Diário de Bordo
O êxtase do ouro
Começo o Diário de Bordo de hoje fazendo referência a um dos maiores patrimônios da história do cinema: a trilha sonora L’Estasi dell’Oro, do saudoso compositor e maestro Ennio Morricone.
Inclusive, vou tomar uma liberdade. Vamos fazer um DB interativo. Dê o play no vídeo abaixo, deixe a música tocar e continue lendo o texto, combinado? Assim eu consigo criar toda a tensão que somente o encontro de algo muito valioso pode gerar. Clicou? Deu Play? Agora pode continuar lendo.
Essa trilha sonora dita o ritmo de uma clássica cena da telona, em que Tuco (“Ugly”), um dos personagens principais do filme “Três Homens em Conflito” (originalmente chamado de “The Good, The Bad and The Ugly”), busca, alucinadamente, 200 mil dólares em moedas de ouro, quantia que se encontra enterrada em um túmulo, num cemitério abarrotado com tantos outros iguais.
Ugly, ao se deparar com o local abarrotado e cheio de cruzes, inicia então sua busca que, conforme evolui no tempo e com a trilha sonora, o faz entrar em êxtase. Isso marcaria para sempre a história do cinema.
Esse é o êxtase do ouro.
Foi a partir do significado dessa trilha sonora que eu escolhi falar um pouco sobre o êxtase que o ouro e o seu “equivalente” digital, o Bitcoin, têm causado no mundo, atualmente. E como isso afeta os nossos investimentos – “nossos” porque eu também faço parte disso.
Para começar este nosso papo, acho importante dizer que o maior ponto em comum entre o ouro e o Bitcoin, e que os torna tão valiosos, é a sua escassez.
O ouro, por ser um recurso natural não renovável, em algum momento não poderá mais ser minerado. Suas reservas terão chegado ao limite da exploração e já existem muitos relatórios de geologia e mineralogia que demonstram isso. A grande incógnita é que nós não sabemos, ainda, quando isso acontecerá.
Já com o Bitcoin essa escassez acontece de um modo um pouco diferente.
O Bitcoin, assim como o ouro, também deixará de ser minerado um dia. Mas, ao contrário do que ocorre com o ouro, nós já sabemos exatamente quando isso vai acontecer: quando 21 milhões de unidades da moeda forem mineradas.
Atualmente já há mais de 18 milhões de unidades de Bitcoins em circulação.
É a partir daqui que a história começa a ficar interessante para os nossos investimentos.
Como você provavelmente já sabe, tudo o que é escasso é mais desejado pelo ser humano. A neurociência já comprovou isso em diversos estudos. E, assim como acontece com tudo o que é escasso, onde existe uma grande demanda com uma oferta muito menor, existe valorização.
No mundo dos investimentos não tinha por que ser diferente.
Quem consegue acessar o ouro e o Bitcoin em tempos de baixa mineração, em que existe muita procura e pouca oferta, sabe que está alcançando algo muito escasso, desejado por tantas pessoas.
E é essa sensação de acesso que leva as pessoas ao êxtase – que Ennio Morricone soube muito bem captar de maneira emocional e que me inspirou a escrever este Diário de Bordo de hoje, que serve quase como que um conselho para você, que investe o seu capital na busca de grandes oportunidades para o futuro.
É por isso que acredito que ter em nossa carteira de investimentos ouro e ter bitcoin é algo que, ao que tudo indica, será cada vez menos acessível e cada vez mais valioso.
Quem puder alcançá-los e os mantiver em sua carteira pelas próximas décadas provavelmente terá um verdadeiro tesouro em suas mãos, assim como o tesouro procurado por Tuco no filme “Três Homens em Conflito” e imortalizado através da trilha L’Estasi dell’Oro, de 1966.
Pelo que eu acredito, levando em consideração tudo o que já vivi neste mercado, o êxtase do ouro para a humanidade pode estar apenas começando.
Série “O Seu Novo Dinheiro”
Na semana passada, avisei a você que a Vitreo está preparando uma série super especial chamada “O Seu Novo Dinheiro”, que acontecerá em 4 episódios gratuitos, recheados de conteúdo, entre os dias 27 de janeiro e 03 de fevereiro.
