Diário de Bordo
Me diga: qual é a sua “spark”?
No fim de semana passado, assisti ao filme Soul, dirigido por Pete Docter e co-dirigido por Kemp Powers, disponível na plataforma de streaming Disney+.
Em linhas gerais, o filme, uma daquelas fabulosas animações da Pixar, conta a história de Joe Gardner, um pianista e professor de música frustrado, que, justo no dia em que é convidado para participar da apresentação da sua vida, sofre um contratempo e vai parar em uma espécie de limbo, entre o que seria o mundo físico e o curioso mundo das almas (daí o nome Soul, alma, em inglês).
O filme, em linha com todas as últimas animações da Pixar/Disney (como Divertidamente, Toy Story 4, Viva e Procurando Dory), está exatamente naquele ponto perfeito para encantar crianças e adultos. Para os pequenos, é muito divertido, tem muito humor físico e rápido, os personagens são cativantes e há sequências de ação que encantam. Mas vou falar aqui como esse Soul tocou a minha alma de adulto.
No filme, a jornada do herói — ou melhor, da alma do herói — gira em torno de tentar encontrar a tal da “spark” (faísca, centelha), que nada mais é, no fim das contas, do que um propósito, que é único em cada alma aqui da Terra. E esse propósito é muito mais do que meramente saber com o que você vai trabalhar para o resto da vida ou descobrir o que você faz bem. A “spark” é muito mais o que faz você ser você.
A minha associação, ao deparar com o conceito de “spark”, foi imediata.
Lembrei das Bodas de Ouro de meus pais, da minha mãe e do Zão, meu pai. A celebração desse belíssimo marco de união foi ontem, quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2021. Meus pais estão juntos há 50 anos. E, durante toda essa semana, posso dizer com segurança que eles compartilham o mesmo “spark”. É uma fagulha, um propósito que diz respeito a cuidar dos outros com amor, viver de maneira altruísta, olhando sempre para quem está próximo e, principalmente, viver tudo isso de forma intensa, com muita alegria e doação. E, brincando ainda com o filme Soul, não duvido que as almas dos dois não estejam se tornando uma coisa só, uma entidade única e complementar.
Quando estamos em uma época em que muitas coisas significativas acontecem, a gente encontra associação e beleza em tudo. Talvez eu não achasse o filme Soul nada de mais se não tivesse assistido na mesma semana da celebração das bodas dos meus pais. Talvez eu não tivesse dado tanta bola para o conceito de “spark”. Mas é isso, a lembrança da faísca do amor de meus pais em cuidar dos outros e viver intensamente me fez pensar também na minha “spark”.
E, para mim, ficou claro que alguma chama mais forte se acendeu aqui dentro quando eu parei de cuidar da gestão apenas das grandes fortunas e dei o importante passo de ajudar dezenas de milhares de pessoas a investir melhor, com a criação da Vitreo. O número que me faz levantar da cama e me dá forças e motivação para ir trabalhar todos os dias não é o tamanho das cifras dos patrimônios dos clientes. É o número de clientes em si, o número de histórias específicas às quais eu posso ajudar. Claro que uma coisa vem com a outra: quanto mais gente eu puder ajudar dentro da Vitreo, mais recursos teremos dentro da casa. E, nesta semana, alcançamos o importante número de 8 bilhões de reais sob custódia. É imenso, é representativo. Mas, sinceramente, os quase 80 mil clientes, as quase 80 mil histórias… é isso que acende minha “spark”.
De uma certa forma, quero dizer que minha “spark” é você, leitor do Diário de Bordo. É você, que está confiando em mim e em minha equipe para cuidar do seu patrimônio, do seu futuro e do de sua família. Só de escrever, sinto a minha chama se aquecer. Muito obrigado.
Agora, peço desculpas pelo recado mais pessoal que darei a seguir. Mas sei da generosidade de vocês, meus leitores. Sei que vocês não se incomodam:
Não tem um dia sequer que não agradeço por ser o fruto dessa união, dessa cumplicidade simbiótica, que abraça, aconchega e protege.
Queridos Mãe e Zão, olhar o que vocês construíram, a forma como cuidam de todos nós, seus netos, sobrinhos, enteadas, nora, amigos, e especialmente um do outro, com respeito e entrega, é o maior de todos os ensinamentos.
