uma tendência até mesmo se não houvesse uma guerra, ou PetróleoCarbonoOuroPrata e até mesmo o nosso fundo de Commodities que junta várias teses esses em um só produto.

Alocações táticas pontuais também são interessantes nesse momento. O Carteira Universa, por exemplo, diminuiu sua alocação em ações americanas (-4%), ao mesmo tempo que aumentou as proteções em Ouro e Prata (+2,5%) e sua alocação em Petróleo (+1,5%).

Mas a recomendação principal é, eu repito: mantenha a calma! Uma boa diversificação deveria ser suficiente para aguentar trancos do mercado.

Um bom Carnaval para você, com melhores notícias para o mundo.

O que mais aconteceu essa semana?

Nesta semana, rolou a CEO Conference do BTG, com diversas palestras com grandes nomes do mercado financeiro e da economia brasileira.

Tive a oportunidade de ouvir vários convidados, como Paulo Guedes, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Luis Stuhlberger, Sérgio Moro, Arthur Lira, João Dória e muito mais.

O tema recorrente foram os desafios do cenário inflacionário mundial. O que esperar com a mudança de política monetária nos EUA e quais seus efeitos para o Brasil, onde o nosso BC parece estar bem adiantado na luta contra essa inflação em parte importada.

Se você quer conferir todas as palestras, é só clicar aqui e se inscrever.

Na terça, também tivemos um evento para clientes Wealth da Vitreo com o Silvio Cascione, analista da Eurasia, uma das mais importantes consultorias políticas com presença mundial. A empresa é líder em pesquisas sobre risco político global e está dedicada a ajudar investidores e tomadores de decisões a entender o impacto da política nos riscos e oportunidades nos mercados estrangeiros.

O assunto claro, eleições de 2022. Confira a conversa aqui.

Prateleira de Fundos

Apesar de não termos lançado nenhum fundo nesta semana, tenho três boas novidades para você.

FIP Bossanova KPTL Capital Semente foi recomendado pela turma da Empiricus. O primeiro fundo de Private Equity distribuído pela Vitreo é gerido pela KPTL e tem como consultora a Bossanova, que conta com Thiago Nigro, João Kepler e Pierre Schrumann como sócios.

Além disso, vale comentar que, após comentarmos com a equipe da Angá, o mínimo inicial do Angá Total Return FIM CrPr foi reduzido de R$ 25 mil para R$ 5 mil. Também é importante citar que o Augme 45 FICFIRF CrPr está reabrindo nesta sexta-feira, 25.

No mesmo dia, o ARX Macro FICFIM, fundo multimercado com resgate em 1 dia útil, irá fechar para aplicações.

Pergunte ao Jojo

Pergunta 1

db_img_01

Com a combinação entre a expectativa de alta de juros e Bolsas em seus níveis recordes, os ativos de risco, principalmente as ações de tecnologia, sofreram um ajuste forte. Além disso, a valorização do câmbio afetou os fundos não hedgeados. Com o início do conflito na Ucrânia, os ativos devem continuar pressionados no curto e médio prazo. Para períodos mais longos, os ativos devem recuperar essas perdas. O Jojo gravou um vídeo contando o que está acontecendo com o mercado de tecnologia. 

Clique aqui para assistir.

Pergunta 2

db_img_02db_img_02

Não houve alteração na gestão do Carteira Universa. De fato, os resultados recentes têm sido ruins, mas continuamos a atuar da mesma maneira qde sempre, e com a mesma equipe. As estratégias são analisadas diariamente e mudanças são implementadas frequentemente. Permanecemos engajados na gestão do fundo, e com trabalho árduo os resultados virão.

Pergunta 3

db_img_03

O fundo é bem diversificado entre commodities e ações. Temos apenas 1,1% de Três Tentos no fundo. A ação, após uma queda em janeiro, já se recuperou e sobe 2% no ano. Olhando para o longo prazo, o management vem entregando desde o IPO. Tudo é uma questão de preço, e acreditamos que o preço atual, mesmo levando em conta a conjuntura de curto prazo, é atrativo.

Pergunta 4

db_img_04

1 – Não.

2 e 3 – O fundo incorporador é o Oportunidades de Uma Vida e a alocação final será a dele. Todas as ações dos fundos incorporados que não estão na carteira do Oportunidades de Uma Vida serão vendidas.

Calendário de IPOs e Follow On

Confira os IPOs mais quentes do mercado e que já se encontram disponíveis para você fazer sua reserva na plataforma da Vitreo.

Nossa equipe trabalha intensamente para disponibilizar todas as ofertas públicas do mercado para você, nosso cliente. Você pode investir em empresas que estão abrindo seu capital agora, ou investir em empresas que estão emitindo novas ações.

Hoje, há diversas ofertas disponíveis nas quais você pode efetuar a reserva:

db_img_05

Além dessas acima, são muitas outras disponíveis na plataforma pra você.

Lembrando que, antes de fazer sua reserva, é importante ler o prospecto preliminar da oferta, em especial a seção “fatores de risco” e verificar se o investimento está em linha com o seu perfil.

Clique no botão abaixo para acessar fazer sua reserva:Quero reservar

Investimentos nos mercados de renda variável estão sujeitos a riscos de perda. Não se esqueça de se certificar de que o investimento faz sentido para o seu perfil antes de investir.

Funcionalidades da semana

Esta semana temos uma baita novidade para você que opera em nossa plataforma de Renda Variável.

Nós liberamos a negociação de Micro S&P com CORRETAGEM ZERO!

Esse minicontrato futuro de S&P500, permite que você negocie hoje, a expectativa de preço futuro para o portfólio de ações representado pelo S&P500, que é um dos índices de maior representatividade no mercado financeiro mundial e agrega as 500 maiores empresas americanas de capital aberto.

Esse ativo pode ser uma oportunidade para novas estratégias de day trade e arbitragem, além da diversificação e exposição internacional da sua carteira.

Você pode conferir a novidade acessando o Vitreo Trading. Clique aqui.

Caso tenha sugestões, envie para nós pelo atendimento@empiricusinvestimentos.com.br

Um abraço,

Conteúdos Relacionados

26 nov 2024, 18:05

Bessent e (um possível) novo rumo da Economia Global (e porque isso é bom para a Bolsa Brasileira)

Tropas Russas avançam sobre território ucraneano e causam pavor no mercado; veja a saída para esse problema

Ler Conteúdo

19 nov 2024, 19:52

É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo

Tropas Russas avançam sobre território ucraneano e causam pavor no mercado; veja a saída para esse problema

Ler Conteúdo

13 nov 2024, 9:13

A eleição de Donald Trump, Stanley Druckenmiller, os 6.000 pontos do S&P 500 e os US$ 89.000 do Bitcoin

Tropas Russas avançam sobre território ucraneano e causam pavor no mercado; veja a saída para esse problema

Ler Conteúdo

30 out 2024, 11:08

O enigmático sorriso do mercado

Tropas Russas avançam sobre território ucraneano e causam pavor no mercado; veja a saída para esse problema

Ler Conteúdo

23 out 2024, 10:54

O CDI e a armadilha do barqueiro

Tropas Russas avançam sobre território ucraneano e causam pavor no mercado; veja a saída para esse problema

Ler Conteúdo

15 out 2024, 19:14

A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)

Tropas Russas avançam sobre território ucraneano e causam pavor no mercado; veja a saída para esse problema

Ler Conteúdo