Diário de Bordo

Presente de dia dos pais

Kiki Knudsen

15 ago 2023, 14:25 (Atualizado em 15 ago 2023, 14:25)

Passei um dia agradável com meus filhos comemorando o dia dos pais em uma churrascaria, como é de praxe.

É bom aproveitar: meu mais velho parte no mês que vem para uma faculdade na Inglaterra enquanto o mais novo começa a reta final do ensino médio. O tempo voa.

Agora que o mais velho vai embora e vai ter que se virar sozinho, fico pensando se deveria ter ensinado mais sobre investimentos para ele. Educação financeira é essencial na vida de todos e infelizmente ainda não é algo que você aprende na escola.

O escopo do que ele sabe é o que aprendeu quando trabalhou como estagiário aqui nas férias de dezembro, ou quando eu cobrava juros (bem altos) para adiantar a mesada.

Falando em juros, com o início da queda da Selic no Brasil, eu estava bem otimista com a bolsa brasileira, conforme escrevi em um Diário de Bordo no final de julho.

Vale a pena a (re)leitura, analisei os últimos ciclos de queda de juros no Brasil. Esse gatilho, combinado à uma situação mais calma nos EUA e uma diminuição do ruído político por aqui, apontava para uma alta da bolsa.

O que sucedeu foi uma sequência de quedas do Ibovespa que não lembrava ter acontecido antes nos meus mais de 25 anos de mercado. Algo realmente surpreendente.

Após discutir com os traders e analistas resolvi checar o histórico, dado que minha memória já não está tão confiável como antes.

De fato, batemos o recorde de quedas consecutivas desde o plano Real. O gráfico abaixo mostra que apenas em 1998 e 1994 tivemos quedas de 9 dias consecutivos. Mais 5 ocasiões de 8 dias de queda. 

Mas nunca 10 dias como agora.

Fonte: Bloomberg/Empiricus

Até segunda-feira, dia 14, o Ibovespa não teve nenhum dia positivo. Um verdadeiro presente de grego após o dia dos pais.

Foram 10 dias seguidos de queda, mas não é razão para pânico. O acumulado é de apenas 4,2% de queda. 

Nas últimas sequências em 1995 e 1998 a bolsa acumulou quedas de 27% e 23% respectivamente. Uma bela diferença para o momento atual.

Acho que o fato de não estarmos em um momento de crise, com diversas quedas pequenas (o pior dia foi esta segunda: -1,06%), acabou contribuindo com a sequência negativa. Quedas muito fortes acabam sendo seguidas de algumas altas pontuais, quebrando a sequência.

Mas a situação de qualquer maneira é um bom ponto de atenção. Falta força ao índice. O que chamamos de “técnico” não está bom, acreditamos que é um fluxo de saída de estrangeiros.

Continuo otimista mas não com excesso de confiança. Excesso de confiança é um viés emocional muito perigoso e deve ser evitado a todo custo.

O gatilho dos juros continua, e mesmo com a continuidade dos problemas na China a situação externa está bem melhor que no começo do ano.

Estudos mostram que, apesar da alta da bolsa em momentos de queda de juros, o primeiro mês normalmente não é muito bom, e muitas vezes até negativo.

E o que posso tirar disso tudo para ensinar o meu filho mais velho? Com certeza uma lição sobre riscos e imprevisibilidade dos mercados. 

Mas, mais importante, sobre como não cair em armadilhas de curto prazo e manter a racionalidade em momentos de stress.

Vamos manter nosso rumo apesar da volatilidade. No longo prazo os fundamentos vão aparecer e ainda acreditamos que a bolsa possa passar os 130 mil pontos antes do final do ano!

O novo Empiricus Trade

Você já baixou o novo aplicativo da Empiricus Investimentos e ativou sua conta?

Se sim, provavelmente já está usufruindo das vantagens da nova plataforma.

E estamos aqui para lembrar você de alguns pontos que podem facilitar ainda mais a sua experiência com o novo app. Um deles é habilitar o Invest Flex, em “Crédito”. 

Esse é um serviço exclusivo que permite acessar novas oportunidades no mercado sem que seja necessário resgatar suas aplicações.

Se você é investidor em Renda Variável ou faz day trade, temos ferramentas que vão tornar sua experiência ainda melhor.

Recomendamos que você baixe o novo aplicativo Empiricus Trade gratuitamente. É a nossa plataforma oficial de day trade.

Clique aqui para baixar versão android.

Clique aqui para baixar versão IOS.

Este novo aplicativo traz duas novas ferramentas para você:

1 – Você agora pode alocar garantia para sua operações e definir os parâmetros de stop;

2 – Separação de operações entre day trade e swing trade. Com isso, antes da operação você define se vai encerrar a operação no mesmo dia, com possibilidade de alavancagem de até 100x, ou se passará posicionado.

Não deixe de baixar o novo aplicativo para começar a usufruir de todos esses benefícios.

Caso você tenha dúvidas ou sugestões, basta enviar um e-mail para a gente pelo   relacionamento@empiricusinvestimentos.com.br 

Até a próxima semana!  

Um abraço, 

Rodrigo Knudsen 

Conteúdos Relacionados

13 jun 2024, 15:44

Bull Market, a  gigante de Cupertino e o que o investidor local não deveria fazer…

Confira a edição do dia 15/08/2023 do Diário de Bordo.

Ler Conteúdo

6 jun 2024, 13:45

Hora de cruzar o Pacífico? Um ângulo diferente (e mais sóbrio) sobre a China

Confira a edição do dia 15/08/2023 do Diário de Bordo.

Ler Conteúdo

29 maio 2024, 18:51

Mercado(s) complicado(s)

Confira a edição do dia 15/08/2023 do Diário de Bordo.

Ler Conteúdo

15 maio 2024, 18:48

home bias e as oportunidades desperdiçadas

Confira a edição do dia 15/08/2023 do Diário de Bordo.

Ler Conteúdo

8 maio 2024, 18:38

A velha (e boa) história

Confira a edição do dia 15/08/2023 do Diário de Bordo.

Ler Conteúdo

1 maio 2024, 17:57

Os ecos do “Reflation Trade”

Confira a edição do dia 15/08/2023 do Diário de Bordo.

Ler Conteúdo