Que possamos seguir iluminados pelo amor de vocês por muitos e muitos anos!
Feliz Bodas de Ouro, com todo o amor do seu filho.
Criptoweek
Essa semana começou bastante quente para os ativos ligados às criptomoedas. Depois de um 2020 fantástico (nosso fundo Criptomoedas subiu 211% só no ano passado), janeiro começou arrepiando, mas no fim de semana passado houve uma correção considerável no Bitcoin, caindo mais de 20%.
Tanto que, na semana, até esse dia 14, o gráfico do Bitcoin está a pura montanha russa:
Fonte: Coinmarketcap
Dentro desse contexto, foi ótimo fazer a nossa #VitreoAoVivo semanal com o André Franco, especialista em criptomoedas da Empiricus e dono do relatório que inspira os nossos fundos de criptomoedas.
O papo, com mais de 3.000 reproduções, foi de alto nível e, nele, a gente reforçou nossa confiança nesse mercado como uma alternativa formidável de diversificação (desde que você sempre tenha em mente que as criptomoedas são super voláteis e que a melhor segurança é investir pouco, no máximo algo como 3% do seu patrimônio).
Outro motivo importante para falarmos de cripto é a nova série 100% gratuita que estamos produzindo.
Toda vez que a gente faz uma dessas, causamos um ótimo buzz. Foi assim com a compra da Square, no Tech Select, e foi assim com o lançamento do Tech Asia. Agora, nossa nova série de conteúdo gratuito é focada em Cripto. Ela se chama “O Seu Novo Dinheiro” e está ficando sensacional. Sem falsa modéstia, é como se fosse um doc da Netflix sobre o assunto, que mostra como acreditamos na tese da institucionalização do Bitcoin e das cripto e como isso pode realmente ser um caminho natural para o big money no futuro próximo.
Na série vamos falar também, claro, de como os nossos fundos se posicionam nesse cenário.
E, muito importante, só quem estiver na hotlist dessa série de vídeos vai saber de uma grande novidade que estamos preparando nos nossos fundos de cripto.
São quatro vídeos gratuitos, de 27 de janeiro a 3 de fevereiro. Todo o conteúdo é 100% gratuito. Convido todo mundo a se inscrever clicando aqui abaixo.Quero entrar na série O Seu Novo Dinheiro
#Umfundopordia
Nesta semana, disponibilizamos duas gestoras novas, além de um fundo de uma gestora já presente em nossas prateleiras. Começamos com um fundo da Prumo Capital, fundada em 2012 e que atualmente já conta com mais de 500 milhões sob gestão. A Casa é focada em seguir uma análise fundamentalista, no longo prazo, considerando ainda a relação risco x retorno. Seus pilares centrais são a excelência, o alinhamento de interesses e a transparência.
O fundo disponibilizado foi o Prumo Ações FIA, um long-only, destinado a investidores qualificados, que busca localizar assimetrias entre a relação de risco x retorno. Procura por empresas de qualidade, que estejam fortemente alinhadas com acionistas minoritários e sejam geradoras de fluxo de caixa, além de serem líderes nos mercados em que atuam e possuam uma gestão experiente.
O próximo nome a entrar na nossa plataforma foi o Hashdex Criptoativos Discovery FICFIM. Gerido pela Hashdex, o fundo vem surfando a expansão do mercado de criptoativos e é especializada neste tipo de investimento. Desde 2018, a gestora vem oferecendo soluções de investimentos para esta classe de ativo e criou um índice de moedas digitais distribuído pela Nasdaq, o Hashdex Digital Assets Index (HDAI).
Por meio desse índice, composto por mais de 10 criptomoedas, a gestora emprega critérios para reunir as principais criptomoedas. As carteiras de seus fundos possuem uma composição combinada entre um fundo que replique esse índice e ativos de renda fixa, variando entre cada perfil de investidor. Dessa forma, o Hashdex Criptoativos Discovery, por ser destinado a investidores em geral, possui 20% alocados em criptoativos, e o restante é investido em renda fixa, o que o torna o menos volátil da família de produtos da Hashdex.
Por fim, disponibilizamos mais um fundo da Kadima Asset, o Kadima Long Bias FIM, destinado a investidores em geral, que busca investir majoritariamente em ativos de renda variável, seguindo os modelos matemáticos-estatísticos desenvolvidos pela equipe, e focado em entregar retorno no longo prazo. Investem também em outros mercados com o intuito de melhorar o retorno ajustado ao risco do fundo.