Nessa série, falaremos sobre a tese que tem mudado a forma como o mundo vê o dinheiro – e que se relaciona diretamente com ativos digitais.
Não posso antecipar muita coisa sobre a série ainda, você sabe. O que posso dizer, por enquanto, é que quem se inscreveu na série já tem recebido informações bastante específicas sobre um dos ativos da tese. E são informações que ajudarão muito quem está pensando em alocar o seu capital em criptomoedas já nas próximas semanas.
Para descobrir como acessar as mesmas informações que os inscritos na série “O Seu Novo Dinheiro”, você só precisa clicar no botão abaixo e garantir também a sua vaga, e então eu lhe darei todo o direcionamento sobre os próximos passos.Quero acompanhar a série “O seu novo dinheiro”
A posse do Biden e o Canabidiol
Nesta última quarta-feira o democrata Joe Biden tomou posse como presidente dos Estados Unidos. Além da vitória no Executivo, Biden conta com o apoio da maioria na Câmara e no Senado.
Isso é o que está sendo chamado de “blue wave”, ou onda azul, por ser essa a cor do Partido Democrata americano.
Ao que tudo indica, considerando todo o cenário que se formou, a indústria da cannabis legalizada nos Estados Unidos deve se beneficiar bastante disso, já que os democratas têm um olhar mais flexível sobre a questão, que já vinha tomando bastante espaço nos quatro anos de governo do ex-presidente Donald Trump.
Um grande exemplo do que estou dizendo é a própria vice-presidente de Biden, Kamala Harris, que sempre se declarou favorável ao projeto de lei chamado MORE Act, que descriminaliza o uso da maconha, tanto de maneira medicinal quanto recreacional.
Enquanto ainda está no ar uma definição sobre o que deve acontecer nos próximos meses, o mercado já se tem movimentado muito positivamente para alguns investimentos relacionados à cannabis, como é o caso de nosso fundo Canabidiol, que já acumula uma rentabilidade de 92,13% desde a sua abertura, em 25 de outubro de 2019.
Veja com os seus próprios olhos:
Entendemos que há grandes oportunidades de lucros para quem conseguir se posicionar nessa tese nos próximos meses (embora não haja nenhuma garantia), e é por isso que eu o convido a também fazer parte dela. Mas vale lembrar nosso mantra: rentabilidade passada não garante rentabilidade futura, e o comportamento futuro do fundo pode ser bem diferente, para mais ou para menos.
Caso essa tese faça sentido para o seu perfil de investimentos, o que você saberá lendo todo o regulamento do fundo e seus fatores de risco, hoje mesmo você pode começar com o seu primeiro aporte.Quero conhecer o fundo Canabidiol
Vitreo Ao Vivo: Melhores Fundos
Ontem fizemos nossa primeira live de 2021, com o Bruno Mérola e a Ana Westphalen, especialistas da Empiricus responsáveis pelo relatório Os Melhores Fundos de Investimento. Nela, falamos sobre os fundos de fundos da família Melhores Fundos e da família SuperPrevidência.
Começamos o nosso papo com algumas ponderações sobre o ano de 2020, falamos sobre a valorização da Bolsa no período, a rotação setorial também ocorrida e destacamos alguns comportamentos do investidor que não se preocupa com a necessidade de dolarização de seu portfólio.
Sobre o FoF Melhores Fundos, especificamente, um dos pontos mais importantes da conversa e que destaco aqui, diz respeito ao resultado super positivo do fundo (de +11,25% nos últimos 12 meses), puxado fortemente pela adição de criptomoedas ao portfólio.
“O que foi muito relevante foi em agosto a gente ter adicionado criptomoedas. Então criptomoedas disparou no último semestre e o fundo acabou pegando, na veia, esse disparo”, disse Bruno Mérola.
Outro ponto muito relevante dito ontem foi que a parcela de caixa nas carteiras aumentou em abril do ano passado, para que oportunidades pontuais de investimento em fundos fossem aproveitadas da maneira mais efetiva possível.
No que diz respeito à estratégia propriamente dita, alocação de longo prazo, apostas por classe e seleção de fundos foram os três pilares ressaltados pelos especialistas como parte essencial de uma boa montagem de carteira de investimentos.
O papo foi muito produtivo, com muito conteúdo de valor para os investidores que alocam seu capital em fundos de fundos. Vale a pena assistir na íntegra.
Para que você possa acompanhar hoje mesmo tudo o que foi dito por nós no evento, basta clicar no botão abaixo e você será direcionado a essa nossa primeira live do ano.Quero assistir a live FoF Melhores Fundos
#umfundopordia
Iniciamos esta semana disponibilizando dois fundos da Gávea, gestora criada em 2003 por Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Luiz Henrique Fraga. A gestora foca em investir nos mercados emergentes por meio de estratégias multimercado.
O primeiro fundo foi o Gávea Macro Plus II FIC FIM: destinado a investidores qualificados, segue uma estratégia que se baseia em cenários macroeconômicos para tomada de decisão. Investe até 40% do PL em ativos financeiros negociados no exterior, além de poder operar derivativos e ter exposição a câmbio, renda fixa, renda variável e commodities, negociados no Brasil e no exterior.
O segundo foi o Gávea Macro FIC FIM, que também segue uma estratégia macro. Com uma abordagem top-down e exposição majoritariamente internacional, conta, também, com exposição local. O fundo investe em juros, moedas, ações, commodities, crédito soberano e outros mercados globais.
Dando sequência, disponibilizamos um fundo da ARX, gestora fundada em 2001 e que passou a ser comandada pelo grupo global BNY Mellon em 2008. Os recursos sob gestão são divididos em uma diversificada grade de produtos como Ações, Multimercados, Crédito e Renda Fixa.
O ARX Income FIC FIA é um fundo de Renda Variável com gestão ativa que adota uma estratégia long only. Os gestores selecionam ações a partir de uma abordagem bottom-up, optando pelas empresas que contemplem um bom histórico de pagamento de dividendos e potencial de crescimento no longo prazo.
Hoje, foram disponibilizados 2 fundos da Quasar Asset Management, uma gestora de recursos independente especializada no mercado de Crédito Privado. Contam com uma equipe especializada e experiente nos diversos aspectos de crédito, com destaque para a importância do alinhamento de interesses, transparência e governança para seus clientes.
O primeiro fundo foi o Quasar Advantage FIRF CP LP, lançado em 2018 e que segue uma estratégia de crédito High Grade, , ou seja, empresas que ofereçam baixo risco de inadimplência para seus investidores além de um prazo curto para resgate. Sua abordagem é bottom-up, principalmente focado em mercado local, mas também com liberdade para investir em crédito soberano.
Além dele também disponibilizamos o Quasar Latam Bonds BRL FIM CP IE, um fundo destinado a investidores qualificados, que investe em ativos de crédito internacional, focando na região latino-americana, principalmente títulos de dívida de empresas brasileiras.
Finalizando a semana lançamos um fundo de ações da Vista Capital, gestora fundada em 2014 que já conta com R$1,8 bilhões sob gestão. Buscam diversidade na equipe a fim de pensar de maneira distinta e inovadora, buscando aproveitar os bons momentos do mercado e controlar as perdas em períodos de turbulência.
Buscam realizar uma mistura de abordagens, com o intuito de gerar maior transparência e permitir que as melhores ideias perdurem, além de seguir um rigoroso controle de risco para evitar a perda permanente de capital. Por fim, seus sócios procuram estar completamente alinhados com os clientes investindo parte significativa de seus patrimônios nos mesmos fundos.
O produto que foi disponibilizado foi o Vista FICFIA, o primeiro fundo de renda variável da gestora. Segue uma estratégia Long Only, com abordagem majoritariamente bottom-up alocando em ações, ETF´s e opções negociadas na Bolsa brasileira a fim de gerar ganhos de capital no longo prazo.
Pergunte ao Jojo
Boa tarde! Não temos nenhum fundo específico para esse setor. Alguns fundos, como os mencionados, têm uma pequena parcela em biotecnologia. Posso adicionar ao grupo o Tech Asia, onde colocamos uma pequena posição do IZRL, um ETF de tecnologia de Israel, que tem algumas posições em empresas de biotech.
Olá. Infelizmente não é possível cancelar o resgate. Neste caso você teria que reaplicar assim que caísse o financeiro na conta.
