Diário de Bordo

O mercado financeiro está em todos os lugares

George Wachsmann

30 mar 2023, 16:47 (Atualizado em 30 mar 2023, 16:47)

Diário de bordo

A vida de gestor me obriga todos os dias a acompanhar jornais e notícias. Mas não apenas a trabalho. As vezes também só estou em busca de uma distração, como normalmente faço aos fins de semana. Só que nesse último sábado, algo chamou minha atenção. 

Ao abrir o jornal (já descartando de antemão o caderno de economia) fui direto saber do Flamengo e da seleção (que àquela altura ainda não tinha lamentavelmente perdido) – por outras edições do Diário de Bordo, você já deve imaginar o quanto gosto de futebol. 

Quando abri as notícias sobre o universo esportivo, me deparei com uma matéria sobre a viabilização das SAFs, que são as sociedades anônimas nas quais alguns clubes vêm se transformando. 

Nos últimos anos, tem havido uma grande movimentação no futebol brasileiro para transformar os clubes nessas sociedades como uma forma de profissionalizar a gestão, na esperança de torná-la mais eficiente e transparente. Assim, os clubes passam a ser empresas com fins lucrativos e podem passar a ter acionistas e investidores. Isso abre espaço para que possam captar recursos no mercado financeiro.  

Resumindo… fui ler sobre esportes e caí no mercado financeiro; e isso foi só o começo. 

Passando para a parte de política internacional, li uma notícia sobre a retomada da China e como isso traz um olhar otimista para as economias do mundo todo.  

Logo abaixo, a notícia sobre o cenário na França, com as movimentações do presidente Macron a respeito da aprovação da reforma da previdência. Esse é um tema bem sensível no país e que costuma gerar polêmicas e protestos, pelo menos nas últimas décadas. O que me faz lembrar que aqui no Brasil também necessitamos de reformas (e por aqui também é assunto polêmico). 

Muitos desafios que enfrentamos por aqui, além dos problemas estruturais, têm como solução reformas: seja estrutural, política, econômica ou fiscal. Hoje pela manhã, inclusive, finalmente foi divulgado o arcabouço fiscal por parte do governo. O mercado parece ter dado um voto de confiança, tamanha a carência por boas notícias, com a Bolsa subindo (Ibovespa subiu +1,89%) e o dólar caindo (cotado a 5,09), mas esse é um assunto que ainda vai dar muito pano para manga. Espero que o arcabouço não vire o calabouço… 

Você viu? Mesmo sem abrir o caderno de economia, a gente sempre cai no mercado financeiro – ele está em todo lugar hoje. É uma força poderosa que move a economia e afeta sua vida diretamente. Como você viu nos exemplos que dei, das notícias que li, até mesmo a economia global pode ser abalada por eventos aparentemente desconexos, desde uma mudança na política monetária até o aumento dos preços do petróleo. 

Esse é o fenômeno da “financeirização”, no qual as finanças ficaram muito mais centralizadas globalmente, aumentando o papel das instituições e dos produtos financeiros e impactando diretamente a sociedade, através dos setores da economia e da sociedade, como política, educação e cultura. 

Mas há dificuldades e desafios a serem enfrentados pelos investidores no mercado financeiro, afinal, é um ambiente complexo e dinâmico em que as suas decisões podem ter impactos significativos. 

Os recursos são escassos e, por vezes, são necessárias escolhas difíceis sobre onde alocar seu dinheiro. Não há respostas simples ou fáceis, mas é importante estar preparado para lidar com incertezas e complexidades desse mercado. 

Enfim, pouco a pouco, as pessoas vêm percebendo que os recursos são escassos, que decisões são complexas e que não há certo ou errado, do orçamento doméstico ao público. 

Se por um lado eu “vejo o mercado em todo lugar”, há um aspecto bom nisso. Quando ingressei em meu primeiro emprego, em 1994, o tema ainda era muito restrito e o mercado ainda muito inacessível. 

Hoje, ele está em todo lugar. Não à toa, meu filho escolheu esse meio pra trabalhar (juro que não forcei). Escrevi sobre essa decisão em uma edição recente do DB, no qual disse que a geração dele tem muito mais acesso à informação do que tinha a minha, além de que ele “vive” mais intensamente o meu dia a dia de trabalho. “Filho de peixe“… 

Boas notícias sobre nossos fundos de Renda Fixa 

Seguindo os meus princípios de trazer para você satisfações sobre nossos fundos, hoje quero chamar a atenção para nossa classe de renda fixa e falar de três fundos que estão se destacando, com resultados muito positivos: o Selic Simples (+3,23% no ano até o dia 29/03), o Renda Fixa Ativo (+3,26% no ano até o dia 29/03) e o Atrium (+3,72% no ano até o dia 29/03). Todos consistentemente acima do CDI. 

O Atrium é o fundo que considero a cereja do bolo para a sua carteira de investimentos. Sabendo do excelente momento para aproveitar a renda fixa devido à alta da Selic, no ano passado decidimos lançar esse fundo que é um FoF de FIDCs, que são fundos de investimento em direto creditório. 

