Diário de Bordo
No show de rock

And here it comes, the moment when / You know you’ll never be the same again
Power chord, see the light / You found your place in the world tonight
At the rock show / You’ll be right in the front row
Heart and soul, they both know / It’s where you gotta be
-Halestorm
O festival de música The Town, aos moldes do seu primo famoso Rock in Rio, começa neste sábado.
Recheado de grandes estrelas, tem tudo para ser o grande evento musical do ano.
Mas quando olhei o line-up, decidi ir apenas no dia do Foo Fighters. Meu ouvido é sensível.
Mas tem que ter bateria, baixo e guitarra. Quiçá um pianinho. Sem batida eletrônica. E, com certeza, sem playback, que é bem mais comum do que imaginam.
Roqueiro pode até cantar mal no final da carreira. E olha que eu sei, pois a maioria das bandas que vou nos shows atingiram o auge na década de 80, e pelo jeito que viveram, têm sorte de estarem vivos.
Mas não precisam fazer playback, o público sabe todas as músicas e cantam por eles. Não vou perder tempo com o que não gosto.
E essa é uma lição que podemos levar para os investimentos. Investimentos são um pouco como o gosto musical. Vale a pena investir no que gosta.
Com certeza vocês já devem ter ouvido a célebre frase “invest in what you know”, mantra de gigantes de investimentos como Warren Buffet e Peter Lynch.
Investir no “conhecido” tem duas vantagens.
A primeira é que, quanto mais você conhece um ativo, melhor o seu julgamento sobre ele e maior a probabilidade da sua decisão estar certa.
A segunda vantagem é que, no caso do mercado ir contra a sua posição, você estará mais tranquilo e racional na hora tomar a decisão de zerar, segurar ou aumentar.
Principalmente porque você conhece bem o investimento.
É sempre mais fácil continuar com seu plano de investimento se você conhecê-lo a fundo, entendendo os seus movimentos.
Esse é o grande problema de um investidor que sai fora do seu suitability, isto é, monta suas carteiras fora de seu perfil de risco. Na primeira chacoalhada ele acaba caindo fora.
A convicção em seu investimento é muito importante. Entendê-lo ajuda nesta convicção.
Um jeito bom de obter convicção e entendimento aos poucos é investir em tranches, isto é, alocar aos poucos um uma ideia durante um período de tempo mais longo, ganhando assim convicção e entendimento gradualmente.
Investir no Brasil tem duas características boas para investir em tranches: o CDI (custo de oportunidade) é alto, e o ambiente é volátil.
Fiz um estudo rápido de um período de 10 meses entre outubro/2022 e julho/2023. Neste período a bolsa rendeu 10,8% contra um CDI de 11,1%. Um investidor que entrou na bolsa com 10 sucessivos aportes iguais todo começo de mês, deixando o que sobrou no CDI teria uma rentabilidade aproximada de 16,2%.
Muito bom, não? Mas nem sempre isso acontece. Apenas quando o mercado está bem incerto e sem tendência clara, mas evidencia porque não precisamos ter pressa e investir em etapas pode ser uma boa opção.
Falando em timing de investimentos, a bolsa brasileira parece ter se acalmado após as sucessivas quedas. Continua sendo um bom ponto de entrada, com tranches ou não.
Mas lembre-se sempre de entender o risco e, se a convicção não estiver alta, investir em etapas.
E para quem gosta de rock, sugiro o show do Alter Bridge recém anunciado para o começo de novembro!
Seu Trader Profissional
Nos últimos 15 meses, Fradinho entregou um retorno de +2.400%. Uma multiplicação de 25 vezes.
Agora, ele deseja buscar esses ganhos para você, na nossa nova ferramenta: a CopyInvest.
A partir de um clique no botão, você terá a chance de receber centenas ou milhares de reais, diariamente, na sua conta.
Isso é possível por causa da nova ferramenta que a Nelogica criou exclusivamente para Empiricus Investimentos, assim você consegue copiar todas as operações do FradGain com apenas um clique no botão.
E o melhor de tudo:
● Sem corretagem;
● Sem taxa de serviço;
● Sem pegadinhas.
Para garantir sua vaga no CopyInvest, siga este passo a passo:
Caso você tenha dúvidas ou sugestões, basta enviar um e-mail para a gente pelo
relacionamento@empiricusinvestimentos.com.br
Até a próxima semana!
Um abraço,
Rodrigo Knudsen
Conteúdos Relacionados
16 abr 2025, 10:55
A nova fronteira da renda fixa: o Brasil que gira com 30 dias
Durante muito tempo, os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios — ou FIDCs — habitaram um canto meio obscuro do mercado financeiro brasileiro, restritos a nichos específicos e considerados por muitos uma classe de ativos de difícil entendimento, baixa liquidez e governança duvidosa. Mas o tempo e os ciclos econômicos ensinam. Em meio aos juros …
Ler Conteúdo9 abr 2025, 11:23
Radioactive: o mercado em estado de mutação
“I’m waking up, I feel it in my bones, enough to make my system blow…”(Imagine Dragons) Poucas canções traduzem melhor o sentimento do mercado nesta semana do que Radioactive. A letra soa como o despertar em um mundo pós-apocalíptico, em que algo invisível — porém fatal — paira no ar. Assim estão os investidores: contaminados …
Ler Conteúdo3 abr 2025, 9:55
Uncharted: a busca pelo ativo supremo
“People call it an insurance policy. I call it a very expensive insurance policy…”Jeremy Siegel “Greatness from small beginnings.” É esse o lema estampado no anel de Sir Francis Drake, que Nathan Drake carrega pendurado no pescoço ao longo de Uncharted. A série — tanto no jogo quanto no cinema — gira em torno da …
Ler Conteúdo20 mar 2025, 9:56
Escorregadio quando molhado
Escorregar no chão molhado é uma experiência quase inevitável ao longo da vida. Depois do primeiro tombo, algumas pessoas passam a ser mais cautelosas e reduzem bruscamente sua velocidade quando voltam a estar nessa situação; outros, por sua vez, não se importam e caem repetidas vezes. Por fim, há aqueles que aprendem a pisar no …
Ler Conteúdo12 mar 2025, 13:53
A dor do curto prazo
Depois de dois anos extremamente favoráveis para as ações americanas (as de tecnologia em especial), o sentimento positivo começou a ser posto à prova. Tal qual em outros ciclos, uma série de fatores exógenos ao setor foi responsável por deflagrar uma correção abrupta dos preços e forçar a mão dos investidores. Com o vento de …
Ler Conteúdo20 fev 2025, 9:38
O início de uma nova ERA
“— Papai, estava querendo saber mais sobre o Tiranossauro Rex e a vovó falou para procurar na Barsa…o que é isso?— Ah filho, isso é uma enciclopédia. É onde fazíamos nossas pesquisas quando éramos crianças! É um livro bem grande cheio de informações…— Eu sei papai… eu descobri rapidinho…— Você procurou no Google?— Hã? Não …
Ler Conteúdo