Vale lembrar que se você tem esses fundos em qualquer outra plataforma e quer aproveitar nossa política de cashback, é possível realizar a portabilidade através de nosso site ou aplicativo.
Outra novidade, que vale ser comentada, é a reabertura de 3 fundos na próxima semana. O primeiro deles, Apex Equity Hedge FIM, terá uma abertura pontual no dia 18 de janeiro, que se encerrará logo no dia seguinte (19).
O segundo é o Forpus Ações FICFIA, que ficará aberto por uma semana, do dia 18 ao dia 22. Esse foi um dos melhores fundos de ações de 2020, na matéria divulgada pela CNN com base em dados da Economática.
Por fim, o último fundo é o Az Quest Termo FIRF, que reabrirá também no dia 18 e somente será fechado quando atingir R$1 bilhão, valendo ressaltar que o PL já é de R$558 milhões.
Pergunte ao Jojo
Olá, você conhece o Wise? É um mentor de investimentos digital, que você pode acessar na sua área logada. Nele, você insere todos as suas informações e objetivos e ele lhe entrega, no fim, uma sugestão de carteira com as soluções da Vitreo. Temos certeza de que o Wise poderá ajudá-lo!
Portabilidade de fundos
Olá,
Pela nossa experiência prática, esse prazo varia bastante de corretora para corretora, mas, para alinhar sua expectativa, a verdade é que até agora o prazo mínimo foi de um mês e o prazo máximo foi de dois meses. Portanto, é preciso ter um pouco de paciência. Mas, em breve, entrarão em vigor as regras da ANBIMA e esse prazo será sensivelmente reduzido!
Recado do Hara
Fábio Hara é o nosso head de desenvolvimento de sistemas. Toda semana ele manda um e-mail para a empresa toda contando das novas funcionalidades que “subiram” para o app e para o site.
A nossa nova funcionalidade, tanto no app quanto no site, tem a ver com a busca da área de extrato.
Agora ficou muito mais fácil organizar seus extratos, com algumas facilidades recentemente acrescentadas.
No app, por exemplo…
Ao acessar o extrato no app, agora você pode clicar no símbolo indicado em vermelho na imagem acima, que lhe dará acesso à área de filtragem de busca.
Nela, você poderá filtrar a busca por lançamentos (separando por débito e/ou crédito) e designar o período da busca.
Já no site, a novidade aparece para você da seguinte forma (na área destacada em vermelho):
No site também é possível imprimir o extrato, baixá-lo em PDF ou em CSV (formato que lhe permite importar os dados para uma planilha de Excel).
Legal, não? Fica bem mais fácil se organizar.
Um abraço,
Conteúdos Relacionados
26 nov 2024, 18:05
Bessent e (um possível) novo rumo da Economia Global (e porque isso é bom para a Bolsa Brasileira)
Qual é o propósito da sua vida? O que te faz acordar e não ficar deitado na cama desanimado? O de Jojo você encontra no artigo abaixo
Ler Conteúdo19 nov 2024, 19:52
É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo
Qual é o propósito da sua vida? O que te faz acordar e não ficar deitado na cama desanimado? O de Jojo você encontra no artigo abaixo
Ler Conteúdo13 nov 2024, 9:13
A eleição de Donald Trump, Stanley Druckenmiller, os 6.000 pontos do S&P 500 e os US$ 89.000 do Bitcoin
Qual é o propósito da sua vida? O que te faz acordar e não ficar deitado na cama desanimado? O de Jojo você encontra no artigo abaixo
Ler Conteúdo30 out 2024, 11:08
O enigmático sorriso do mercado
Qual é o propósito da sua vida? O que te faz acordar e não ficar deitado na cama desanimado? O de Jojo você encontra no artigo abaixo
Ler Conteúdo23 out 2024, 10:54
O CDI e a armadilha do barqueiro
Qual é o propósito da sua vida? O que te faz acordar e não ficar deitado na cama desanimado? O de Jojo você encontra no artigo abaixo
Ler Conteúdo15 out 2024, 19:14
A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)
Qual é o propósito da sua vida? O que te faz acordar e não ficar deitado na cama desanimado? O de Jojo você encontra no artigo abaixo
Ler Conteúdo