Comunicamos os clientes com posição de direito de subscrição através do e-mail cadastrado, com as todas as informações quanto ao procedimento de solicitação, condições e prazo limite. Em breve será disponibilizado a funcionalidade para solicitação através App e site na seção de Renda de Variável.
Bom dia!
Nosso fundo de CriptoMoedas está aberto para novos investimentos . A aplicação mínima é de R$ 5.000 e apenas para investidores qualificados. Dado que o investimento em criptomoedas é de alta volatilidade e risco, é muito importante dimensionar o investimento dado seu perfil de suitability, tomando cuidado para não alocar parcela muito relevante de seu patrimônio.
A série de vídeos “O Seu Novo Dinheiro”, no entanto, tem uma surpresa exclusiva para quem está acompanhando. E é gratuita. Vale a pena você acompanhar mesmo que já tenha investido no fundo. Tenho certeza de que você não vai se arrepender.
No caso de clientes que não são qualificados ou com menos recursos para investir, temos também o fundo Cripto Metals Blend, com mínimo de R$ 1.000 e uma alocação de 20% em criptomoedas. O resto é investido em metais preciosos como a prata e, principalmente, o ouro.
Olá!
A previsão está para março!
Recado do Hara
Fábio Hara é o nosso head de desenvolvimento de sistemas. Toda semana ele manda um e-mail para a empresa toda contando das novas funcionalidades que “subiram” para o app e para o site.
Temos uma novidade muito legal esta semana para você, que investe em produtos de previdência PGBL ou VGBL.
A novidade é a seguinte: agora você pode fazer aportes esporádicos para a sua previdência a partir do seu saldo na conta da Vitreo.
Antes, isso não era possível e você só conseguia contribuir com aportes esporádicos através da transferência a partir da conta em alguma instituição externa ou através de boleto bancário, que poderia demorar até 6 dias úteis para ser compensado.
Agora que você pode fazer os seus aportes esporádicos utilizando o seu saldo na conta Vitreo, esse prazo diminuiu bastante, podendo levar até 3 dias úteis para a liquidação do certificado.
Nas telas abaixo você verá como utilizar essa nova funcionalidade. Dá só uma olhada:
Aqui está a tela do seu app, para que você possa investir em sua previdência.
Após clicar em “Como você quer investir mais em seu plano?”, você precisa selecionar a opção “Utilizando saldo em conta”, determinar o valor de contribuição para o produto escolhido e, então, confirmar a operação.
Fácil assim.
Caso você opte por realizar esse aporte esporádico através de um computador, você precisará selecionar a opção “Como você quer investir mais em seu plano?” e, então, escolher o campo “Utilizando saldo em conta”.
Após a definição do valor que será investido, clique em “Confirmar” para conclusão da transação.
Muito simples também.
Esperamos que você tenha gostado dessa nova funcionalidade, pois ela foi pensada com muito cuidado para melhorar toda a sua experiência conosco.
Um abraço,
Conteúdos Relacionados
26 nov 2024, 18:05
Bessent e (um possível) novo rumo da Economia Global (e porque isso é bom para a Bolsa Brasileira)
No artigo, Jojo traça paralelos entre o ouro físico e o 'novo ouro digital', Bitcoin
Ler Conteúdo19 nov 2024, 19:52
É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo
No artigo, Jojo traça paralelos entre o ouro físico e o 'novo ouro digital', Bitcoin
Ler Conteúdo13 nov 2024, 9:13
A eleição de Donald Trump, Stanley Druckenmiller, os 6.000 pontos do S&P 500 e os US$ 89.000 do Bitcoin
No artigo, Jojo traça paralelos entre o ouro físico e o 'novo ouro digital', Bitcoin
Ler Conteúdo30 out 2024, 11:08
O enigmático sorriso do mercado
No artigo, Jojo traça paralelos entre o ouro físico e o 'novo ouro digital', Bitcoin
Ler Conteúdo23 out 2024, 10:54
O CDI e a armadilha do barqueiro
No artigo, Jojo traça paralelos entre o ouro físico e o 'novo ouro digital', Bitcoin
Ler Conteúdo15 out 2024, 19:14
A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)
No artigo, Jojo traça paralelos entre o ouro físico e o 'novo ouro digital', Bitcoin
Ler Conteúdo