Ele é inspirado em um fundo de nome similar que foi criado e gerido por mim na época em que trabalhei na Bawm e, depois, levei para a GPS e Julius Baer, nos tempos em que ainda era responsável por gerir grandes fortunas no famoso Wealth Management. A ideia desse fundo, quando criado, era fazê-lo rodar como um reloginho suíço, sem sustos. O que é possível com uma boa seleção de ativos e, também, caso não haja eventos de crédito. O fundo acumula 7,78% de alta nos últimos 6 meses. 

O Renda Fixa Ativo é o fundo mais querido pelo Kiki, rs. É mais diversificado, com diversos títulos de renda fixa. Não são todas as pessoas que sabem aproveitar as chances que o mercado oferece. É preciso mover as peças certas e encontrar a estratégia ideal e no fundo o gestor faz tudo isso por você. A combinação correta demanda trabalho, mas pode te trazer retornos acima do mercado (o objetivo é CDI+2%). A ideia desse fundo é ser mais arrojado que um simples investimento em tesouro Selic. O fundo acumula 11,74% de alta nos últimos 12 meses

Deixei o Selic Simples por último porque muito provavelmente você já conhece o fundo. Falamos sempre em nossos e-mails que ele é comprovadamente a melhor reserva de emergência do mercado, afinal, tem batido todos os seus pares. Ele tem liquidez como da poupança, acompanha a variação da taxa Selic e tem taxa zero. Modéstia à parte, nenhuma outra opção do mercado é como a nossa. O fundo segue batendo o CDI em todos os meses.  

Está no ar: Ebook IR 

Todo ano é a mesma coisa, chegam os meses de fevereiro e março e os brasileiros entram naquela correria em busca dos informes de rendimentos e toda documentação necessária para realizar a declaração do Imposto de Renda. 

As dúvidas são muitas e das mais variadas, ainda mais quando falamos dos mais diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado. Pensando nisso, o Gabriel Mallet, gerente e especialista em renda fixa aqui da Empiricus Investimentos, desenvolveu este e-book, para, de alguma forma, facilitar ao máximo a sua vida.

Ao acessar o e-book você verá: não há nenhum mais completo que este no mercado. Nosso e-book contempla todas as diversas classes de ativos existentes. Desde as mais comuns, como fundos de investimento, até os menos comuns, como os precatórios (que são, inclusive, uma exclusividade nossa). 

Se você ainda não declarou o seu Imposto de Renda e está precisando de ajuda, basta clicar no botão abaixo e acessar o arquivo para facilitar o processo: 

Aviso sobre o FoF SuperPrevidência 

No fechamento de ontem, 29/03, os fundos FoF SuperPrevidência e FoF SuperPrevidência 2, tiveram sua administração fiduciária transferida da BEM para o BTG.  

Se você é cotista, não se preocupe, nada muda na política de investimento e tudo segue como é hoje em dia. Não há alteração na gestão do fundo nem na seguradora, que segue sendo a Icatu. 

Renda Variável: Carteiras Automatizadas 

Já está disponível para você, cliente aqui da Empiricus Investimentos, a forma mais simples de replicar as recomendações do nosso time de analistas: com apenas um clique é possível escolher a carteira recomendada que se deseja investir e o valor. Nesse primeiro momento, essa automatização está disponível para as séries Vacas Leiteiras e Renda Imobiliária. Depois incluiremos as carteiras de ações, BDRs e mais. Confira abaixo as carteiras disponíveis agora: 

  1. Empiricus Research: TOP 5 Fundos Imobiliários (Mensal), TOP 10 Ações (Mensal), TOP Dividendos (Mensal), TOP 5 BDRs (Mensal) 
  1. Análise técnica (Filipe Fradinho): Carteira Semanal de Ações  
  1. Análise Quantitativa (Nilson Marcelo): Carteira mensal de ações e carteira mensal de BDRs 
  1. Carteira Protegida (Rogério Araujo): Ações + Opções 

Para investir, basta clicar no botão abaixo: 

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, basta enviar para a gente pelo  

atendimento@empiricusinvestimentos.com.br.     

Até a próxima semana!  

Um abraço,  

Jojo Wachsmann 

Conteúdos Relacionados

26 nov 2024, 18:05

Bessent e (um possível) novo rumo da Economia Global (e porque isso é bom para a Bolsa Brasileira)

Confira a edição do dia 30/03/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

19 nov 2024, 19:52

É preciso superar as cicatrizes para construir um portfólio completo

Confira a edição do dia 30/03/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

30 out 2024, 11:08

O enigmático sorriso do mercado

Confira a edição do dia 30/03/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

23 out 2024, 10:54

O CDI e a armadilha do barqueiro

Confira a edição do dia 30/03/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

15 out 2024, 19:14

A visão além do alcance (o porquê isso é importante para seus investimentos)

Confira a edição do dia 30/03/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo